INTERVENÇÃO DO REPRESENTANTE DOS LICENCIADOS PROFERIDA PELO LICENCIADO “GRAÇA DE DEUS RANA” NA CERIMÓNIA DE OUTORGA DE DIPLOMAS 2023

research
  • 14 dez
  • 2023

INTERVENÇÃO DO REPRESENTANTE DOS LICENCIADOS PROFERIDA PELO LICENCIADO “GRAÇA DE DEUS RANA”

Discurso da turma de formados 2023

Magnífico Reitor, Professor Doutor Pedro Magalhães, 
Vice-Reitores, digníssimos Decanos, vices-decanos, directores, caros convidados e a toda comunidade em geral presentes neste sublime evento, as minhas calorosas saudações.

Hoje é um dia que ficará para sempre gravado nos nossos corações e nas nossas memórias. 
A jornada que juntos iniciamos há alguns anos, marcada por inúmeros desafios, conquistas e memórias que nos unirão para sempre, chegou ao fim!
Uma nova jornada começa agora de forma emocionante e prospetando grandes possibilidades. 
Certamente é impossível não sentir uma mistura de emoções neste momento.

Olhando para trás, lembro-me das noites de estudo intermináveis, dos desafios que enfrentamos e das amizades que construímos. Olhando para cada um de vocês, vejo o potencial ilimitado que o futuro guarda para nós.

Nossos anos de estudo não foram apenas sobre livros e exames; eles também foram crescimento pessoal, descobertas, determinação, resiliência e relações interpessoais.
Houve momentos em que nos sentimos sobrecarregados, mas também houve momentos de alegria e realização. Atravessamos altos e baixos juntos, como uma família. Aprendemos a superar desafios, a trabalhar em equipa e a perseguir os sonhos , com paixão e determinação.

Sem esquecer de realçar os esforços das Instituições do Estado, que buscaram mecanismos para que nós fossemos formados. 
Os esforços empreendidos pela nossa Instituição (Universidade Agostinho Neto) é uma das principais razões de estarmos aqui. 

Neste local, hoje e agora, quero lembrar a todos que o futuro pode ser incerto, mas não o devemos temer. Devemos olhar para a incerteza com coragem, pois é nela que encontramos oportunidades para crescer e nos superarmos, tal como aprendemos com os nossos mestres na Academia, cada um com uma história de superação e com um exemplo de motivação marcante. 

À medida que nos aventuramos em diferentes caminhos, lembremo-nos de que cada obstáculo é uma chance de aprendizado, cada fracasso é uma oportunidade de melhoria e cada sucesso é um motivo de celebração.

Temos a responsabilidade de fazer a diferença no mundo, de contribuir positivamente para a nossa sociedade e de perseguir os nossos sonhos com determinação. Não importa quais sejam os nossos objectivos, se nos esforçarmos com dedicação, podemos alcançá-los.

Em nome de todas as turmas de formandos de 2023, quero agradecer aos nossos professores, que sempre tiveram a força de nos ensinar, alguns de forma mansa e outros de forma dura, porém cada um deles deixou uma marca em nós.  Professores, vocês não nos transmitiram apenas conhecimento, também nos inspiraram e nos incentivaram a alcançar os nossos objectivos. Com certeza, vocês deixaram uma marca indelével nas nossas vidas.  

Aos amigos que riram e choraram conosco, muito obrigado e aqueles que pensavam que não conseguiríamos…acreditem que também nos ajudaram!
Nada como um bom desafio para encontrar ainda mais forças para seguir em frente.
Aos nossos familiares que se sacrificaram, se dedicaram, abdicaram de tempo e de muitos projectos pessoais para que nós tivéssemos a oportunidade de estudar e de ter uma boa formação profissional e pessoal, quero dizer , que nós vos devemos tudo o que somos e se chegamos aqui,  foi porque vocês sempre seguraram a nossa mão. 
E, como não poderia deixar de ser, queremos homenagear aqueles que não puderam estar aqui, mas que o legado nos acompanha. 

A nossa homenagem é extensiva àqueles que já partiram: pais, mães, irmãos, parentes e professores , que nos deixaram uma lembrança viva e sempre presente….onde quer que estejam sintam-se orgulhosos dos  passos que demos e daremos. 
A nossa gratidão é infinita!

Portanto, sigam os vossos corações, acreditem em vocês mesmos e não tenham medo de sonhar grande. O mundo espera por nós, e estou confiante de que cada um de nós fará uma marca única e significativa.

“Parabéns, formandos, por alcançar este marco tão importante. O futuro está nas nossas mãos. Vamos abraçá-los com optimismo e esperança. Obrigado a todos por esta jornada incrível!"

Últimas Notícias