VII COLÓQUIO DA FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS


O VII COLÓQUIO  da Faculdade de Ciências Sociais  da Universidade Agostinho Neto (UAN) realiza-se nos dias 25 e 26 de Outubro corrente, subordinado ao tema: Democracia e eleições nos 25 anos de sistema multipartidário em Angola.

Com a abertura prevista para às 8H00 do dia 25 de Outubro, o evento terá lugar no Anfiteatro Principal  da Faculdade de Ciências Sociais.

 São objectivos do VII Colóquio:  promover uma reflexão sobre as profundas transformações políticas ocorridas no Estado e na sociedade angolana nestes 25 anos do processo democratizador; identificar e analisar os grandes avanços e desafios que se colocam ao nosso processo democrático; estimular a análise fundamentada e crítica sobre os processos eleitorais já realizados até hoje e o seu reconhecimento como instrumento útil para a consolidação do processo democrático; partilhar resultados da investigação em Ciências Sociais e Humanas relacionada com os temas do Colóquio; criar oportunidades de diálogo entre as áreas que compõem as Ciências Sociais e Humanas.

O  VII Colóquio  da Faculdade de Ciências Sociais estará estruturado em (5)  cinco painéis, nomeadamente:

Painel 1. Génese e evolução da democracia em Angola;

Painel 2. Processos Eleitorais: Reformas e Transformações;

Painel 3. Sistema eleitoral e qualidade de democracia;

Painel 4. O futuro das eleições e democracia em Angola

Painel 5. Aberto

O Painel Aberto visa acolher às demais propostas de comunicações, que não encontrem enquadramento nos painéis temáticos pré-definidos.

O VII Colóquio é particularmente dedicado aos docentes e estudantes da Faculdade de Ciências Sociais, mas é aberto a participantes oriundos de outras instituições académicas e de representantes de partidos políticos e da sociedade em geral.

A abertura do VII Colóquio será marcada por de uma Conferência inaugural relacionada com o tema geral “Democracia e eleições nos 25 anos de sistema multipartidário em Angola”.

Faculdade de Economia realiza 4ªs Jornadas Técnico-Científicas


A Faculdade de Economia da Universidade Agostinho Neto (UAN) realiza, nos dias 30 e 31 de Outubro de 2017, as suas 4ªs Jornadas Técnico-Científicas, subordinadas ao lema: ANGOLA: “CONDIÇÕES PARA O CRESCIMENTO DA ECONOMIA”

A abertura terá lugar no dia 30, às 9H00, na  Aula Magna da própria Faculdade.

As 4ªs Jornadas Técnico-Científicas têm como propósito promover e estimular reflexões sobre os “factores primordiais percebidos como alavanca para o crescimento da economia Angolana” e estarão estruturadas quatro (4) painéis, nomeadamente:

I- PAINEL: Caminhos para o crescimento “uma visão estratégica;

II- PAINEL: Políticas económicas voltadas ao fomento da competitividade empresarial;

III- PAINEL: Determinantes fundamentais do crescimento económico de Angola;

IV – PAINEL ABERTO.

Com a realização das Jornadas espera-se colher sugestões de estratégias e acções orientadas para o crescimento da economia; o contributo das universidades no processo da diversificação da economia; a Influência da Banca, do investimento privado nacional e estrangeiro nas políticas voltadas ao crescimento da economia.

4ª EDIÇÃO DO PROJECTO PORTAS ABERTAS


A Faculdade de Engenharia da Universidade Agostinho Neto, realiza de 28 de Setembro a 25 de Outubro de 2017, a 4ª Edição do Projecto Portas Abertas.

O Projecto Portas Abertas 2017, tem o propósito de motivar estudantes a frequentarem  os cursos de engenharia e arquitectura leccionados na Faculdade de Engenharia da Universidade Agostinho Neto (FEUAN).

Na primeira fase desta edição foram realizadas palestras junto das instituições do ensino primário, do I e II Ciclos sedeadas nas províncias de Luanda e Bengo. As palestras realizaram-se de 28 de Setembro a 12 de Outubro e foram  proferidas por docentes e estudantes dos cursos de engenharia e arquitectura, estando previsto para os dias 24 e 25 de Outubro a segunda fase do projecto que culminará com visitas dos estudantes dessas Instituições de ensino aos diversos Departamentos da Faculdade de Engenharia para um contacto com práticas laboratoriais, demonstrações e intercâmbio de experiências com estudantes da FEUAN.

Reitora da Universidade Agostinho Neto é a nova Ministra do Ensino Superior, Ciência , Tecnologia e Inovação


A médica Maria do Rosário Bragança Sambo, actual Reitora da Universidade Agostinho Neto (UAN),no dia  de 28 de Setembro – Dia da UAN, nomeada ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, pelo Presidente da República e Titular do Poder Executivo João Lourenço.

No cargo de Reitora desde Agosto de 2015, a Professora Maria do Rosário Bragança Sambo é licenciada, desde 1983,em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade Agostinho Neto. É especialista em Neurologia desde 1997 pelo Serviço de Neurologia do Hospital de Egas Moniz (Lisboa – Portugal) e da Ordem dos Médicos de Portugal.

É Doutorada em Medicina (2010), ramo de Genética, com a defesa da tese sobre “Susceptibilidade genética à malária cerebral em crianças angolanas”, no Instituto Gulbenkian de Ciência (Oeiras, Portugal) e na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.

Foi decana da Faculdade de Medicina da Universidade Katyavala Bwila, em Benguela, (2011-2015).

Com o trabalho sobre “Susceptibilidade genética à malária cerebral em crianças angolanas” obteve dois prémios: prémio Pfizer 2010 para a investigação clínica atribuído pela Sociedade de Ciências Médicas de Lisboa e o prémio de investigação biomédica pela Ordem dos Médicos de Angola, em 2011. Interessa-se particularmente por estudos clínicos e genéticos sobre a malária.

É responsável pela coordenação de dois projectos da Faculdade de Medicina da Universidade Katyavala Bwila, designadamente “Rastreio neonatal da Drepanocitose e aconselhamento genético a casais de risco no Hospital Central de Benguela” e “Malária falciparum em grávidas na província de Benguela: as lesões placentárias, a resposta imunológica e os marcadores de susceptibilidade genética à infecção planetária”.

É autora e co-autora de várias publicações científicas em revistas indexadas, bem como do livro Um olhar sobre as doenças médicas na gravidez – Casos Clínicos (Benguela, Outubro 2013). Publicou ainda E Assim Vivi Benguela – Fragmentos de uma vida (memórias) (Mayamba Editora, Luanda, 2017, 90 páginas).

A sua nomeação coincide com a realização da Conferência Científica da Universidade Agostinho (CCUAN2017), que decorre de 27 a 29 de Setembro, no Hotel Victória Garden, sobre o tema central “Investigar para o desenvolvimento de Angola: situação actual e desafios“, no âmbito das Jornadas Agostinho Neto Setembro 2017, comemorativas dos 95 anos do Dr. António Agostinho Neto, Primeiro Reitor e Patrono da UAN e Primeiro Presidente da República  e do Dia 28 de Setembro – Dia da Universidade Agostinho Neto, jornadas por ela coordenadas, sendo igualmente a Presidente da Comissão Organizadora da Conferência, que reúne mais de 650 participantes, entre docentes, investigadores, estudantes da UAN e de ouras Instituições de Ensino Superior (IES) do país, púbicas e privadas, e professores convidados de Moçambique, Portugal, Cabo-Verde e Brasil.

À Professora Maria do Rosário Bragança Sambo apresentamos os nossos parabéns e votos de sucessos na sua nova missão.

CONFERÊNCIA CIENTÍFICA DA UAN 2017


No  âmbito da comemoração de mais um aniversário da criação  da Universidade Agostinho Neto, que se assinalou  no dia 28 Setembro, decorre desde o dia 27 de Setembro a Conferência Científica sobre o tema “Investigar para o Desenvolvimento de Angola – Situação actual e Desafios”.

A Conferência tem lugar no Hotel Victória Garden  e encontra-se dividido em quatro (4) painéis, designadamente: Painel 1 – Ciências Sociais e Humanidades; Painel 2 – Ciências Naturais, Engenharias e Tecnologias; Painel 3 – Ciências Médicas e da Saúde; e Painel 4 – Ciências Agrárias e Veterinárias.

O acto de encerramento terá lugar hoje, 29 de Setembro, às 17h30.

CCUAN2017 – Decorre de 27 a 29 de Setembro de 2017, no Hotel Victória Garden


 Universidade Agostinho Neto (UAN) realiza de 27 a 29 de Setembro de 2017, no Hotel Victória Garden, uma Conferência Científica, abreviadamente, CCUAN2017, subordinada ao tema Investigar para o desenvolvimento de Angola: Situação actual e desafios”.

 A Conferência Científica da Universidade Agostinho Neto (CCUAN), é um fórum bienal e multidisciplinar de partilha do conhecimento e de incentivo à cultura da investigação científica, com o objectivo de divulgar os resultados da investigação cientifica realizada pelos docentes, investigadores, estudantes e colaboradores da UAN e de outras Instituições de Ensino Superior e de Investigação Científica, bem como promover parcerias na procura de soluções aos problemas locais. Subordinado ao tema: “Investigar para o desenvolvimento de Angola: Situação actual e desafios”.

As inscrições são feitas presencialmente no Campus Universitário no Secretariado da Conferência, que funciona junto ao Gabinete de apoio ao Vice-Reitor para a Área Académica e Vida Estudantil, e nas Unidades Orgânicas,   ou Online, através do Site da Conferência: conferencias.uan.ao.

Lembramos que Conferência Científica, abreviadamente, CCUAN2017, subordinada ao tema “Investigar para o desenvolvimento de Angola: Situação actual e desafios”, terá lugar de 27 a 29 de Setembro de 2017, no Hotel Victória Garden, estruturada em quatro painéis, a saber:

Painel 1- Ciências Sociais e Humanidades

Painel 2 – Ciências Naturais, Engenharias e Tecnologias

Painel 3 – Ciências Médicas e da Saúde

Painel 4 – Ciências Agrárias e Veterinárias.

CURSO DE QUANTUM GIS – SIG uma ferramenta de SIG acessível a todos


O Centro de Botânica da Universidade Agostinho Neto realizou no dia 25 de Julho, em Luanda, em parceria com a BIOTA-Estudos e Divulgação em Ambiente, um curso intitulado- Introdução ao Quantum GIS- uma ferramenta de SIG acessível a todos.

Presidiu o acto de abertura a Magnífica Reitora da UAN, Maria do Rosário Bragança  Sambo que na oportunidade referiu, “Hoje o sistema de informação geográfica, apresenta-se como uma ferramenta moderna e exequível, que garante aos docentes, Investigadores, Técnicos e estudantes, a identificação e realização do mapeamento da diversidade biológica”. A Magnífica  Reitora referiu ainda que o  “Centro de Botânica e a Faculdade de Ciências da UAN, em parceria com a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, apresentaram em Maio último os finalistas do Curso de Gestão e Governança Ambiental cujas dissertações mereceram a oportunidade de serem apresentadas na Conferência Científica a realizar em Setembro pela UAN. Seguem-se pois a conclusão de vários cursos de mestrados em funcionamento na nossa Universidade e desta forma os Centros de investigação dão um importante contributo para a prossecução dos objectivos estruturantes do Plano Nacional de Formação de Quadros”, destacou.

A Directora do Centro de Botânica Profª Esperança da Costa, destacou a relevância da realização destas ações de formação, por permitirem ir construindo capacidade técnica nacional que possa intervir em Estudos de Biodiversidade e Ambiente e fortalecer a capacidade de identificar, inventariar, monitorar os diferentes gradientes ecológicos em que se traduzem os vários e importantíssimos biomas que Angola possui.

A actividade de formação teve lugar no dia 25 de Julho do corrente ano, na sala MUPA do Hotel FÓRUM em Luanda, participaram nesta actividade docentes e investigadores da UAN, de outras Instituições de Ensino Superior, quadros do Ministério do Ambiente, do Ministério da Ciência e Tecnologia, bem como representantes de Organizações Não Governamentais e Empresas ligadas ao Ambiente.

O curso visou capacitar docentes, investigadores e técnicos, dotando-os de habilidades que permitam identificar a biodiversidade e realizar o mapeamento da diversidade biológica.

