UAN REALIZA CONFERÊNCIA SOBRE IBEROFONIA

research
  • 19 fev
  • 2024

A Universidade Agostinho Neto (UAN), em colaboração com a Universidade Internacional do Cuanza (UNIC) e a Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER), realizaram hoje, dia 19, no Auditório Maria Amélia Mingas, sito nas instalações da Faculdade de Humanidades da UAN, a Conferência sobre "Espaço multinacional dos Países de Língua Portuguesa e Espanhola: A Iberofonia".

O acto de abertura foi presidido pelo Pró-Reitor para a Cooperação e Extensão da UAN, Professor Doutor Sabino do Nascimento, em representação ao Reitor da UAN, Professor Doutor Pedro Magalhães. Para o Pró-Reitor, a realização desta actividade é frutífera, pois representa um ponto de ligação que busca a articulação de um espaço multinacional, sem restrições geográficas, baseado na igualdade e respeito às soberanias nacionais.

A conferência foi ministrada pelo Director de Relações Institucionais da Fundação Universitária Iberoamericana e da Cátedra FUNIBER de Estudos Iberoamericanos e de Iberofonia, Dr. Frigdiano Álvaro Durantéz Prados, que ao longo da sua abordagem salientou que uma maior e melhor articulação entre os países que constituem o Espaço Pan-Ibérico terá consequências relevantes e positivas, pois dará mais visibilidade e influência no mundo a todos os Países de Língua Espanhola e Portuguesa.

Dr. Frigdiano Prados destacou igualmente, que o Espaço Pan-Ibérico promoverá a cooperação horizontal e triangular entre estados e sociedades de diferentes continentes e vai contribuir para o equilíbrio em termos geoculturais.

Prestigiaram o acto, o Embaixador da República da Argentina em Angola, Dr. Alejandro Verdier, o Embaixador Extraordinário e Plenitenciário da República de Cuba em Angola, Dr. Oscar León González, o Reitor da Universidade Internacional do Cuanza (UNIC), Dr. Carlos Roberto Jélvez Martínez e participaram da mesma, o Decano da FHUAN, Doutor Feliciano Moreira Bastos, os distintos Vice-decanos da FHUAN, os membros da UNIC, FUNIBER, estudantes e convidados.

Gabinete de Tecnologias de Informação e Comunicação, em Luanda, aos 19 de Fevereiro de 2024.

Últimas Notícias