Comunicação Social


A comunicação ocupa um lugar central nas sociedades contemporâneas. As ciências da comunicação constituem um campo científico e profissional em desenvolvimento e expansão, que se impõe como resposta rigorosa e criativa à grande complexidade das sociedades modernas. As exigências actuais do mercado de trabalho fazem com que as universidades formem não apenas profissionais com competência académica, mas também profissionais com forte capacidade criativa. São objectivos do curso de Comunicação Social: 1. Fornecer uma sólida formação na área das ciências sociais e humanas, a par de uma sólida preparação técnica nas áreas de jornalismo, multimédia, marketing e relações públicas; 2. Formar profissionais com formação polivalente e multidisciplinar, com espírito crítico e analítico e com capacidades conceptuais, técnicas e práticas nas áreas da comunicação social; 3. Proporcionar um conhecimento abrangente das tecnologias, técnicas e instrumentos de informação e comunicação; Introduzir um contacto intenso com as novas tecnologias de informação.

Variantes

O curso de Comunicação Social possui três variantes, a saber: 1. Jornalismo 2. Marketing e Relações Públicas 3. Multimédia Até 2012, funcionou a variante de Jornalismo. A partir de 2013, pensa-se pôr em funcionamento a variante de Marketing e Relações Públicas.  

Saídas Profissionais 

1. Os profissionais da área de Comunicação Social podem trabalhar em meios de comunicação social, serviços públicos e empresas de todas as áreas de actividade. 2. A aprovação no curso de Comunicação Social confere aos licenciados, a possibilidade de trabalho nas seguintes áreas: 3. Jornalismo (agências de informação, imprensa, rádio e televisão); 4. Assessoria ou consultoria de comunicação; 5. Assessoria de imprensa; 6. Publicidade e marketing; 7. Relações públicas; 8. Internet e comunicação interactiva; 9. Docência da comunicação empresarial ou institucional, tanto na educação formal, quanto na educação profissional.  

Disciplina Ano Semestre
História dos media 1 Primeiro e Segundo
Língua Inglesa – I 1 Primeiro e Segundo
Língua Portuguesa – I 1 Primeiro e Segundo
Métodos e P.Inv. C. S. e Humanas 1 Primeiro e Segundo
Noções de Direito 1 Primeiro e Segundo
Estatística descritiva 1 Primeiro
Filosofia 1 Primeiro
História de África 1 Primeiro
Sociologia Geral 1 Primeiro
Teoria da comunicação 1 Primeiro
Ética/ deontologia profissional 1 Segundo
História de Angola 1 Segundo
Introdução à multimédia 1 Segundo
Lógica 1 Segundo
Noções de Economia 1 Segundo
Sociologia/comunicação/media 1 Segundo
Língua Inglesa – II 2 Primeiro e Segundo
Língua nacional – I 2 Primeiro e Segundo
Língua Portuguesa – II 2 Primeiro e Segundo
Teoria e prática do jornalismo 2 Primeiro e Segundo
Cultura e literatura angolana 2 Primeiro
História Econ.e social de Angola 2 Primeiro
Informática Apl.àCom. Social 2 Primeiro
Métodos de invest. Jornalística 2 Primeiro
Problemas sociais de Angola 2 Primeiro
Teoria do texto 2 Primeiro
Teoria política 2 Primeiro
Demografia 2 Segundo
Introdução a Marketing e Relações Públicas 2 Segundo
Opinião pública 2 Segundo
Psicologia social 2 Segundo
Retórica e argumentação 2 Segundo
Sociologia do consumo 2 Segundo
Opção de Jornalismo
Opção de Relações Públicas
Opção de Multimédia