O Centro tem ainda agendado para o mês de Novembro a realização de um Workshop sobre Quantum GIS, enquanto ferramenta de apoio, acessível a todos.

Introdução a Quantum GIS-uma ferramenta de SIG


O Centro de Botânica da Universidade Agostinho Neto e a BIOTA – Estudos e Divulgação em Ambiente Lda. Têm a honra de o convidar à participar na acção de formação intitulada ”Introdução a Quantum GIS-uma ferramenta de SIG acessível a todos”.

A formação será leccionada pelo Professor Luís Filipe Sobral Ferreira da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, terá lugar no dia 25 de Julho entre as 8h30 e as 16h45, na Sala Mupa no Hotel Forum, travessa Ho Chi Min.

A Acção de Formação visa capacitar Docentes, Investigadores e Técnicos dotando-os de habilidades que permitam identificar a biodiversidade e realizar o mapeamento da diversidade Biológica.

As Inscrições são feitas enviando os dados Pessoais para os Correios electrónicos: manuelapedro1@hotmail.com/dofrasco@yahoo.com.br

Número de vagas: 40

Centro de Botânica da Universidade Agostinho Neto, aos 20 de Julho de 2017

Avenida Ho Chi Minh, Prédio de CNIC, 1º Andar. Ala Esquerda

Telefone – 914863959 / 923550165

manuelapedro1@hotmail.com/dofrasco@yahoo.com.br

 

Outorga de Diplomas a 1725 novos graduados


1 725  novos graduados pela Universidade Agostinho do ano académico de 2016, nomeadamente, 1606 licenciados e 119 mestres,  receberão os seus Diplomas a partir do dia 18 de Julho de 2017,  em cerimónias sucessivas que terão lugar sob os auspícios de cada Unidade Orgânica até o dia 28 de Julho.

A Cerimónia Central de Outorga de Diplomas será reservada a 34 licenciados, os melhores nos seus cursos ao longo da formação e aos 119 mestres. Terá lugar no Campus Universitário, em Camama, no dia 18 de Julho (Terça-feira), a partir das 09 h00, sob a orientação da Magnífica Reitora da Universidade Agostinho Neto, Professora Doutora Maria do Rosário Bragança Sambo.

Cada Unidade Orgânica realizará a sua cerimónia de outorga de diplomas, obedecendo o seguinte calendário:


  1. FACULDADE DE DIREITO – dia 20/07/2017
    Local: NA FACULDADE DE DIREITO

  1. INSTITUTO SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE – dia 21/07/2017
    Local: NO CAMPUS UNIVERSITÁRIO, em Camama

  1. FACULDADE DE LETRAS – dia 24/07/2017
    Local: NO CAMPUS UNIVERSITÁRIO, em Camama

  1. FACULDADE DE ECONOMIA – dia 25/07/2017
    Local: No Palácio dos Congressos

  2. FACULDADE DE ENGENHARIA – dia 26/07/2017
    Local: NO CAMPUS UNIVERSITÁRIO, em Camama


  1. FACULDADE DE CIÊNCIAS – dia 26/07/2017
    Local: NO CAMPUS UNIVERSITÁRIO, em Camama

  1. FACULDADE DE MEDICINA – dia 27/07/2017
    Local : ANFITEATRO DA FACULDADE DE MEDICINA

  1. FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS – dia 28/07/2017
    Local: NO CAMPUS UNIVERSITÁRIO, em Camama

WORKSHOP SOBRE: A CONTRIBUIÇÃO DOS RECURSOS FITOGENÉTICOS NA REDUÇÃO DA FOME E DA POBREZA


O Centro de Recursos Fitogenéticos (CRF) da Universidade Agostinho Neto (UAN), em parceria com a Fundação Sagrada Esperança,  realizam no dia 24 de Julho de 2017, a partir das 9h00, o Workshop sobre: A Contribuição dos Recursos Fitogenéticos na Redução da Fome e da Pobreza.

A actividade terá lugar, no Anfiteatro “Afonso Van-Dúnem Mbinda” Edifício Kilamba à marginal de Luanda ,  com o objectivo de contribuir para a redução da fome e da pobreza; mostrar a sociedade que há uma necessidade de conservar os recursos fitogenéticos e esclarecer a importância dos recursos fitogenéticos na produção de novas variedades e a sua utilização.

O Workshop estará repartido em dois painéis, nomeadamente: Os recursos fitogenéticos no contexto nacional e internacional e a Conservação, caracterização agromorfológica e utilização dos Recursos Fitogenéticos.

O Centro de Recursos Fitogenéticos foi estabelecido na Faculdade de Ciências em 1990 e inaugurado como o Centro Nacional de Recursos Fitogenéticos em 1998. Há mais de 20 anos o Centro de Recursos Fitogenéticos tem vindo a recolher, conservar e caracterizar recursos genéticos de plantas agrícolas de importância alimentar. Entre as mais de 4180 amostras do material colectado, fazem parte sementes de cereais (o milho, sorgo e milheto), leguminosas, oleaginosas, hortaliças e algumas plantas medicinais.

 

INSCRIÇÕES para o Doutoramento em Ciências Biomédicas


Admissões para a primeira edição do Doutoramento em Ciências Biomédicas da Universidade Agostinho Neto (UAN), 2017/2021

Estão abertas as candidaturas para o Doutoramento em Ciências Biomédicas na Faculdade de Medicina da Universidade Agostinho Neto, aprovado pelo Decreto Executivo N.º 14/17 de 18 de Janeiro do Ministério do Ensino Superior, publicado no Diário da República I Série N.º 9 de 18 de Janeiro de 2017.

O Doutoramento decorrerá de Setembro de 2017 a Setembro de 2021, a cargo do Centro de Estudos Avançados em Educação e Formação Médica (CEDUMED) da Universidade Agostinho Neto.

Os interessados deverão submeter o respectivo processo de candidatura de 10 de Julho a 10 de Agosto de 2017, fazendo entrega de toda a documentação no Departamento de Investigação Científica e Pós-Graduação da Faculdade de Medicina da UAN (situado no recinto do Hospital Américo Boavida), em papel e em suporte digital, ao cuidado da Secretária do Doutoramento, Dr.ª Elisamã Cardoso.

Constituem habilitações de acesso ao doutoramento os cursos de Licenciatura ou equivalente no ramo das Ciências Biomédicas e afins ou, alternativamente, Mestrado nas mesmas áreas.

Integram o processo de candidatura os seguintes documentos:

Requerimento dirigido ao Decano da Faculdade de Medicina da UAN solicitando admissão ao Doutoramento em Ciências Biomédicas da UAN 2017-2021.

Bilhete de Identidade (nacionais) ou Passaporte (estrangeiros)

Comprovativo acompanhado de Declaração de homologação de estudos para o caso de candidatos que tenham concluído os seus estudos anteriores (Licenciatura/Mestrado) em Angola.

Comprovativo acompanhado de Declaração de reconhecimento de estudos para o caso de candidatos que tenham concluído os seus estudos anteriores (Licenciatura/Mestrado) no exterior do país.

Curriculum vitae, incluindo contactos (um telefónico e um e-mail) e referência pormenorizada e documentada da actividade científica e graus académicos bem como de eventual experiência docente universitária, assim como identificação e contactos da entidade empregadora actual.

Fotografias tipo passe (duas).

Comprovativo de proficiência intermédia na língua inglesa, designadamente para a leitura.

Comprovativo de aptidão em informática na óptica do utilizador, designadamente quanto a motores de busca, gestão de e-mails, processador de texto, folhas de cálculo e bases de dados.

Declaração (formato padrão) em como conhece e aceita a regulamentação e programação, tem condições e disponibilidade para frequentar integralmente esta formação.

Carta de motivação (formato livre) relativamente à frequência deste Doutoramento.

Carta da entidade empregadora autorizando a frequência do doutoramento.

No caso de candidaturas patrocinadas ou custeadas por instituições, o processo de candidatura referido no número anterior deve incluir a respectiva correspondência dirigida ao Decano da Faculdade de Medicina UAN.

Qualquer pedido de informação ou esclarecimento deve ser dirigido a Dr.ª Elisamã Cardoso, Secretária do Doutoramento, através do e-mail biomedicas.uan@gmail.com ou, dentro das horas de expediente, pelo telefone 926523797.

Clique para  baixar:

Doutoramento em Ciências Biomédicas-Decreto Executivo nº14-17 de 18 de Janeiro

Plano curricular do curso-Doutoramento em Ciências Biomédicas

TERMO DE COMPROMISSO-DOUTORAMENTO EM CIENCIAS BIOMÉDICAS DA FMUAN

REGULAMENTO DOUTORAMENTO EM CIÊNCIAS BIOMÉDICAS APROVADO

TAXAS EMOLUMENTOS PROPINAS

EDITAL DOUTORAMENTO EM CIÊNCIAS BIOMÉDICAS FMUAN

Mbanza Congo declarada ‘Património Mundial da Humanidade’


A secular cidade angolana de Mbanza Congo, na província do Zaire, foi candidatada pelo Governo angolano a Património Cultural da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), sendo a primeira validada no país por aquela Organização da ONU para a Educação, Ciência e Cultura.

A decisão de declarar o centro histórico de Mbanza Congo como Património Mundial da Humanidade foi tomada na manhã deste sábado (08.07), durante a 41ª sessão daquela comissão, reunida em Cracóvia, no sul da Polónia, segundo a agência Lusa citando fonte da UNESCO.

O projecto “Mbanza Congo, cidade a desenterrar para preservar”, que tinha como principal propósito a inscrição desta capital do antigo Reino do Congo, fundado no século XIII, na lista do património da UNESCO, foi oficialmente lançado em 2007.

O centro histórico de Mbanza Congo, na província do Zaire, no norte de Angola, está classificado como património cultural nacional desde 10 de junho de 2013, um pressuposto indispensável para a sua inscrição na lista de património mundial.

A candidatura de Angola destacava que o Reino do Congo estava perfeitamente organizado aquando da chegada dos portugueses, no século XV, uma das mais avançadas em África à data.

O património de Mbanza Congo

A área classificada envolve um conjunto cujos limites abrangem uma colina a 570 metros de altitude e que se estende por seis corredores. Inclui ruínas e espaços entretanto alvo de escavações e estudos arqueológicos, que envolveram especialistas nacionais e estrangeiros.

Os trabalhos arqueológicos realizados no local envolveram a medição da fundação de pedras descobertas no local denominado “Tadi dia Bukikua”, supostamente o antigo palácio real.

Passaram igualmente pelo levantamento da missão católica, da casa do secretário do rei, do túmulo da Dona Mpolo (mãe do rei Dom Afonso I, enterrada com vida por desobediência às leis da corte) e do cemitério dos reis do antigo Reino do Congo.

Dividido em seis províncias que ocupavam parte das actuais República Democrática do Congo, República do Congo, Angola e Gabão, o Reino do Congo dispunha de 12 igrejas, conventos, escolas, palácios e residências.

O relatório votado este sábado (08.07) recomenda igualmente a colaboração com outros países na identificação de outros locais e pontos do interesse do antigo Reino do Congo e da rota dos escravos de África para a América, “com potencial” para ser inscrito na lista de património mundial.

Fonte: content_author: Agência Lusa, cvt

Admissões para a primeira edição do Doutoramento em Ciências Biomédicas da Universidade Agostinho Neto (UAN), 2017/2021


Admissões para a primeira edição do Doutoramento em Ciências Biomédicas da Universidade Agostinho Neto (UAN), 2017/2021

Estão abertas as candidaturas para o Doutoramento em Ciências Biomédicas na Faculdade de Medicina da Universidade Agostinho Neto, aprovado pelo Decreto Executivo N.º 14/17 de 18 de Janeiro do Ministério do Ensino Superior, publicado no Diário da República I Série N.º 9 de 18 de Janeiro de 2017.

O Doutoramento decorrerá de Setembro de 2017 a Setembro de 2021, a cargo do Centro de Estudos Avançados em Educação e Formação Médica (CEDUMED) da Universidade Agostinho Neto.

Os interessados deverão submeter o respectivo processo de candidatura de 10 de Julho a 10 de Agosto de 2017, fazendo entrega de toda a documentação no Departamento de Investigação Científica e Pós-Graduação da Faculdade de Medicina da UAN (situado no recinto do Hospital Américo Boavida), em papel e em suporte digital, ao cuidado da Secretária do Doutoramento, Dr.ª Elisamã Cardoso.

