Geodemografia


O que é?

A Geodemografia é uma ciência social que resulta da hibridação entre a Geografia Humana e a Demografia e auxiliada por um leque de disciplinas das ciências exactas, tais como a Matemática, a Estatística, a cartografia, os SIG e a Informática. É um curso com enorme orientação pragmática, situando-se na vanguarda das chamadas “Ingenharia Social”, razão pela qual se encontra entre os cursos das Ciencias Sociais mais demandados actualmente. Tal como afirmou Daniel Noin (1993), a “Geodemografia é um campo científico fortemente presente na Geografia que infere uma aproximação espacial aos temas demográficos. Por outro lado, a Demografia Espacial tem um campo de preocupações mais próxima a da Demografia Estatística. De qualquer modo […], é necessário compreender a distribuição espacial (população urbana-rural, sistemas de povoamento…), o estudo das estruturas demográficas, socioculturais e socioeconómicas, assim como o estudo da dinâmica demográfica (fecundidade, mortalidade, migrações internas, migrações externas) (D. Noin, 1993 in P. Reques, 1997: 228)”.

O que faz?

A Geodemografia, tal como sucede com outras Ciencias Sociais Humanas, procura encontrar soluções para os diferentes problemas do nosso país e não só e, contribuir significativamente no seu desenvolvimento. O acelerado crescimento demográfico a nível mundial, e em particular nos países em vias de desenvolvimento; a grande mobilidade espacial das populações dentro dos estados ou transpondo as fronteiras internacionais; o violento crescimento urbano e suas consequências na estrutura socioespacial das cidades; o deterioro do meio ambiente; a concentração da população e das actividades produtivas e de serviços em espaços cada vez mais reduzidos; o aumento dos desequilíbrios territoriais; a persistência da pobreza e da desigualdade, etc., são alguns dos múltiplos problemas da actualidade que os investigadores em Geodemografia tratam de abordar e encontrar premissas que possam contribuir na tomada de decisões e planificação de políticas sociais e de actividades produtivas a diferentes escalas territoriais. É um curso com uma grande aplicação prática em áreas de ordenamento territorial, planificação regional, urbanismo e gestão ambiental; Produção e gestão de estatísticas demográficas, sociais e económicas. Ccontempla três opções: Geografia Humana; Demografia e Estatísticas Sociais.  

Perfil Profissional

Os licenciados formados em Geodemografia apresentam as seguintes qualidades: 1. Altas competências científicas no domínio da sua formação e no campo dos estudos das ciências sociais de um modo geral, capaz de estudar e interpretar cientificamente e para os fins da sua aplicabilidade os fenómenos sociais e culturais, através da pesquisa fundamental e aplicada; 2. Quadros superiores com uma base profissionalizante assegurada que lhes permita integrar o mercado profissional tendo em conta o estágio a realizar nos últimos anos curriculares e que os deverá familiarizar com diversos sectores de trabalho; 3. Fomentar as habilitações e interesse para o prosseguimento da formação avançada, nomeadamente para o nível de pós-graduação (Mestrado ou Doutoramento) numa das opções de Geodemografia.  

Saídas Profissionais 

Os Licenciados em Geodemografia estão capacitados a exercer actividades nas áreas das três opções, habilitando-os para: 1. Trabalhar em instituições públicas ou privadas em áreas relacionadas com Gestão de questões populacionais, territoriais e estatísticas sociais; 2. Conceber e executar programas e projectos sobre Planeamento e Ordenamento do Território; Planeamento Urbano; Gestão ambiental; Desenvolvimento Rural; Produção e análise de dados demográficos, socioeconómicos, espaciais; etc; 3. Leccionar disciplinas relacionadas com as ciências sociais, nomeadamente Geografia Humana, Geografia Económica, Demografia; Estatística Aplicada às Ciências Sociais, etc., em escolas de nível secundário e superior, públicas e privadas; 4. Investigação científica em áreas de Geodemografia; Direcção de serviços de promoção turística pública e privada; 5. Direcção dos serviços de estatística em instituições públicas e privadas; 6. Consultores em Instituições vocacionadas com a produção e avaliação de projectos de desenvolvimento social, Políticas de desenvolvimento rural ou local e de desenvolvimento regional.  

Disciplina Ano Semestre
Estatística Descritiva 1 Primeiro e Segundo
Informática 1 Primeiro e Segundo
Introdução à Demografia 1 Primeiro e Segundo
Introdução à Geografia 1 Primeiro e Segundo
Língua Inglesa 1 Primeiro e Segundo
Língua Nacional 1 Primeiro e Segundo
Língua Portuguesa 1 Primeiro e Segundo
Matemática 1 Primeiro e Segundo
Métodos e Prát./Inve/C.Soc./Humanas 1 Primeiro e Segundo
Filosofia 1 Primeiro
Introdução às Ciências Soc./ Humanas 1 Primeiro
Noções Gerais de Direito 1 Primeiro
Fundamentos de Economia 1 Segundo
Lógica 1 Segundo
Sociologia Geral 1 Segundo
Antropologia Social e Cultural 2 Primeiro e Segundo
Estatística Indutiva 2 Primeiro e Segundo
Geografia de Angola 2 Primeiro e Segundo
História de África 2 Primeiro e Segundo
História de Angola 2 Primeiro e Segundo
SIG 2 Primeiro e Segundo
SPSS 2 Primeiro e Segundo
Noções de Análise Demográfica 2 Primeiro
Trabalho de Campo I 2 Segundo
Fundamentos de Ecologia 2 Primeiro e Segundo
Metodologia de Inv.Geodemográfica 2 Primeiro e Segundo
Problemas Sociais de Angola 2 Primeiro e Segundo
Situação Demográfica e Fontes de Dados 2 Primeiro e Segundo
Topografia e Cartografia 2 Primeiro e Segundo
Opção de Demografia
Opção de Estatísticas Sociais
Opção de Geografia Humana