INSTITUTO CONFÚCIO NA UAN E ACADEMIA DIPLOMÁTICA VENANCIO DE MOURA ASSINAM MEMORANDO DE ENTENDIMENTO NO DOMÍNIO DE ENSINO DA LÍNGUA CHINESA

research
  • 14 jun
  • 2023

O Instituto Confúcio na Universidade Agostinho Neto (IC-UAN) e a Academia Diplomática Venâncio de Moura (ADVM) assinaram ontem, 14 de Junho, nas instalações da referida Academia, o Memorando de entendimento para abertura de sala de aulas para o ensino da Língua Chinesa.

Durante o certame, o Presidente do Conselho de Administração do IC-UAN, Professor Doutor Pedro Magalhães, destacou a relevância da parceria que vai permitir a capacitação dos diplomatas, doptando-os de uma ferramenta que pode ser utilizada nas diversas negociações a nível do mundo, bem como nas definições estratégicas globais.

“A relação que hoje se inicia, desejamos que se estenda às outras áreas, para a realização de investigações científicas conjuntas, nas áreas das Ciências Sociais ou áreas similares apostando no intercâmbio entre docentes e estudantes”, concluiu.

Na ocasião, o Director Geral da Academia Diplomática Venâncio de Moura, Dr. José Marcos Barrica, considerou que a assinatura do memorando de entendimento entre o IC-UAN e a ADVM, aprofunda cada vez mais as cooperações entre Angola e China. “Nos sentimos privilegiados em formar os quadros do Ministério no ensino de Língua Chinesa. O domínio da Cultura e Língua de um país ajuda muito no desempenho de um diplomata e potencializa o sucesso da carreira profissional”, destacou.

A assinatura do memorando tem como objetivo a abertura de uma sala de aulas para o ensino da Língua e Cultura Chinesa nas instalações da Academia, direcionado numa primeira fase, aos funcionários do Ministério de Relações Exteriores (MIREX).

A cerimónia solene, foi prestigiada pelo Embaixador da China em Angola, Gong Tao e participaram da mesma, o Director Chinês do IC-UAN, Doutor Ren Bing, o Director do Gabinete Jurídico e Intercâmbio da UAN, Dr. Enoque Carvalho, o Director do Gabinete do Reitor da UAN, Dr. Sérgio Beia, Docentes do IC-UAN e funcionários da ADVM.

Últimas Notícias