Elaboração de Artigo Científico (CEAC)


O Curso de Elaboração de Artigo Científico (CEAC) da Universidade Agostinho Neto (UAN) tem como objectivo a formação de docentes do ensino superior criando habilidades para a elaboração de artigos científicos de sua especialidade. Tem a duração total de 30 horas lectivas.

Nível do curso: Pós-graduação.

Candidatura: Docentes e técnicos com grau de mínimo de licenciados.

Números Clausus: Por cada Edição, são admitidos cerca de 30 formandos.

Destinatários:

  • O Curso de Elaboração e Publicação de Artigos Científicos (CEPAC) é ministrado a todos os docentes da UAN até ao momento a título gratuito.
  • Excepcionalmente poderão também participar do Curso de Elaboração de Artigos Científicos (CEAC) de forma geral a título gratuito técnicos superiores da UAN, após parecer favorável do Conselho Científico da Unidade Orgânica em que funcionam.
  • Poderão participar do Curso de Elaboração de Artigos Científicos (CEAC) quadros Superiores não pertencentes à UAN mediante o pagamento de taxas.

Coordenação Científica: O Curso de Elaboração de Artigos Científicos (CEAC) é coordenado por um docente da UAN com experiência em orientação de teses de mestrado ou doutoramento na área de Gestão de processos Substantivos nas Universidades, nomeado pelo Magnifico (a) Reitor.

Corpo Docentes: O corpo docente é constituído por docentes com formação de pós-graduação nessa área.

Ensino: O curso é presencial com 80% de presenças obrigatórias.

Avaliação: No final do Curso de Elaboração de Artigos Científicos (CEAC) os formados obterão a classificação de:

Negativa se não tiver frequentado pelo menos 60% das aulas e ou não tiver obtido no respectivo trabalho prático (projecto de artigo a publicar) uma classificação positiva.

Suficiente – se tiver frequentado pelo menos 60% das aulas e tiver obtido a classificação de Suficiente no respectivo trabalho prático (projecto de artigo).

Bom se tiver frequentado pelo menos 80% das aulas e tiver obtido a classificação de Bom no respectivo trabalho prático (projecto de artigo).

Excelente 5- se tiver frequentado pelo menos 100% das aulas e tiver obtido a classificação de Excelente no respectivo trabalho prático (projecto de artigo).

Organização: O Curso de Elaboração de Artigos Científicos (CEAC) é constituído por 3 (três) temas fundamentais, nomeadamente:

  1. Seleção da revista científica em que publicar.
  2. Estrutura geral dum artigo científico.
  3. Estrutura detalhada dum artigo científico.

Disciplinas: O curso é organizado por temas

Tarefas: As tarefas são distribuídas por exercício individual de acordo com o artigo a ser elaborado e são analisadas com o orientador e com o apoio das equipas de trabalho.

Calendário: Cada edição do curso tem lugar entre o primeiro e o segundo semestre do ano lectivo.

Propinas e taxas: Até ao momento os docentes e técnicos superiores da UAN são isentos de qualquer propina ou taxa. Os candidatos de outras instituições estão sujeitos ao pagamento total do curso.