Constituem habilitações de acesso ao doutoramento os cursos de Licenciatura ou equivalente no ramo das Ciências Biomédicas e afins ou, alternativamente, Mestrado nas mesmas áreas.

Integram o processo de candidatura os seguintes documentos:

Requerimento dirigido ao Decano da Faculdade de Medicina da UAN solicitando admissão ao Doutoramento em Ciências Biomédicas da UAN 2017-2021.

Bilhete de Identidade (nacionais) ou Passaporte (estrangeiros)

Comprovativo acompanhado de Declaração de homologação de estudos para o caso de candidatos que tenham concluído os seus estudos anteriores (Licenciatura/Mestrado) em Angola.

Comprovativo acompanhado de Declaração de reconhecimento de estudos para o caso de candidatos que tenham concluído os seus estudos anteriores (Licenciatura/Mestrado) no exterior do país.

Curriculum vitae, incluindo contactos (um telefónico e um e-mail) e referência pormenorizada e documentada da actividade científica e graus académicos bem como de eventual experiência docente universitária, assim como identificação e contactos da entidade empregadora actual.

Fotografias tipo passe (duas).

Comprovativo de proficiência intermédia na língua inglesa, designadamente para a leitura.

Comprovativo de aptidão em informática na óptica do utilizador, designadamente quanto a motores de busca, gestão de e-mails, processador de texto, folhas de cálculo e bases de dados.

Declaração (formato padrão) em como conhece e aceita a regulamentação e programação, tem condições e disponibilidade para frequentar integralmente esta formação.

Carta de motivação (formato livre) relativamente à frequência deste Doutoramento.

Carta da entidade empregadora autorizando a frequência do doutoramento.

No caso de candidaturas patrocinadas ou custeadas por instituições, o processo de candidatura referido no número anterior deve incluir a respectiva correspondência dirigida ao Decano da Faculdade de Medicina UAN.

O Regulamento do Doutoramento e outra documentação relevante está disponível no website da UAN: www.uan.ao

Qualquer pedido de informação ou esclarecimento deve ser dirigido a Dr.ª Elisamã Cardoso, Secretária do Doutoramento, através do e-mail biomedicas.uan@gmail.com ou, dentro das horas de expediente, pelo telefone 926523797.

Faculdade de Medicina da UAN, aos 05 de Julho de 2017

O  Decano da Faculdade de Medicina

Prof. Doutor Santos Morais Nicolau

Nomeada Directora Interina dos Serviços Académicos da Universidade Agostinho Neto


A Magnífica Reitora Universidade Agostinho Neto (UAN), Professora Doutora Maria do Rosário Bragança Sambo, deu posse, no dia 4 de Julho de 2017, a Rita Teca Dala, Ph.D, para exercer o cargo de Directora interina dos Serviços Académicos da Universidade Agostinho, em substituição do Mestre Jesus Tomé, recentemente nomeado Director-Geral do INAAREES – Instituto Nacional de Avaliação, Acreditação e Reconhecimento de Estudos do Ensino Superior, adstrito ao Ministério do Ensino Superior.

Rita Teca Dala é doutorada pelo Instituto Central de Ciências Pedagógicas de Havana-Cuba; licenciada em Filosofia pelo Instituto Superior de Ciências da Educação de Luanda e exerceu, até à data da sua nomeação, o cargo de Chefe de Departamento dos Serviços Académicos da UAN.

É docente colaboradora da Faculdade de Letras da Universidade Agostinho Neto (UAN).

O acto de tomada de posse decorreu numa das salas de trabalho da Magnífica Reitora, tendo sido testemunhado pelos pelos Vices-Reitores para Área Académica e Vida Estudantil e Área Científica e Pós-Graduação, Domingos Neves Margarida e Pedro Magalhães, respectivamente, e por Directores dos Serviços Centrais da Reitoria da Universidade Agostinho Neto.

Universidade Agostinho Neto prepara-se para o topo


A Universidade Agostinho Neto reafirmou nesta quinta-feira, dia 06 de Julho, o compromisso com a excelência e o interesse em se colocar, até 2025, entre as 100 melhores instituições de ensino superior da África Austral.

O interesse foi reafirmado durante uma visita ao Campus Universitário de membros de Executivo angolano encabeçada pelo vice-presidente da República, Manuel Vicente.

A Reitora da Universidade Agostinho Neto, Maria do Rosário Bragança Sambo, renovou a pretensão de transformar a universidade numa instituição de referência internacional, reconhecida pela excelência do ensino e da investigação científica, comprometida com o desenvolvimento humano, contribuindo para a coesão social e capaz de atrair parcerias estratégicas.

Depois de ter enumerado os constrangimentos que afectam o funcionamento do Campus Universitário, Maria do Rosário Bragança Sambo pediu o apoio ao Executivo angolano para que a universidade possa cumprir com a missão de formação integral dos estudantes e produção, difusão e transferência de conhecimento científico, tecnológico e cultural, em favor das comunidades.

Entre outras, a reitora reclamou da falta de conclusão da primeira fase das obras do Campus, de laboratórios, dos lares para estudantes, elevadores e da inoperância de geradores.

Lamentou da deficiente iluminação da via de acesso às instalações do instituto Confúcio, onde estão localizados os inacabados edifícios do lar de estudantes e das residências para os docentes.

Reportou também ocorrência de roubos, violação de estudantes e pessoal administrativo, o acesso inadvertido de estranhos às instalações e mortes por atropelamento à entrada da universidade.

Pediu a reposição da frota de autocarros para facilitar a circulação no interior do campus, inaugurado em 2011.

Com uma população universitária de 27 mil 157 membros, sendo 23 mil 249 estudantes em fase de graduação e dois mil 64 estudantes em pós-graduação e 970 docentes, 879 nacionais, num rácio de 24 discentes por professor.

De acordo como a reitora Maria do Rosário Sambo é interesse fazer da universidade Agostinho Neto uma unidade académica reconhecida internacionalmente.

Falou da necessidade de reforço do corpo docente e de se inverter a apetência por cursos ligados às ciências sociais e humanas em detrimento das exactas, como as engenharias e tecnológicas.

Disse que a unidade académica, tida como a maior referência do ensino superior em Angola, tem se empenhado para proporcionar valor económico, social, cultural e político à sociedade.

Fonte: Angop

CCUAN2017- Coordenadas Bancárias


Coordenadas Bancárias (Banco BFA)
Conta (AKZ): 1175057030001
Conta (USD): 1175057031001
IBAN: A006 0006 0000 1175 0570 30161
SWIFT: BFMXAOLU

CCUAN2017 – PRORROGAÇÃO DA DATA DE INSCRIÇÕES


Com vista a dar oportunidade a vários interessados em participar na Conferência Científica da Universidade Agostinho Neto, abreviadamente CCUAN2017, prevista para os dias 27, 28 e 29 de Setembro de 2017, subordinada ao tema “Investigar para o desenvolvimento de Angola: Situação actual e desafios”;

Por determinação da Comissão Organizadora, é prorrogado até ao dia 31 de Agosto de 2017 o prazo de inscrições dos participantes.

As inscrições são feitas presencialmente no Campus Universitário no Secretariado da Conferência, que funciona junto ao Gabinete de apoio ao Vice-Reitor para a Área Académica e Vida Estudantil, e nas Unidades Orgânicas,   ou Online, através do Site da Conferência: conferencias.uan.ao.

A participação ao evento é condicionada à inscrição prévia e ao pagamento da taxa de inscrição. O comprovativo do pagamento da taxa de inscrição deverá ser anexado à ficha de inscrição, em caso de inscrição presencial, ou e enviada para o e-mail: comunicacao@uan.ao, após preencher e enviar o formulário de inscrições online.

Taxa de inscrição ao evento:

2.000,00 AKZ para estudantes da UAN

6.000,00 AKZ para docentes e investigadores da UAN

3.000,00 AKZ para estudantes de outras IES – Instituições de Ensino Superior

10.000,00 AKZ para docentes, investigadores e outros profissionais não pertencentes à UAN.

Os autores de trabalhos aceites pagam 50% da taxa de inscrição.

Coordenadas Bancárias (Banco BFA)
Conta (AKZ): 1175057030001
Conta (USD): 1175057031001
A006 0006 0000 1175 0570 30161
SWIFT: BFMXAOLU

Lembramos que Conferência Científica, abreviadamente, CCUAN2017, subordinada ao tema “Investigar para o desenvolvimento de Angola: Situação actual e desafios”, terá lugar de 27 a 29 de Setembro de 2017, no Centro de Convenções de Talatona.

2ª Edição dos cursos de mestrados na Faculdade de Letras


A Faculdade de Letras da Universidade Agostinho Neto, recentemente  a cerimónia de abertura  da 2ª Edição dos cursos de mestrados.

A Faculdade ministra os cursos de mestrados  de Língua Portuguesa, Língua e Literatura em Língua Portuguesa, Língua e Literatura em Línguas Inglesa, Língua e Literatura em Línguas Francesas,  Língua angolanas e Filosofia.

O acto de abertura foi presidido pelo Decano da Faculdade de Letras, Professor Doutor Alexandre Chicuna, seguido de uma palestra subordinada ao tema: Interrogações sobre o Saber em África, proferida pelo Vice-Decano para Área Científica, Professor Doutor Petelo Nginamau Ne-Tava.

Participaram no acto , docentes, estudantes matriculados aos cursos de mestrado.

A Faculdade de Letras formou na primeira edição do curso 110 mestres, sendo: 30 em Língua Portuguesa, 18 em Língua Inglesa, 17 em Língua Francesa, 20 em Língua angolana  e 25 em Filosofia.

 

Primeira mestre em Engenharia Hidráulica formada pela UAN


Carla Mussenoho Issassa tornou-se a primeira mulher mestre em Engenharia Hidráulica, formada pela Faculdade de Engenharia  da Universidade Agostinho Neto.

A apresentação da dissertação para a obtenção de grau de mestre ocorreu no dia 14 de Junho de 2017, na Faculdade de Engenharia, com o corpo de jurado formado pela Doutora Alice Ceita, Professora Titular e Decana da Faculdade de Engenharia da UAN, O Doutor Manuel Maria Pacheco Figueiredo, Professor Auxiliar da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Doutor António Madaleno, Professor Auxiliar da Faculdade de Engenharia da UAN e o Doutor Francisco Manuel Piqueiro, Professor Auxiliar da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.

Carla Issassa foi a única mulher  num grupo de dez mestrandos, com a dissertação do tema: Metodologias para a Optimização Hidráulica da Exploração de um Reservatório de Distribuição. Caso do Reservatório de Talatona, e obteve a  classificação de Muito Bom.

A agora mestre em Engenharia Hidráulica, diz que ser a primeira mulher formada em Engenharia Hidráulica, pela Faculdade de Engenharia,  é  um   sentimento de orgulho, e de dever cumprido, de muita responsabilidade porque temos que continuar a dar  o nosso contributo ao País, visto que existe um défice na área de Engenharia Hidráulica, partindo do principio que a água é vital para o consumo humano.

A Engenheira Hidráulica, disse igualmente que as mulheres não devem desistir dos seus  sonhos, que não existe cursos só para homens ou mulheres, as mulheres devem seguir as suas vocações  e assim trabalharem com firmeza na especialidade em que se formarem, e por outro lado cultivarem o sentimento de  humilde, dedicarem -se mais a investigação cientifica porque é fundamental para o desenvolvimento do nosso País. Angola espera das mulheres atitudes e pensamentos positivos, sem deixar o sentido maternal de cuidar da família. Viva as mulheres de Angola e rumo ao desenvolvimento.

 

Faculdade de Engenharia com novos mestres


A Faculdade de Engenharia da Universidade Agostinho Neto ( UAN), realizou de 12 a 14 de Junho de 2017, as primeiras  dissertações para obtenção do grau de mestre em Engenharia Hidráulica.

