Sobre a UAN

team

ROTEIRO DO PROCESSO DE INSCRIÇÕES DE NOVOS ESTUDANTES NA UAN

Prezado(a) Candidato(a), em primeiro lugar gostaríamos de lhe dar as boas vindas à Universidade Agostinho Neto (UAN). Saiba que tomou uma sábia decisão ao escolher a UAN como candidato aos exames de acesso ao Ano Académico. Somos a primeira Universidade Pública criada em Angola, cuja existência supera hoje meio século desde a criação dos Estudos Gerais Universitários em Angola. Saiba, pois, que o processo de inscrição de novos estudantes na Universidade Agostinho Neto é realizado de maneira integrada, obedecendo às seguintes etapas:

1. FASE DE DIVULGAÇÃO
É o período que precede e permanece durante todo o processo de inscrições. Nesta etapa são colocadas à disposição do público em geral informações relativas à oferta de cursos, número de vagas e requisitos para a inscrição. A divulgação é feita nos meios internos da Universidade, internet e nos meios de comunicação social.
2. FASE DE ATENDIMENTO NO EXTERIOR
i. Consiste na organização dos Estudantes no Exterior do Campus por ordem de chegada e por área de estudos a avaliar. Para o efeito são organizadas filas de ciências sociais, ciências Exactas e da Saúde. ii. Pode ainda consistir na realização de uma pré-inscrição online. Neste caso o candidato preenche os formulários por internet e obtém um recibo que indica o dia e período em que deverá apresentar a documentação original para efeitos de verificação da sua autenticidade. Para os candidatos que fazem a pré-inscrição online é criada uma via rápida de atendimento no dia previamente agendado.
3. FASE DE ATENDIMENTO NO INTERIOR
Esta fase comporta duas etapas, nomeadamente:
i. Triagem – Consiste na verificação da autenticidade da documentação, esclarecimento de dúvidas e na orientação dos candidatos. Nesta etapa o candidato informa das suas opções e é analisada a compatibilidade das mesmas com a sua formação secundária. É conferida a documentação, sendo assinaladas as opções do candidato no bordereaux de pagamentos dos emolumentos, o qual é assinado pelo funcionário que efectuou a verificação.
As equipas de triagem são formadas por funcionários das diferentes unidades orgânicas intervenientes na respectiva prova de exames. São indicados pela Comissão de Exames os Vice-Decanos para os Assuntos Académicos que coordenam e supervisionam cada ponto de triagem, os quais indicarão os capitães das respectivas equipas.
No Campus são definidos quatros pontos de triagem, nomeadamente:
a. Dois pontos de triagens para as provas de Ciências Sociais, sendo um no Anfiteatro de Química e outro no de Matemática;
b. Um ponto de triagem para as provas de Ciências Exactas no Anfiteatro de Informática e Computação;
c. Um ponto de triagem para as provas de Ciências da Saúde no Anfiteatro de Física.
ii. Retriagem – Consiste numa nova verificação da autenticidade da documentação. Este processo ocorre no Hall de Entrada do Edifício da Biblioteca e precede à introdução dos no Sistema Informático de Gestão dos Exames de Acesso (SIGEA).
Nesta etapa são reanalisados os documentos de habilitações literárias e identificados os potenciais documentos falsos. Uma equipa de professores previamente treinada compara os documentos com base nos elementos de segurança da autenticidade, previamente definidos.
iii. Inserção da identificação no sistema de atendimento É o momento em que um operador insere os dados de identificação candidato (nome e bilhete de identidade) no SIGEA para definição da ordem de inscrição.
iv. Urna de senhas As senhas são depositadas na urna localizadas no ponto de acesso ao ponto de chamada e espera.
v. Tela de Chamada Individual É o momento em que o candidato permanece sentado na sala de atendimento e espera pela aparição do seu nome tela de chamada e identifica o posto no qual será atendido por um operador. O sistema de megafonia auxilia a chamada individual e a localização do posto de atendimento.
vi. Inscrição do Candidato É a etapa em que são inseridos no SIGEA os dados complementares da candidatura, nomeadamente a idade, sexo, escola de proveniência, cursos e turno pretendidos, número do recibo de pagamento de emolumentos entre outros.
vii. Organização do Processo individual O candidato obtém da impressora o recibo e dirige-se ao posto de entrega do processo individual, onde se confere a documentação, colam-se as fotografias, organiza-se o processo e carimba-se o recibo que é entregue ao candidato. Funcionários de cada uma das Unidades Orgânicas organizam os processos individuais por Unidade Orgânica.
4. FASE DE PUBLICAÇÃO DE LISTAS
A publicação das listas dos candidatos inscritos é feita nos meios internos da Universidade e por internet. Um comunicado de Imprensa é remetido aos meios de comunicação social para informar do início do processo de publicação das listas dos candidatos inscritos.
As listas indicam, o dia, hora e sala da realização das provas. Os candidatos não poderão realizar os exames fora do dia, hora e sala indicados na lista.
5. FASE DE RECLAMAÇÕES
Esta fase permite ao candidato exercer o seu direito de reclamar por qualquer irregularidade na inscrição junto da Comissão de Exames de Acesso.
Para tal, o candidato mencionar o motivo da reclamação por escrito e de forma inteligível no verso da cópia do recibo de inscrição e entregar a reclamação à Comissão dentro do período estabelecido pelo calendário dos exames de acesso.
6. FASE DE PUBLICAÇÃO DAS LISTAS DEFINITIVAS
Este período ocorre depois da actualização do SIGEA após ao atendimento das reclamações apresentadas pelos candidatos. Durante esta fase, as listas afectadas deverão ser substituídas após a devida correcção