Antropologia


A Antropologia é a ciência que estuda o Homem e as relações culturais e sociais que se estabelecem entre indivíduos e ou grupos. Procura perceber a realidade humana analisando os mecanismos de relacionamento humano (ex.: a amizade) e as formas de organização social (ex.: a família). Dado que a realidade social se apresenta como um vasto campo de estudo, a antropologia acaba geralmente por abordar um ramo particular ou especialidade, nomeadamente: cultural, social, política, do simbólico, do desenvolvimento entre outros. Dentro de cada domínio de especialização, a antropologia pode desenvolver estudos sobre temas tão diversos como oa integração social das minorias étnicas e culturais, os movimentos migratórios, o aparecimento de novos movimentos religiosos, os fenómenos ligados à pobreza e à exclusão social, o surgimento de novos modelos familiares, a imagem das instituições políticas junto da opinião pública e muitos outros. Os estudos antropológicos caracterizam-se pela observação directa, quando os investigadores contactam pessoalmente com os indivíduos que pretendem estudar e conversam com eles, mas vai mais além utilizando a observação participante, quando se integram durante algum tempo na vida da comunidade ou grupo em estudo. A antropologia pode também utilizar conjuntos de perguntas sistematizadas que serão colocados a grupos maiores ou menores de pessoas, segundo uma amostra da população que se pretende estudar, podendo ainda realizar entrevistas mais aprofundadas a determinados indivíduos, assim como à análise documental que consiste na consulta de documentos e fontes de natureza diversa (dados estatísticos, revistas, jornais, livros, etc.). A antropologia também pesquisa e reúne o conjunto de teorias que dentro da sua área de estudo permitem saber o tipo de informação pertinente, e o modo como deve analisar e interpretar essa informação. O trabalho em equipa está cada vez mais presente no desenvolvimento da actividade da antropologia que associada a outras ciências tanto sociais como técnicas, tal como a arquitectura, a engenharia, o direito, a história a economia e gestão, psicologia e sociologia, fornece indispensáveis conhecimentos sobre o homem na sua totalidade, isto é sobre a sua Cultura em projectos de combate à pobreza, de desenvolvimento, na gestão de recursos humanos e de pessoas, no reordenamento habitacional, na gestão comunitária e ambiental, etc. O campo de estudo e de trabalho da antropologia é muito vasto e confere aos seus profissionais e estudantes uma visão global do Homem e da Sociedade.  

Saídas Profissionais 

1. Quadro superior nos vários departamentos da Administração Central e Local do Estado, onde o conhecimento do Ser Humano e do seu comportamento social seja relevante, em particular no Ministério da Cultura, Ministério da Educação, Ministério da Administração do Território, etc; 2. Conservador de Museus etnográficos ou antropológicos; 3. Direcção e gestão de instituições culturais; 4. Direcção científica e de pesquisa em museus e galerias de arte; 5 .Quadro superior de laboratórios de conservação e preservação do património artístico-cultural; 6. Direcção de serviços de animação cultural; 7. Direcção de serviços de formação e educação em instituições culturais, em particular nos museus, galerias de arte, serviços públicos e autarquias locais; 8. Direcção de serviços de promoção turística pública e privada; 9. Quadro superior nas missões diplomáticas e consulares de Angola no exterior, para gestão das comunidades ou como adido cultural; 10. Investigador nos institutos de investigação científica em áreas relacionadas com a Antropologia o Homem, nomeadamente: 11. Caracterização social e cultural das comunidades, 12. Factores culturais e políticas de desenvolvimento,
Identidades e dinâmicas sociais, 13. Identificação e análise das instituições e práticas do direito costumeiro; 14. Avaliação do impacto das intervenções políticas e administrativas sobre as comunidades, etc. 15. Quadro das autarquias e administrações locais; 16. Docente no ensino superior e no ensino secundário.  

Disciplina Ano Semestre
Estatística Aplicada às Ciências Sociais 1 Primeiro e Segundo
Etnografia de Angola I 1 Primeiro e Segundo
Introdução às Ciências Sociais e Humanas 1 Primeiro e Segundo
Língua Portuguesa I 1 Primeiro e Segundo
Filosofia 1 Primeiro
Introdução à Antropologia 1 Primeiro
Linguística Geral 1 Primeiro
Métodos e Práticas de Investiga.em Ciências Sociais e Humanas 1 Primeiro
Demografia 1 Segundo
Introdução às Tecnologias de Informação e Comunicação 1 Segundo
Línguas Nacionais I 1 Segundo
Linguística Africana 1 Segundo
Lógica Formal 1 Segundo
Teorias Antropológicas 1 Segundo
História de África 1 Primeiro e Segundo
Geografia 2 Primeiro e Segundo
História de Angola 2 Primeiro e Segundo
Língua Portuguesa II 2 Primeiro e Segundo
Línguas Nacionais II 2 Primeiro e Segundo
Problemas Sociais de Angola 2 Primeiro e Segundo
Arqueologia 2 Primeiro
Epistemologia Antropológica 2 Primeiro
Etnografia de Angola II 2 Primeiro
Informática Aplicada às Ciências Sociais 2 Primeiro
Antropologia Económica 2 Segundo
Antropologia Física 2 Segundo
Antropologia Histórica 2 Segundo
Tradição Oral, Mitos/Mitologias 2 Segundo
Antropogénese 2 Primeiro e Segundo
Tecnologias Culturais 2 Primeiro e Segundo
Métodos e Técnicas de Pesquisa em Antropologia 3 Primeiro e Segundo
Museologia e Património Cultural 3 Primeiro e Segundo
Antropologia das Religiões 3 Primeiro
Antropologia do Género e do Parentesco 3 Primeiro
Antropologia Linguística 3 Primeiro
Antropologia Política 3 Primeiro
Antropologia Urbana 3 Primeiro
Ecologia Humana 3 Primeiro
Ética e Deontologia Profissional 3 Primeiro
Semiologia/Semiótica 3 Primeiro
Estágio Profissional I 3 Segundo
Técnicas de Gestão e Planif.de Projectos Socioculturais 3 Segundo
Política Cultural de Angola 3 Primeiro e Segundo
Seminário de Métodos/Técnicas de Investigaç. em Antropologia 4 Primeiro e Segundo
Antropologia da Educação 4 Primeiro
Antropologia da Nutrição 4 Primeiro
Antropologia da Saúde 4 Primeiro
Antropologia do Desenvolvimento 4 Primeiro
Antropologia do Simbólico 4 Primeiro
Antropologia Visual 4 Primeiro
Estágio Profissional II 4 Segundo
História das Artes Africanas 4 Primeiro e Segundo
Trabalho de Fim de Curso 4 Primeiro e Segundo