Durante três dias os candidatos a mestre defenderam temas como: Necessidades de disponibilidades de Água na Bacia Hidrográfica do Rio Catumbela; A Importância da Regularização de Caudais do Rio Cunene pelo Aproveitamento Hidrográfico do Gove, e a Necessidade de Revisão do Acordo de 1969 sobre a Partilha de Recursos Hídricos; Análise de Vãos Livres em Pipelines; Dragagens em Portos. Caso do Porto de Luanda; Sistema de Captação de Água do Rio Dande para Abastecimento à População da Cidade de Caxito; Princípios e Regras para Modelação Hidráulica de uma Rede de Distribuição Sistema Guiné-Malanje; Metodologia para o Controlo de Caudal e Pressão na Rede de Distribuição à Ilha de Luanda; Abastecimento Intermitente à Rede de Distribuição de Água do Camama (Sistema 3); Caracterização Física e Hidráulica de um Sistema de Drenagem das Águas Residuais. Procedimentos, variáveis e indicadores; e Metodologias para a Optimização Hidráulica da Exploração de um Reservatório de Distribuição. Caso do Reservatório de Talatona.

No acto das defesas destacaram-se os mestrandos José Munana Kamena, Carlos Francisco João e Hermenegildo de Miranda Dala, que obtiveram a classificação de Bom com Distinção. Obtiveram a classificação de Muito Bom, os  mestrandos Arlon Armando e Carla Mussenoho Issassa.

No dia 26 do corrente mês serão igualmente apresentadas duas  dissertações para obtenção do grau de mestre em Engenharia de Estruturas, a partir das 14h00, no auditório novo da Faculdade de Engenharia, sita na Av. 21 de Janeiro.

A  acção do vento em coberturas de edifícios metálicos, será o tema apresentado pelo mestrando, Medci Kahenda Pina Monteiro da Silva e o dimensionamento de lajes fungiformes de edifícios com ou sem inclusão de pré-esforço, será dissertado pelo mestrando Adão António Domingos.

 

Assinatura no Livro de Registo de Outorga de Diploma e levantamento das Credenciais


Os Serviços Académicos da Reitoria da Universidade Agostinho Neto comunicam aos recém-formados (Licenciados e Mestres) na UAN no ano lectivo 2016 que, para efeitos de assinatura no Livro de Registo de Outorga de Diplomas bem como para o levantamento das Credenciais, devem comparecer no Campus da Universidade Agostinho Neto, situado na Rua Direita da Camama, Esquerdo e Rua do Estádio 11 de Novembro, Município de Belas, no Edifício de Física na sala 104 de acordo com o seguinte calendário:

N/O Unidades Orgânicas Data Hora Dia/Semana
1 . Faculdade  de    Ciências 26/06/2017 10:00 min Segunda- feira
2. Faculdade  de  Ciências Sociais 27/0612017 10:00 min Terça-feira
3. Faculdade  de  Direito 28/06/2017 10:00 min Quarta-feira
4. Faculdades de Economia e Letras 29/06/2017 10:00 min Quinta- feira
5. Faculdade  de  Engenharia 30/06/2017 10:00 min Sexta-feira
6. Faculdade  de  Medicina e o ISCISA 03/07/2017 10:00 min Segunda-feira


A Universidade Agostinho Neto (UAN) promove e realiza de 27 a 29 de Setembro de 2017  uma Conferência Científica, abreviadamente, CCUAN2017, subordinada ao tema “Investigar para o desenvolvimento de Angola: Situação actual e desafios”.

A Conferência Científica da Universidade Agostinho Neto (CCUAN) constitui um fórum bienal, inter e multidisciplinar, de partilha do conhecimento e de incentivo à cultura da investigação científica, com o objectivo de divulgar os resultados da investigação científica e tecnológica realizada pelos docentes, investigadores, estudantes e colaboradores da UAN, bem como promover contactos e parcerias entre investigadores e destes com a sociedade.

Inscrições on line em conferencias.uan.ao

 

APRESENTAÇÃO DO RELATÓRIO MUNDIAL DO PNUD SOBRE DESENVOLVIMENTO HUMANO 2016


A Faculdade de Direito da Universidade Agostinho Neto, em parceria
com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), acolherá, amanhã, dia 14 de Junho de 2017, às 9h00, o Acto de Apresentação do Relatório Mundial do PNUD sobre Desenvolvimento Humano 2016, no Auditório Maria do Carmo Medina, sita na Av. Ho chi Min.

O Discurso de abertura será proferido pela Magnífica Reitora da UAN, Professora Doutora Maria do Rosário Bragança Sambo.

A apresentação do Relatório sobre Desenvolvimento Humano, será feita pela Representante do PNUD, Doutora Glenda Gallardo, Conselheira Económica do PNUD, e pelo Coordenador da Área de Crescimento Inclusivo do PNUD, Doutor José Félix.

Decorre no Campus a Conferência Internacional sobre a Incidência do Cancro em Angola


Decorre no Campus da Universidade Agostinho Neto a Conferência Internacional Sobre a Incidência do Cancro em Angola.

A actividade é uma realização da  Universidade Agostinho Neto (UAN, em parceria com a Universidade de Queen’ s Belfast, da Irlanda do Norte, Reino Unido, com o alto patrocínio  do Ministério do Ensino Superior.

A actividade  conta com a participação de Docentes, Investigadores, Profissionais de Saúde, estudantes universitários e Organizações Não-Governamentais.

Na Conferência estão a ser  abordados os seguintes temas: 1. O Programa Nacional de Prevenção e Controlo do Cancro em Angola.  2. O Cancro  no contexto  dos programas prioritários da Saúde Pública. 3. O impacto da Medicina  alternativa no tratamento do Cancro.

A Conferência Internacional sobre a Incidência do Cancro em Angola tem como objectivos: aferir o grau de conhecimento da população angolana sobre o Cancro; Identificar áreas de investigação interdisciplinares e criar equipa  de investigação científica conjunta (Reino Unido – Angola)  com o financiamento do Governo Britânico.

 

DECORRE A 5ª EDIÇÃO DA FEIRA DO LIVRO 2017


Decorre desde o dia 25 de Maio  de 2017,  a 5ª  Edição da   Feira do Livro. A Feira tem lugar, no Parque de Estacionamento do Departamento de Arquitectura da Faculdade de Engenharia UAN, sita na Avenida Ho Chi Min.

No dia 30 de Maio, às 16h00 será feito o lançamento do livro  “Informática a Um Click” de Honório Thater.

A Feira do Livro que termina no dia 31 de Maio, visa integrar a comunidade Académica; facilitar o contacto com a literatura e assim incentivar os hábitos de  leitura; divulgar os trabalhos de autores, editoras, ilustradores e outras pessoas da comunidade envolvidas com o livro e a leitura.

Participam da Feira do Livro na condição de expositores as Unidades Orgânicas da UAN, livrarias, distribuidoras, editoras e outras entidades envolvidas com o livro e a leitura.

LANÇAMENTO DO LIVRO FILOSOFIA BANTU


A Faculdade de Letras da Universidade Agostinho Neto, tem o prazer de anunciar e convidá-lo a participar do acto de lançamento do livro FILOSOFIA BANTU, de R.P. Placide Tempels, no dia 25 de Maio de 2017 (Quinta-feira), às 16:30.

O acto que visa saudar o dia de África, insere-se no quadro das Actividades Científicas da FLUAN,  terá lugar no Auditório da mesma Faculdade, sita  na Rua Salvador Allende, nº 12, Ingombota.

O Livro é uma edição da Faculdade de Letras da UAN (FLUAN),  sob coordenação dos Professores Doutores Amélia Arlete Mingas e Zavoni Ntondo.

A apresentação do Livro estará a cargo de D. Filomeno Vieira Dias, Arcebispo de Luanda.

CARACTERÍSTICAS DO LIVRO

Número de Páginas: 137

Edições: Faculdade de Letras

Formato: 17 X 23,7 cm

ISBN: 978-989-97995-1-6

Conferência Científica 2017


A Universidade Agostinho Neto (UAN) realiza de 27 a 29 de Setembro de 2017  uma Conferência Científica, abreviadamente, CCUAN2017, subordinada ao tema “Investigar para o desenvolvimento de Angola: Situação actual e desafios”.

A Conferência Científica da Universidade Agostinho Neto (CCUAN2017) constitui um fórum bienal, inter e multidisciplinar, de partilha do conhecimento e de incentivo à cultura da investigação científica, com o objectivo de divulgar os resultados da investigação científica e tecnológica realizada pelos docentes, investigadores, estudantes e colaboradores da UAN, bem como promover contactos e parcerias entre investigadores e destes com a sociedade.

O evento reflecte a necessidade de tornar públicos os principais resultados da investigação científica realizada pela Universidade Agostinho Neto (UAN), numa perspectiva de extensão e colaboração com a sociedade, na procura de soluções para os problemas locais. A UAN cria assim uma oportunidade de concentrar num só evento investigadores de múltiplas áreas da ciência, tecnologia e inovação. O programa inclui a apresentação de resultados de investigação científica (comunicação oral e poster), a organização de uma mesa redonda para debater os desafios da contribuição da investigação científica para o desenvolvimento de Angola e a realização de dois mini-cursos que visam incentivar a prática da investigação científica e a publicação dos resultados.

Para permitir a divulgação dos resultados da investigação realizada em cada área do saber e suscitar o debate entre os participantes, a conferência estará estruturada em quatro painéis, a saber:

Painel 1 – Ciências Sociais e Humanidades

Painel 2 – Ciências Naturais, Engenharias e Tecnologias

Painel 3 – Ciências Médicas e da Saúde

Painel 4 – Ciências Agrárias e Veterinárias

SUBMISSÃO DE TRABALHOS 

Em cada área do conhecimento poderão ser apresentados trabalhos com as componentes de Pesquisa Básica, Pesquisa Aplicada e Desenvolvimento Experimental.

Os autores devem elaborar os resumos dos trabalhos, a apresentar sob a forma de comunicação oral ou de poster, expondo claramente os objectivos, metodologia, resultados e conclusões. Os resumos dos trabalhos aceites serão compilados numa brochura que será disponibilizada aos participantes da conferência.

Os trabalhos apresentados na Conferência Científica, uma vez transformados em artigos científicos, poderão ser publicados na Revista Científica da UAN.

A elaboração dos resumos deverá obedecer às instruções apresentadas nos documentos disponibilizados no web site da UAN (www.uan.ao).

 COMO PARTICIPAR

A participação ao evento é condicionada a inscrição prévia e ao pagamento da taxa de inscrição. O comprovativo do pagamento da taxa de inscrição deverá ser anexado à ficha de inscrição.

 Taxa de inscrição ao evento:
• 2.000,00 AKZ para estudantes da UAN
 6.000,00 AKZ para docentes e investigadores da UAN
 3.000,00 AKZ para estudantes de outras IES (Instituições de Ensino Superior)
 10.000,00 AKZ para docentes, investigadores e outros profissionais não pertencentes à UAN
Os autores de trabalhos aceites pagam 50% da taxa de inscrição.

INSCRIÇÕES

As inscrições poderão ser feitas presencialmente no Campus Universitário, em Camama, no Gabinete de Informação Científica e Documentação (GICD), ou Online, através do Site da Conferência, respeitando o seguinte calendário:

Data Descrição
22 de Maio de 2017 Início das inscrições dos participantes
30 de Junho de 2017 Fim das inscrições dos participantes
30 de Julho de 2017 Data limite para submissão dos resumos
20 de Agosto de 2017 Divulgação dos trabalhos aceites para apresentação
30 de Agosto de 2017 Data limite para submissão dos textos completos e definitivos dos trabalhos aceites
27-29 de Setembro de 2017 Realização da Conferência Científica

O programa será divulgado após a data limite para a submissão dos textos completos das comunicações.

SECRETARIADO DA CONFERÊNCIA

Coordenador – Professor Domingos Neves Margarida, PhD.

E-mail: domingos.margarida@uan.ao

Coordenador Adjunto – Jesus Tomé, MSc.

E-mail: jesus.tome@uan.ao

CONTACTOS:

Telefone: +244 922 975 710

E-mail: Conferência Científica UAN2017 <cc17@uan.ao>

E-mail: Gabinete de Informação Científica e Documentação <gicd@uan.ao>

E-mail: Departamento de Informação Científica e Comunicação <comunicacao@uan.ao>

5ª EDIÇÃO DA FEIRA DO LIVRO DA UAN


A Biblioteca da Universidade Agostinho Neto (UAN) promove e realiza, de 25 a 31 de Maio de 2017,  a 5ª  Edição da   Feira do Livro.

A Feira terá lugar, no Parque de Estacionamento do Departamento de Arquitectura da Faculdade de Engenharia UAN, sita na Avenida Ho Chi Min.

