DOIS ESTUDANTES DO INSTITUTO CONFÚCIO NA UAN PARTICIPARÃO DO 22º CONCURSO DE PROFICIÊNCIA DE LÍNGUA E CULTURA CHINESA NA REPÚBLICA DA CHINA

research
  • 23 jun
  • 2023

 

 

Trata-se de Heliaquim Bravo e Maria Armando, primeiro e segundo classificados da 3ª edição nacional, do concurso de proficiência denominado “Chinese Bridge” para estudantes estrangeiros universitários, que decorreu na passada Quarta-feira (21 de Junho), em Luanda, no Campus Universitário.

 O concurso, que contou com 16 participantes, consiste em ouvir contos, músicas e declamações de poemas em Mandarim, num período de cinco minutos.

 Na cerimónia de abertura, o embaixador da China em Angola, Gong Tao, disse que, no final de 2021, o ensino e os cursos de formação da língua chinesa foram desenvolvidos em mais de 180 países e introduzidos nos sistemas de educação nacional, em mais de 76 Estados.

De acordo com o diplomata chinês, mais de 25 milhões de estrangeiros estão a aprender chinês e existem já acima de 300 milhões de falantes a nível do mundo. 

Em  Angola, segundo o embaixador, o Instituto Confúcio na universidade Agostinho Neto, vocacionado ao ensino da Língua Chinesa,  está a criar parcerias com instituições de ensino para a formação em Mandarim, tendo citado a assinatura dos memorandos de entendimento com o instituto Politécnico Privado “Bondo Matuatunguila (IPPBM)” e a Academia Diplomática Venâncio de Moura com objectivo de incluir a língua chinesa no curriculum. 

Por seu turno, o reitor da UAN, Pedro Magalhães, disse que o evento tem como objectivo avaliar as aptidões e habilidades dos estudantes e que o facto se ser realizado no período das celebrações dos 40 anos de diplomacia China/Angola impulsiona o intercâmbio cultural entre os dois povos.

Apelou aos participantes a aproveitarem a oportunidade de crescimento intelecual e o espaço de interacção criados no referido ambiente competitivo.

Já o Director do Instituto Confúcio na UAN, Doutor Job Monteiro, a competição visa oferecer uma plataforma de aprendizagem e comunicação mútua, inspirando o entusiasmo e interesse na língua e compreensão cultural, no sentido amplo para estudantes universitários de todo mundo.

O concurso foi realizado em Angola, pela primeira vez, em Junho de 2021, com a participação de 14 concorrentes e, em 2022, com 16 estudantes.  

Últimas Notícias