O acto de abertura acontece no dia 25 de Maio, às 09h00 e será presidido, pelo Vice-Reitor para Área Científica e  Pós-graduação, Professor Doutor Pedro Magalhães, seguido do discurso de abertura do Director da Biblioteca Central, Dr. Luís Laerson Neto.

A actividade será marcada igualmente com sessões de autógrafos, dos livros  “Notas Soltas da Minha Vida: Meu Passado, Teu presente, Vol. I e II (Memórias da Luta de Libertação)” do autor Garcia Bires, antigo Vice-Reitor da Universidade de Angola e Actual Embaixador de Angola na China, no dia 26 de Maio, às 10h00; “Informática a Um Click” de Honório Thater, no dia 30 de Maio, às 16h00; “Iniciação à Pesquisa Científica”, de Carlinhos Zassala, no dia 31 de Maio, às 10h00 e a apresentação dos livros do Eng.º Geraldo Ramos, a partir das 12h00, do dia 31.

A Feira do Livro visa integrar a comunidade Académica; facilitar o contacto com a literatura e assim incentivar os hábitos de  leitura; divulgar os trabalhos de autores, editoras, ilustradores e outras pessoas da comunidade envolvidas com o livro e a leitura.

Participarão da Feira do Livro na condição de expositores as Unidades Orgânicas da UAN, livrarias, distribuidoras, editoras e outras entidades envolvidas com o livro e a leitura.

 

 

 

 

Curso de Elaboração de Projectos de Investigação e Desenvolvimento


O Centro de Estudos de o Apoio à Formação, Investigação e Extensão (CEAFIE) da Universidade Agostinho Neto realiza de 29 de Maio a 09 de Junho a 1ª edição do ano de 2017 o Curso de Elaboração de Projectos de Investigação e Desenvolvimento (CEPID).

Estão habilitados a frequentar o Curso todos os docentes e técnicos superiores da Universidade Agostinho Neto mediante o pagamento constante na tabela de taxas e emolumentos, que vigora na UAN desde o ano lectivo 2009, e quadros de outras instituições mediante o pagamento de uma taxa.

Para efectuar as inscrições são exigidos os seguintes documentos:

1 –    Fotocópia do B.I.;

2 –    Ficha de inscrição devidamente preenchida, no caso de formandos da UAN, deverá ser assinada pela direcção da Unidade Orgânica que autoriza a frequentar o Curso e que será entregue no acto da matrícula;

3 –    Fotocópia de conclusão de licenciatura (Diploma ou Certificado).

 Obs: Os documentos constantes nos pontos 1 e 3 deverão ser apresentados no primeiro dia de aulas e são de carácter obrigatório.

Informamos ainda que:

  • A coordenação do Curso está a cargo do Dr Felipe Silva Miranda (924773731);
  • Deve ser apresentado o esboço ou resumo de um projecto de investigação e desenvolvimento que pretenda levar a cabo, enquadrado numa das linhas de investigação do Departamento da Unidade Orgânica com os seguintes elementos: autor, instituição, título, fundamentação, pertinência, objectivos, linhas de investigação e referências bibliográficas;
  • As aulas decorrerão de 2ª a 6ª feira;
  • Os candidatos devem dominar a utilização da informática na óptica do utilizador: processador de texto, folha de cálculo; elaboração de apresentações, navegação na internet e utilização de correio electrónico), pelo que devem possuir um computador portátil.
  • Os candidatos não pertencentes à Universidade Agostinho Neto, mas que querem frequentar o Curso, deverão assinar no acto da matrícula o respectivo contrato.
  • As aulas decorrerão no Laboratório de Apoio a Investigação e Orientação Vocacional (LAIOV) do CEAFIE, das 16:00 às 20:00 horas com uma carga programática de 48 horas lectivas incluindo as defesas dos projectos que terão lugar nos dias a indicar.
  • Informamos ainda que o número de vagas disponíveis para o curso é de 30 participantes, pelo que, é oportuno efectuar a matrícula o mais cedo possível.

As matrículas serão efectuadas de 08 a 26 de Maio nas instalações do Campus Universitário do Camama, Bloco de Física, das 09:00 até 15:00 horas, ou através do seguinte endereço electrónico: ceafie@uan.ao/ ceafie@gmail.com ou maraelly@hotmail.com

IX Jornadas Cientificas de Enfermagem


O Instituto Superior de Ciências da Saúde da Universidade Agostinho Neto (ISCISA-UAN) realiza nos dias 18 e 19 de Maio de 2017 as IX Jornadas Cientificas de Enfermagem, sob o lema: Pesquisa e Inovação em Enfermagem para o Desenvolvimento de Angola”.

O evento decorre no Auditório da Cidade Universitária, localizada em Camama.

Estudantes da UAN visitam barragem de Lauca


Os estudantes da Universidade Agostinho Neto (UAN) visitaram, no dia 28  de Abril de 2017 a barragem de Luaca. A vista de estudo e constatação inseriu-se no programa dos estudantes da UAN “ Roteiro da Paz”.

Os estudantes tiveram a possibilidade  de constatar  uma das maiores Obras de Engenharia do País, fundamental para o desenvolvimento socio-económico da nação angolana.

No final da visita, o grupo de estudantes das nove (9) Unidades Orgânicas da UAN, mostraram-se satisfeitos com o grande Projecto Energético e manifestaram o compromisso de honra e dedicação aos estudos, e
tudo fazer em prol do Progresso Social e Desenvolvimento sustentável de Angola.

Lauca é a segunda maior barragem em construção no Continente Africano, depois da grande represa do renascimento etíope, com custos estimados em 6,4 mil milhões de dólares norte americanos e uma capacidade geracional de energia de seis mil MW.
O projecto de construção de barragens no leito médio do rio Kwanza surgiu a partir de um inventário realizado na década de 1950, solicitado pela então empresa pública sociedade nacional de estudo e financiamento de empreendimentos ultramarinos (sonefe) a empresa Hydrotechnic Corporation (USA), retomados em 2008, com a realização de estudos de viabilidade solicitado pelo Executivo Angolano.
A entrada em funcionamento da central principal de Lauca, com seis grupos geradores de cada 334 MW, a partir de Julho, e da central ecológica com 67 MW, em 2018,  permitirá beneficiar mais de oito milhões de pessoas e os pólos industriais em construção nas regiões norte, centro e sul do país.

 

Palestra alusiva ao dia do Secretário Executivo


O Departamento de Secretariado Executivo e Comunicação Empresarial, da Faculdade de Letras da Universidade Agostinho Neto, realiza no dia 26 de Abril de 2017, a partir das 09 horas, no Anfiteatro da Faculdade, uma palestra com o tema: “Uma nova Era do Secretariado”.

A actividade visa comemorar o 26 de Abril, dia do Secretário Executivo. Este dia é comemorado na última quarta-feira do mês de Abril.

As palavras de boas vindas serão proferidas  pelo Decano Faculdade, Professor Doutor, Alexandre Chicuna.

Destacada importância dos cursos de capacitação de professores


O Director Nacional de Formação de Quadros do Ministério do Ensino Superior, Pascoal Neto, destacou ,em Luanda, os cursos de capacitação dos professores universitários, por serem um método fundamental para actualização de conhecimentos do docente.

O Director fez este pronunciamento à Angop, à margem de uma conferência sobre o “O papel da Juventude universitária nas grandes transformações nacionais” realizado pela Associação dos Estudantes da Universidade Agostinho Neto (UAN), no âmbito do Abril Jovem.

Referiu que os cursos de capacitação de professores contribuem também para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem nas universidades do país.

Reforçou que a melhoria da qualidade de ensino no superior passa pela formação permanente do seu corpo docente, sobre as práticas modernas do sector.

Salientou que as escolas necessitam de professores comprometidos com a instituição, que tenham domínio pedagógico e conheçam as dificuldades dos estudantes, no sentido de arranjar solução para tais questões.

“O docente comprometido com a instituição deve ter a responsabilidade de preparar as aulas, responder claramente as necessidades e questões apresentadas pelos estudantes, incentivar a investigação científica, entre outros pormenores relevantes para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem”, argumentou.

Salientou que quando não se desenvolve a investigação científica não se cumpre com um dos papéis fundamentais da universidade.

A investigação científica, reforçou, é um dos principais factores que diferencia o ensino superior dos outros níveis académicos.

Fonte: Angop

 

Estudantes encorajados a realizar pesquisas científicas


O Vice-Reitor para a Área Académica e Vida Estudantil da Universidade Agostinho Neto (UAN), Professor Doutor Domingos Margarida, encorajou ,em Luanda, os estudantes a centrarem-se mais em pesquisas no domínio científico.

A responsável fez esse pronunciamento quando intervinha numa das sessões da I Grande Conferência da Associação dos Estudantes da UAN, que decorreu sob lema “O papel da Juventude universitária nas grandes transformações nacional.

Referiu que a pesquisa científica proporciona novos factos, que podem contribuir para o desenvolvimento da sociedade e na melhoria do bem-estar da população.

Apelou ainda aos estudantes a interessarem-se mais pelos estudos do empreendedorismo e primarem pela criatividade, acautelando-se dos possíveis usurpadores de ideias alheias.

Solicitou aos estudantes universitários a aplicarem na prática e com rigor científico os conhecimentos adquiridos durante a formação para enfrentarem os desafios de ajudar no processo de desenvolvimento do país.

Fonte: Angop

O Papel da Juventude Universitária nas Grandes Transformações Nacionais


A Associação de Estudantes da Universidade Agostinho Neto (AEUAN) realiza no dia 20 de Abril (Quinta-feira), a 1ª Grande Conferência de 2017, subordinada ao lema: “O Papel da Juventude Universitária nas Grandes Transformações Nacionais”, que visa saudar o Mês da Paz e da Juventude Angolana (Abril Jovem).

A actividade terá lugar no auditório do Campus Universitário da UAN, em Camama, a partir das 10h00 com um discurso da Magnífica Reitora Maria do Rosa´rio Bragança Sambo.

A conferência estará dividida em dois painéis:

O I Painel retratará A Dimensão Social do Plano Nacional de Formação de Quadros e o seu impacto na vida do Jovem Universitário e terá como prelector o Ministro Ensino Superior Dr. António Miguel.

O II Painel terá como prelector o Ministro da Juventude e Desportos, Dr. Albino da Conceição, que fará uma abordagem sobre o Plano Nacional de Desenvolvimento da Juventude (2014-2017) e suas Implicações Políticas Económicas e Sociais.

A actividade será marcada igualmente pela homenagem a ser prestada à Sua Excelência Eng.º José Eduardo dos Santos, Presidente da República de Angola, na qualidade de Arquitecto da Paz e Timoneiro da Unidade, Reconciliação e Reconstrução Nacional.

O 04 de Abril é o dia da Paz em Angola. Esta data, 04 de Abril de 2002, constitui uma das maiores conquistas do povo angolano após a Independência Nacional, a 11 de Novembro de 1975, por marcar uma viragem decisiva no processo político e desenvolvimento de Angola.

Dia 14 de Abril é o Dia da Juventude Angolana, em memória do herói de guerra, José Mendes de Carvalho, mais conhecido por Hoji-ya-Henda.

Estudantes pré- seleccionados no quadro do Programa Anual de Estágios Profissionais entre a UAN e o IFE


Ao Abrigo do Protocolo de Cooperação entre a Universidade Agostinho Neto (UAN) e o Instituto do Fomento Empresarial (IFE), e com base o Edital 001/2017, sobre o Processo Selectivo para o preenchimento de vagas de estágios profissionais nos níveis de graduação da Universidade Agostinho Neto, no quadro do Programa Anual de Estágios Profissionais – IFE (PAEP-IFE) referente ao ano lectivo de 2017, e nos termos da circular do Gabinete do Vice-Reitor para Área Académica e Vida Estudantil de 23 de Março de 2017 foram pré-seleccionados os seguintes estudantes:

Média Nome Especialidade Ano curricular Unidade Orgânica
15,04 Luis Bula Bernardo Finanças Faculdade de Economia
14,73 Jocelina Diogo Baltazar Contabilidade Faculdade de Economia
14,6 Eduardo Seleka Makanua Finanças Faculdade de Economia
14,6 Magalhães Manuel António da Silva Economia Faculdade de Economia
14,39 João Matamba Quimuanga Contabilidade Faculdade de Economia
14,38 Sebastião Kidimbu Jerónimo Contabilidade Faculdade de Economia
14,04 Isaías Domingos Adão Luís Finanças Faculdade de Economia
13,35 Adelino Figueira Fernando Electrotecnia Faculdade de Engenharia
13,33 Sambrano João Ernesto Miguel Economia Faculdade de Economia
13 Adilson Gomes Coxe Economia Faculdade de Economia

Executivo aposta na formação e investigação científica


O Vice-Presidente da República, Manuel Domingos Vicente, considerou no dia 07 de Abril, em Luanda, a formação e a investigação científica como pilares essenciais da estratégia do desenvolvimento sustentável de Angola.

O Vice-Presidente da Republica discursava na cerimónia de atribuição dos prémios nas categorias de “Investigação Científica” e “Formação” do Centro de Estudos Avançados em Educação e Formação Médica (CEDUMED) da Universidade Agostinho Neto, com patrocínio da clínica Multiperfil.
Manuel Vicente ressaltou a necessidade  do estímulo a formação e a investigação como actividades inseparáveis, a fim de se constituírem, de facto, em elementos propulsores do desenvolvimento, tendo em conta as exigências do mercado, os problemas sociais concretos do país.
Destacou igualmente  a necessidade se desenvolverem conhecimentos teóricos e práticos acompanhados de uma análise crítica, reflexiva e criativa, para que, em particular os profissionais da saúde, possam ingressar no mercado de trabalho de maneira competente e actuante.
O Vice-Presidente da Republica considerou importante a cooperação entre o mundo académico e o mercado empresarial, para potenciar uma maior ligação entre o conhecimento científico e a prática e, deste modo, alavancar a transferência de tecnologia e inovação para os sectores produtivos.
Declarou que a iniciativa de premiação contribui para promover a excelência, a qualidade, a inovação, o empreendedorismo, a eficiência e a modernidade no desempenho dos cidadãos, das instituições, das empresas e serviços nos diversos aspectos da vida e sectores de actividade.
Manuel Vicente defende instituições de ensino eficientes e capazes de produzir serviço de qualidade que satisfaçam as expectativas sociais.
Afirmou que o país tem de adoptar uma política de promoção da qualidade, dispondo de melhores professores, capazes de aplicar métodos eficazes e inovadores, para a formação de quadros mais bem formados, com competências que a sociedade e o mercado necessitam do ponto de vista científico, técnico e ético.
Advoga a necessidade de uma “boa” organização e da existência de recursos didácticos, como bibliotecas, mediatecas, tecnologias de informação e comunicação, laboratórios de ensino e estruturas de apoio aos estudantes, como refeitórios e apoio psicológico e de saúde.
Aconselha a criação de parcerias com centros de excelência espalhados pelo mundo, pela integração em consórcios e redes e pela participação em estudos e projectos, pelo que a cooperação internacional tem um papel fundamental, sem esquecer a colaboração com as redes e instituições nacionais.
Adianta ser importante a publicação em revistas internacionais ou locais, a produção de livros, manuais e outros materiais didácticos, no quadro da oferta de mestrados e doutoramentos e obedecendo às recomendações, padrões e melhores práticas internacionais em cada área do saber.

Espera que a atribuição dos prémios incentive as faculdades de Medicina e outras instituições de formação em ciências da saúde, bem como os seus professores, a investirem cada vez mais na expansão, alinhamento e qualificação da oferta formativa, assim como na investigação, para a melhoria contínua da capacitação dos seus profissionais.
O Vice-Presidente da República apelou, por ocasião do 07 de Abril, dia mundial da saúde, a uma reflexão sobre a importância de mantermos o corpo e a mente saudáveis e sobre os principais problemas de saúde que afectam as populações.

Fonte: ANGOP

 

Reitora valoriza qualidade para promoção dos quadros e produtos nacionais


A Reitora da Universidade Agostinho Neto, Maria do Rosário Bragança Sambo, defendeu no dia 07 de Abril, em Luanda, a promoção de conhecimentos e da qualidade para valorização dos quadros e a produção nacional.
Maria Rosário Bragança Sambo fazia a oração de sapiência na cerimónia de atribuição dos prémios nas categorias de “Investigação do Centro de Estudos Avançados em Educação e Formação Médica (CEDUMED) da Universidade Agostinho Neto, com patrocínio da clínica Multiperfil.
Referiu que a qualidade tem grande valor no ensino superior, que deve ser colocada ao serviço das comunidades e da humanidade em geral, aplicando padrões e métodos aceites.
A Reitora da universidade pública destacou a necessidade da promoção do humanismo, cientificidade, satisfação técnica e profissionalismo, pensando na satisfação do doente, empregado, do empregador, do estudante, do docente e do Executivo.
Defende uma educação médica para garantir atendimento satisfatório, rápido, afável, a preços razoáveis, mas acima de tudo, que atenda as necessidades e expectativas dos utentes dos serviços de saúde.

Sublinha que o compromisso efectivo com a qualidade, enquanto factor essencial estratégico do seu desenvolvimento estratégico e da sua sustentabilidade em busca da excelência.Considera indispensável a cultura relacionada com o mérito e esmero, que resultam de prática e hábitos, baseada na boa formação dos profissionais.
Maria do Rosário Bragança Sambo crê que a valorização dos formadores tem de estar em conexão com o lema o Ensino “por um ensino superior de qualidade, promovamos a cultura do mérito”.

Fonte: ANGOP

Premiados trabalhos de investigação científica no domínio da medicina


Em cerimónia testemunhada pelo vice-presidente da República, Manuel Domingos Vicente, na categoria de Formação foram galardoadas a Fundação Fé e Cooperação (FEC) e a Escola Superior de Enfermagem das Misericórdias (ESESFEM) pela obra “Formação para a vida manual de apoio à formação permanente em saúde materno-infantil enfermeiros e parteiras”.
Alina de las Mercedes Martinez Sanchez classificou-se em segundo lugar nas categorias de investigação científica e de Formação, respectivamente, com as obras “Projecto for the continuing profissional development for pharmacistisfrom portuguese speaking countries” e “Cuidados farmacêuticos – sugestões para um currículo de formação farmacêutica centrada no paciente”.

O prémio CEDUMED de educação médica 2017 Clínica Multiperfil tem por finalidade distinguir trabalhos sobre a educação médica em Angola, com o propósito de justamente reconhecer e promover a formação dos profissionais de saúde, que está subjacente aos serviços prestados às populações em termos de qualidade e quantidade.

Criado em 2015, o prémio do Centro de Estudos Avançados em Educação e Formação Médica (CEDUMED) da Universidade Agostinho Neto, é anual, de âmbito nacional e acolhe as categorias “Investigação científica” e “Formação”.
Esta primeira edição é patrocinada pela Clínica Multiperfil.
A cerimónia foi testemunhada pelo director do gabinete de quadros do presidente da república, Aldemiro Vaz da Conceição, a secretário de estado da Saúde, Constantina Furtado, o vice-governador de Luanda para as infra-estruturas, Joaquim Malixe, representantes da Ordem dos Médicos e da comunidade académica e responsáveis e profissionais da saúde.

Fonte: ANGOP

Saúde dos Ecossistemas


A Faculdade de Ciências da Universidade Agostinho Neto (UAN), em parceria com a Universidade de Rhodes, África do Sul, realizaram, nos dias 11 e 12 de Abril, no Hotel SKYNA, em Luanda, a partir das 9h00,um Workshop sobre: Saúde dos Ecossistemas: Serviço dos ecossistemas, Avaliação e Monitoramento”.

O Workshop que está enquadrado no âmbito dos projectos regionais da Comissão da Corrente de Benguela, designadamente do projecto “Fortalecer a Capacidade de Monitorizar a Saúde do Ecossistema: BCC EHB2016-02”, tem como objectivo principal avaliar as ligações entre os serviços dos ecossistemas oceânicos e reforço da capacidade de monitorizar a saúde dos recursos costeiros e oceânicos – para implementar uma abordagem integrada/ecossistémica para a gestão dos oceanos, no espaço regional do Grande Ecossistema Marinho da Corrente de Benguela.

O Workshop consistirá em discussões facilitadas para identificar os principais serviços ecossistémicos oceânicos em Angola e as ligações entre eles e, em segundo lugar, sensibilizar e planear a monitorização da saúde dos ecossistemas oceânicos. Isso ajudará a informar os projectos do BCC e necessidades institucionais e colaborações para o futuro.

 

Conferência sobre a participação dos estudantes universitários no Registo Eleitoral


Com vista a assegurar a participação massiva, activa e efectiva dos estudantes universitários no Processo do Registo Eleitoral e o exercício racional do direito ao voto, a Associação de Estudantes da Universidade Agostinho Neto realizou no dia 28 de Março (Terça-Feira), uma conferência sobre a participação dos estudantes universitários no Registo Eleitoral, que teve como prelector o Director Nacional de Tecnologias e Apoio aos Processos Eleitorais, Dr. António Lemos.

A actividade teve lugar no auditório da Faculdade de Ciências Sociais da UAN, a partir das 10h00,

Foram  intervenientes no acto o Decano da Faculdade de Ciências Sociais, Professor Doutor Víctor Kajibanga, com as palavras de boas vindas, o Vice-Reitor para a Área Académica e Vida Estudantil, Professor Doutor Domingos Margarida que proferirá o discurso de abertura.

 O acto do Registo Eleitoral termina no dia 31 de Março de 2017.

Homenagem a Mulher da UAN


A Universidade Agostinho Neto (UAN) realizou no dia 24 de Março uma actividade com objectivo de homenagear as mulheres da Instituição, no âmbito das celebrações do Março-Mulher.

A actividade foi marcada com a palestra sobre a Epilepsia na Mulher, proferida pela Reitora da UAN, Professora Doutora Maria do Rosário Bragança Sambo.

Durante o acto os Vice-Reitores para Área Académica e Vida Estudantil, Professor Doutor Domingos Margarida, para Área Científica e Pós Graduação, Professor Doutor Pedro Magalhães, e para Administração e Gestão, Professor Doutor Pepe de Gove declamaram poesias dedicadas às nossas colegas.

A actividade foi igualmente marcada pelo concurso de fotografia, denominado mulher fora da UAN, vencido pela funcionária Elisa Dimbo, pela homenagem à funcionária mais antiga da UAN no activo, Filomena Dias dos Santos, pela venda e sessão de autógrafos do livro E ASSIM VIVI BENGUELA – Fragmentos de uma vida, da escritora Maria do Rosário Bragança e pela apresentação da Professora Laurinda Hoygaard, sobre as suas memórias como primeira mulher Reitora da UAN.

Palestra sobre Mulheres e o Processo Eleitoral


Com o objectivo de mobilizar a população estudantil universitária, com particular enfoque às jovens mulhres, para a adesão ao Registo Eleitoral, o Campus da Universidade Agostinho Neto acolheu no dia 23 de Março uma Palestra subordinada ao tema: “A Mulher e o Processo Eleitoral”, ministrada pela Dra. Laurinda dos Prazeres, Directora do Gabinete Jurídico do Ministério da Administração do Território.

O evento inseriu-se na Jornada Março Mulher que este ano decorre à luz do lema: “Mulheres Unidas em Prol de uma Cidadania Activa e Promoção da Diversidade Económica do País”, e foi uma promoção dos Ministério da Família e Promoção da Mulher, do Ensino Superior e da Administração do Território.

Prestigiaram o acto a Secretária de Estado do Ensino Superior para Inovação, Professora Doutora Maria Augusta Martins, a Secretária de Estado para da Família e Promoção da Mulher, Maria da Conceição, a Reitora da UAN, Professora Doutora Maria do Rosário Bragança Sambo, e a Directora em Exercício para a Igualdade e Equidade de Género do Ministério da Família e Promoção da Mulher, Dra. Cesaltina Romeu.

Encontro Nacional de Estudantes de Direito


A Associação de Estudantes da Faculdade de Direito da Universidade Agostinho Neto realiza nos dias 30 e 31 deste mês, em Luanda, o primeiro Encontro Nacional de Estudantes de Direito, disse ontem Anísio Samandjata, membro da organização.
Anísio Samandjata disse ao Jornal de Angola que o encontro, em que devem participar 150 estudantes de todas universidades e institutos superiores do país, pretende ser um espaço de estudo, investigação, discussão e análise entre os estudantes de direito, com a participação de professores, investigadores e profissionais do ramo.
Anísio Samandjata indicou que o encontro decorre com o lema “Estudantes de Direito em busca da excelência no estudo da investigação face aos novos desafios sociais”. A sessão de abertura é presidida pelo ministro da Justiça e dos Direitos Humanos, Rui Mangueira.
No primeiro painel é abordada a História do Ensino do Direito em Angola. O director do Centro de Estudos Económicos e Sociais da Faculdade de Direito Universidade Agostinho Neto, Octávio Serra Van-Dúnem, fala sobre o tema “A promoção da investigação científica no Direito”, Carlos Teixeira, também professor da UAN, fala sobre a questão dos planos curriculares, enquanto Raúl Araújo, juiz-conselheiro do Tribunal Constitucional, faz uma abordagem sobre a “Carreira docente no curso de Direito”.
Está prevista uma mesa-redonda sobre “A realidade do ensino do Direito em Angola”, em que serão intervenientes estudantes de distintas instituições de ensino. Está igualmente agendada uma outra mesa-redonda sobre “As saídas profissionais e a empregabilidade”, em que estão convidados o Procurador-Geral-Adjunto da República, Mota Liz, o advogado Inglês Pinto e a professora Sofia Vale.
Mota Liz fala sobre “O acesso à magistratura judicial ao Ministério Público”, Inglês Pinto, antigo bastonário da Ordem dos Advogados de Angola (OAA), disserta o tema “Exercício da advocacia, os estágios e a carreira”, enquanto Sofia Vale faz uma abordagem sobre “A inclinação dos futuros juristas para o sector privado”.
A mesma dinâmica é seguida no segundo e último dia do encontro. O primeiro painel é “Um olhar ao Direito e ao futuro” e o professor Benja Satula fala sobre “O processo judicial e os prazos”, Manuel Gonçalves, presidente do Conselho de Administração da ENSA e também antigo bastonário da Ordem dos Advogados de Angola, é o principal orador do tema “Os meios extrajudiciais de resolução de litígios”.

Fonte: Jornal de Angola

Universidade Angolana e sua Interface com o Desenvolvimento Nacional


A Universidade Angolana e sua Interface com o Desenvolvimento Nacional” será o tema da Aula Magistral a ser proferida, hoje, dia 10 de Março de 2017, na Faculdade de Ecomomia da Universidade Agostinho Neto, às 8h00, pelo seu Decano, Professor Doutor Redento Maia.

O evento decorre no âmbito das  actividades inerentes à Aula Inaugural do Ano Académico 2017 e da integração dos estudantes recém- admitidos.

Apresentados 26 projectos de Arquitectura


O Departamento de Arquitectura da Faculdade de Engenharia da Universidade Agostinho (UAN), apresentou no dia 7 de Março (Terça-feira) 26 Projectos de Licenciatura da 29ª Geração de Arquitectos da UAN.

 O acto decorreu no Departamento de Arquitectura e foi marcado pela apresentação de projectos de urbanismo e de arquitectura para o Distrito Urbano do Rangel.

Os projectos de urbanismo incluíram propostas de reconversão urbana, enquanto que os de arquitectura incluem propostas de equipamentos para o ensino, a assistência social, a saúde, a habitação, a cultura, os serviços administrativos, o comércio, a hotelaria, o desporto e o transporte público.

Aula Inaugural do Ano Académico na UAN 2017


Aula Inaugural do Ano Académico na Universidade Agostinho Neto terá lugar hoje, dia 06 de Março (segunda-feira), no auditório do Campus, a partir das 11h00.

O acto será marcado pela Oração de Sapiência, a ser proferida pela Professora Doutora Alice de Fátima Ceita e Almeida, Decana da Faculdade de Engenharia da UAN.

 Durante o acto será feita a apresentação do Balanço dos Exames de Acesso 2017, pelo Vice-Reitor para Área Académica e Vida Estudantil, Professor Doutor Domingos Neves Margarida, seguido do discurso da Magnífica Reitora, Professora Doutora Maria do Rosário Bragança Sambo.

Apresentação de Projectos de Licenciatura da 29ª Geração de Arquitectos da UAN


O Departamento de Arquitectura da Faculdade de Engenharia da Universidade Agostinho (UAN), realiza no dia 7 de Março (Terça-feira), a apresentação pública dos Projectos de Licenciatura da 29ª Geração de Arquitectos da UAN.

 O acto terá início às 9 horas, no Departamento de Arquitectura e será marcado igualmente pela apresentação de projectos de urbanismo e de arquitectura para o Distrito Urbano do Rangel. 

Os projectos de urbanismo incluem propostas de reconversão urbana, enquanto que os de arquitectura incluem propostas de equipamentos para o ensino, a assistência social, a saúde, a habitação, a cultura, os serviços administrativos, o comércio, a hotelaria, o desporto e o transporte público.

Administrador do Distrito Urbano da Cidade Universitária recebido no Campus da UAN


O Administrador do Distrito Urbano da Cidade Universitária, Antunes Huambo, foi recebido, na Segunda-feira, dia 27 de Fevereiro, no Campus Universitário, pela Magnífica Reitora, Professora Doutora Maria do Rosário Bragança Sambo, acompanhada dos membros do Colégio Reitoral, assim como pelos Decanos das Unidades Orgânicas e pelos Directores dos Serviços Centrais da Reitoria da Universidade Agostinho Neto (UAN).

O Administrador do Distrito Urbano disse contar com o apoio da Universidade Agostinho Neto para exercer com ciência a sua missão, pelo que convidou a Magnífica Reitora a integrar o Conselho de Auscultação e Concertação Social do Distrito, tendo o convite sido aceite.

A Reitora da UAN, disse durante o encontro que “a vista do Sr. Administrador da cidade Universitária constitui um grande alento face às dificuldades que o Campus atravessa, dificuldades que se prendem, sobretudo, com a segurança, com a limpeza, iluminação pública e com o saneamento básico”.

A UAN, segundo a Magnífica Reitora, vai colaborar com a Administração do Distrito Urbano da Cidade Universitária com a componente Extensão Universitária, que consistem em fazer com que a investigação se aproxime da população, proporcionando apoios do ponto de vista urbanístico, da arquitectura, da saúde pública, de melhorias das condições ambientais, entre outros.

A colaboração com a Administração do Distrito Urbano da Cidade Universitária é, para a Universidade Agostinho Neto, um grande desafio, mas ao mesmo tempo uma oportunidade para mostrar o que pode fazer de apoio real, concreta às comunidades locais.

O Administrador Antunes Huambo fez-se acompanhar da Administradora Adjunta para a área técnica, Teresa Coelho, do regedor do distrito e de outros membros do seu gabinete.

Conferências com o Professor Boaventura de Sousa Santos


A Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Agostinho Neto (FCS-UAN) realiza de 1 a 3 de Março do ano em curso, no quadro da sua programação académica e científica para o ano lectivo de 2017, as seguintes actividades:

  • Dia 1 de Março de 2017:Conferência subordinada ao tema «Os desafios da cidadania e da democracia», no anfiteatro principal da FCS/UAN, às 9h30’;
  • Dia 2 de Março de 2017:Conferência inaugural subordinada ao tema «Refundar as ciências sociais a partir do sul global», no anfiteatro principal da FCS/UAN, às 8h30’;
  • Dia 3 de Março de 2017:Conferência subordinada ao tema «Estado, constitucionalismo e lutas sociais», no anfiteatro principal da FCS/UAN, às 15h00’.

As conferências tem como prelector o Professor  Boaventura de Sousa Santos, sociólogo, Professor Catedrático Jubilado da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e Director do Centro de Estudos Sociais da referida Universidade.

Participam da  actividade, docentes e estudantes da Universidade Agostinho Neto, convidados de outras instituições de ensino superior e público em geral.

ABERTURA DO ANO ACADÉMICO 2017


O Vice-Presidente da República, Engenheiro Manuel Domingos Vicente, vai presidir, na próxima Sexta-feira, dia 03 de Março, em Caxito, Província do Bengo, o acto de Abertura Oficial do Ano Académico 2017.

 A ter início às 08h30, o acto de abertura do Ano Académico decorrerá sob lema “POR UM ENSINO SUPERIOR DE QUALIDADE, PROMOVAMOS A CULTURA DO MÉRITO”.

A delegação da Universidade Agostinho Neto (UAN) ao acto será chefiada pelo Vice-Reitor para Área Académica e Vida Estudantil, Professor Domingos Neves Margarida, integrando os Vice-Reitores para Área Científica e Pós-Graduação e para Administração e Gestão, Professores Pedro Magalhães e Pepe de Gove, respectivamente.

Além dos esperados discursos de boas-vindas ao Governador Provincial do Bengo, João Bernardo de Miranda, e de Sua Excelência Vice-Presidente da República, Engenheiro Manuel Domingos Vicente, serão lidas mensagens do colectivo de estudantes, do colectivo de docentes, da Ordem dos Profissionais Arquitectos de Angola e proferida uma Aula de Sapiência pela Secretária de Estado da Saúde, Dra. Constantina Pereira Furtado Machado.

PROGRAMA DE ESTÁGIO NAS ÁREAS DE ENGENHARIA DO AMBIENTE E AQUISIÇÕES


A Direcção Nacional de Águas (DNA) do Ministério da Energia e Águas (MINEA) desenvolve um programa de estágios com o objectivo de capacitar jovens licenciados em áreas de Engenharia do Ambiente e Aquisições. Para concorrer às respectivas vagas, os candidatos devem preencher os seguintes requisitos:

ÁREA DE ENGENHARIA

  1. Licenciatura em Engenharia Civil, Engenharia Hidráulica ou Engenharia Sanitária
  2. Não possuir experiência de trabalho na área de licenciatura
  3. Estar desempregado
  4. Ter nacionalidade angolana
  5. Ter idade compreendida entre 18 e 35 anos

ÁREA DE AQUISIÇÕES

  1. Licenciatura em Engenharia, Direito, Economia, Gestão ou outra área afim
  2. Não possuir experiência de trabalho na área de licenciatura
  3. Estar desempregado
  4. Ter nacionalidade angolana
  5. Ter idade compreendida entre 18 e 35 anos

As candidaturas devem ser apresentadas até ao próximo dia 01 Março 2017, de acordo com a seguinte indicação:

CANDIDATURA  A  ESTÁGIO

À atenção:

Sr. Engº Lucrécio Costa

Director Nacional de Águas

Unidade de Coordenação de Projectos

Rua 21 de Janeiro, Sector A, Quarteirão 2, Casa 12, Morro Bento

Luanda, Angola

Estão disponíveis quatro (4) vagas para área de Engenharia e duas (2) vagas para a área de Aquisições.

Seminário sobre o Procedimento e a Actividade Administrativa na UAN


A Universidade Agostinho Neto (UAN) promove e realiza, no dia 24 de Fevereiro de 2017 (Sexta-feira), na Faculdade de Direito, um fórum de partilha de conhecimentos e reflexões sob a designação “Seminário sobre o Procedimento e a Actividade Administrativa na UAN – contributo para a realização da sua missão”, abreviadamente SPAD.
A decorrer sob o lema “Eficiência e eficácia da acção administrativa, por uma cultura de qualidade de ensino na UAN, o seminário é dirigido aos Vice-Reitores, Decanos e Directores das Unidades Orgânicas, Vice-Decanos e Directores-Adjuntos das Unidades Orgânicas, Directores dos Serviços da Reitoria, Chefes de Departamento de Recursos Humanos das Unidades Orgânicas, Chefes de Departamento do Gabinete Jurídico e dos Serviços de Recursos Humanos da Reitoria, Técnicos do Gabinete Jurídico e Consultores Jurídicos ou Advogados das Unidades Orgânicas.

<

p style=”text-align: justify;”>O Seminário visa contribuir para o reforço da capacidade institucional da Universidade Agostinho Neto na realização da sua missão de formação de quadros superiores nos diversos ramos do saber; assegurar
 a melhoria contínua do seu desempenho, através da elevação da qualidade dos seus processos de gestão, para alcançar resultados consistentes e alinhados com os seus objectivos estratégicos e melhorar
 a eficiência
 e a eficácia
 da acção administrativa na gestão do processo de ensino e aprendizagem.

O Seminário Seminário sobre o Procedimento e a Actividade Administrativa na UAN – contributo para a realização da sua missão” será animado pelos professores Carlos Feijó, Raul Araújo, Carlos Teixeira, Valentim Comboio e Norberto Capeça.

Programa do Seminário sobre o Procedimento e a Actividade Administrativa na UAN

Instituto Confúcio abre inscrições para exames de acesso ao Curso de Língua e Cultura


O Instituto Confúcio na Universidade Agostinho Neto (UAN:www.uan.ao) abre  dia 15 de Fevereiro inscrições para candidatos interessados em frequentar o curso de Língua e Cultura Chinesa.

Para este ano lectivo estão disponíveis 200 vagas, sendo 30 para docentes e 20 para trabalhadores não-docentes da Universidade Agostinho Neto,  100 para estudantes da Universidade Agostinho Neto e 50 para o público em geral.

 Os candidatos deverão apresentar no acto de inscrição os seguintes documentos: Original e cópia do Bilhete de Identidade; duas fotografias tipo-passe; original e cópia do certificado de habilitações literárias de licenciado ou grau superior; prova de que é estudante, docente ou funcionário não-docente em tempo integral na Universidade Agostinho Neto.

 As inscrições vão decorrer até o dia 24 de Fevereiro no período das 10 às 15 horas, na sede do Instituto Confúcio, sito no Campus Universitário, em Camama, Distrito Cidade Universitária. No dia 27 de Fevereiro serão publicadas as listas dos inscritos, os quais prestarão Exame de Acesso no dia 1 de Março.

 No dia 10 de Março, serão publicados os resultados dos Exames de Acesso, devendo os apurados e os antigos estudantes realizar matrículas no período de 13 a 17 de Março de 2017.

 O curso é gratuito e as aulas terão início no dia 22 de Março de 2017.

Para mais informações, os interessados deverão contactar a Secretariado do Instituto Confúcio na Universidade Agostinho Neto, Campus Universitário, de Segunda a Sexta-feira, nas horas normais de expediente, ou seja, das 9H às 15H30, ou através dos números telefónicos 922 98 82 40/ 917 94 81 11 ou pelo endereço de correio electrónico: institutoconfuciouan@hotmail.com.

 

EXAMES DE ACESSO À UAN


As inscrições para os Exames de Acesso à Universidade Agostinho Neto (UAN) para o Ano Académico 2017 entram, Segunda-feira, dia 16 de Janeiro, na sua semana derradeira.

Abertas no dia 05 de Janeiro, no Campus Universitário, em Camama, onde decorrem, terminam no Sábado, dia 21, dia que, certamente, será aproveitado para quem, por diversas razões, não conseguiu nos 7 dias precedentes inscrever-se e testar conhecimentos para obter uma das 5 385 vagas, disponíveis no conjunto dos 45 cursos ministrados nas 9 Unidades Orgânicas, nomeadamente: Faculdades de Ciências, Ciências Sociais, Direito, Economia, Engenharia, Letras e Medicina; Instituto Superior de Ciências da Saúde (ISCISA) e Escola Superior de Hotelaria e Turismo (ESHOTUR). Há mais 80 vagas adicionais do curso de Ciências da Informação, ministrado pelo Instituto Superior de Ciências da Comunicação (ISUCIC),  que também realiza as suas inscrições e os respectivos exames de acesso no Campus Universitário, inserido na Área das Ciências Sociais.

As listas com a indicação das salas onde os candidatos prestarão a prova única serão publicadas no Site da UAN e afixadas em lugares acessíveis no Campus Universitário no dia 24 de Janeiro. De acordo com o calendário, os dias 24 e 25 de Janeiro serão reservados às reclamações. Os resultados das reclamações serão publicados no dia 27.

Os exames, ou seja, a prova única, realizada em três áreas do saber, nomeadamente Ciências Sociais, Ciências Exactas e Ciências da Saúde, terão lugar nos dias 30 e 31 de Janeiro e de 1 a 6  de Fevereiro, sendo os resultados dos publicados no dia 13 de Fevereiro.

Tanto as inscrições como os Exames de Acesso terão lugar no Campus Universitário Agostinho Neto, em Camama.

Estudantes da UAN com estágios profissionais


Os estudantes da Universidade Agostinho Neto (UAN) passam a beneficiar de estágios profissionais fruto do Protocolo de Cooperação assinado entre a UAN e o Instituto de Fomento Empresarial (IFE).

O Protocolo visa desenvolver o capital humano com formação superior adequada as necessidades do país e apoiar a formação tecnológica, em consonância com as necessidades de desenvolvimento de Angola, a médio e longo prazo.

Os estágios dos estudantes ao abrigo do Protocolo serão realizados, preferencialmente nas províncias de Luanda e Bengo, que constituem a Região Académica I em que está inserida a UAN, sem prejuízo do que tenha de ser realizado fora do referido território, em função do seu objecto e natureza.

Assinaram o Protocolo a Reitora da UAN, Professora Doutora Maria do Rosário Bragança Sambo e a Presidente do Conselho de Administração do IFE Dra. Dalva Maurícia Calombo Ringote Allen.

UAN assina Protocolo de Cooperação com o Instituto de Fomento Empresarial


A Universidade Agostinho Neto (UAN) Assinou, dia 21 de Janeiro, um Protocolo de Cooperação com o Instituto de Fomento Empresarial (IFE) para a realização de estágios de estudantes finalistas, no quadro do Programa anual de Estágios Profissionais do IFE.

Foram signatárias do Protocolo a Reitora da UAN, Professora Doutora Maria do Rosário Bragança Sambo e a Presidente do Conselho de Administração do IFE, Dra. Dalva Maurícia Calombo Ringote Allen.

A Reitora da UAN referiu que – Este protocolo vem de encontro ao interesse da UAN na promoção da integração do seus formandos no mercado de trabalho, possibilitando-lhes o exercício de funções aliadas com as suas habilitações e ou qualificações-.

Por sua ver a Presidente do Conselho de Administração do IFE salientou que – o programa de estágio profissional constitui um instrumento de apoio às empresas nacionais, tendo por objectivo colocar à disposição destas organizações jovens estudantes, rigorosamente seleccionados com base nos respectivos currículos, de modo a contribuir para criação de mais-valia-.

Estiveram presentes no acto, o Ministros do Ensino Superior, Adão do Nascimento, o Ministro da Economia, Abrahão Gourgel, o Director do Gabinete de Quadros da Casa Civil do Presidente da República, Aldemiro Vaz da Conceição, o Director da Unidade Técnica para o Investimento Privado,Norberto Garcia, membros do Colégio Reitoral da UAN, Decanos e representantes das empresas participantes do Protocolo de Cooperação.

CAMPUS UNIVERSITÁRIO COM POSTO DE REGISTO ELEITORAL


Durante o processo de inscrições para os exames de acesso,  candidato que ainda não actualizou o seu registo eleitoral ou que vai tratar do seu registo pela primeira vez é convidado a dirigir-se ao posto de registo eleitoral, para cumprir com o seu dever de cidadão. No posto de registo o candidato pode, além de actualizar, tratar o cartão pela primeira vez, solicitar a emissão da segunda via do seu cartão, para quem o tenha perdido.

O registo eleitoral é o acto de inscrição prévio e indispensável pela qual o cidadão adquire o estatuto de eleitor que lhe permite participar na escolha dos dirigentes do País.

Decano da Faculdade de Letras lança dois livros


O linguista e decano da Faculdade de Letras da Universidade Agostinho Neto, Professor Alexandre Chicuna, lançou no Sábado,dia 07 de Janeiro, em Cabinda, no Museu Regional.Duas obras científicas intituladas Portuguesismos nas Línguas Bantu-Para um Dicionário Português Kiyombe e Dicionário de Siglas e Abreviaturas Angolanas. O lançamento dos livros enquadrou-se nas actividades comemorativas do Dia Nacional da Cultura, assinalado no dia 8, cujo acto central teve lugar na cidade de Cabinda .

Os dois livros foram apresentados pelo vice-decano da Faculdade de Letras para a Área Científica da Faculdade de Letras da Universidade Agostinho Neto, Petelo Nguinamau Neta-va. A cerimónia contou com a presença do vice-governador para o Sector Social e Político, Victor do Espírito Santo, do vice-governador para o Sector Técnico e Infra-Estruturas, Otiniel Niemba da Silva, e do secretário provincial da Cultura, Euclides da Lomba.

O autor disse ao Jornal de Angola que o livro Portuguesismos nas Línguas Bantu-Para um Dicionário Português Kiyombe resulta de uma investigação sobre a presença do léxico do português no kiyombe, língua bantu da província de Cabinda. O segundo propósito do livro, ainda de acordo com o linguísta, consiste na apresentação de um modelo de Dicionário Português-Kiyombe.

Em relação ao Dicionário de Siglas e Abreviaturas Angolanas, o autor diz tratar-se de um livro que reflecte um estudo cuidadoso e sistemático sobre a criatividade local, que regista um número elevado de siglas e acrónimos. Os livros já foram apresentados em Março de 2015, em Luanda. O lançamento dos livros em Cabinda representou para o autor um momento especial, pois trata-se da sua terra natal.

O autor  é doutorado em Linguística pela Universidade Nova de Lisboa, mestre em Linguística pela mesma instituição, e é licenciado em Ciências da Educação, opção Português.

Fonte: Jornal de Angola

Dr. ANTÓNIO AGOSTINHO NETO ENTRE OS LAUREADOS DO PRÉMIO MANDELA, 2016


O Dr. António Agostinho Neto, Presidente-Fundador da República de Angola e Patrono da Fundação Dr. António Agostinho Neto (FAAN), foi agraciado a titulo póstumo com o Prémio Mandela de AUDÁCIA, pela sua contribuição heróica na luta pelas Independências de Angola, Zimbabwe e Namíbia, pelo fim do Apartheid na África do Sul e a consequente libertação de Nelson Mandela.

Com mais este reconhecimento póstumo, o Prémio Mandela de 2016 destaca a audácia de Agostinho Neto que continua a ser uma fonte de inspiração e de orientação para as novas gerações, em Angola e no Mundo.

O Prémio Mandela. é uma distinção tutelada pelo Instituto Mandela, um “think tank” (grupo de reflexão) com sede na Universidade de Bordeaux, França, sub-dividido em quinze categorias cujo objectivo principal é prestar reconhecimento a pessoas individuais e colectivas que se tenham destacado na realização de acções em prol do continente africano e da Paz, dentro do espírito de Nelson Mandela.

Para a edição de 2016 o Instituto Mandela (www.institutmandela.com) presidido pelo Dr. Paul Kananura, anunciou a recepção de 3.623 candidaturas, nomeadamente, 3.191 candidaturas populares. 25 candidaturas individuais, 388 candidaturas diplomáticas, 19 candidaturas oficiais. Destas no decorrer da primeira fase de avaliação, o Comité Organizador do Prémio, descartou 867 candidaturas por considerá-las pouco motivadoras, para concorrerem ao Prémio, restando assim, um universo de 2.756 dossiers, que submetidos a uma segunda fase de avaliação do Júri, reduziu-os a 75 dossiers, a razão de cinco dossiers por cada categoria concorrente, onde por sua vez, foram seleccionados os 15 laureados do certame.

Fonte: Fundação Dr. António Agostinho Neto (FAAN)

 

Universidade Agostinho Neto vence “Olimpíadas Universitárias”


A Universidade Agostinho Neto (UAN) venceu a primeira edição do concurso “Olimpíadas Universitárias – Quadros de Excelência”, cujos resultados foram divulgados dia 21 de Dezembro, quarta-feira, em Luanda.

O concurso está inserido no âmbito do programa “Sucesso Escolar e Mérito estudantil”, promovido pela JMPLA. Os vencedores receberam certificados de participação, medalhas e uma taça, correspondente ao lugar que ocupou na competição.

Em declarações à imprensa, no final da cerimónia, o primeiro secretário provincial da JMPLA de Luanda, Nelson Funete, disse que foram cumpridos os objectivos preconizados pela organização do concurso.

A organização do concurso, referiu, está a trabalhar com parceiros no sentido atribuir bolsas de estudo internas e proporcionar estágios profissionais, em instituições públicas e privadas, aos vencedores.

Segundo Nelson Funete, durante o concurso vários estudantes se destacaram ao demonstrar o seu talento académico, que pode ser aproveitado para futuras acções do Executivo.

Anunciou que a JMPLA pretende realizar a II edição das “Olimpíadas Universitárias – Quadros de Excelência”, em Abril 2017, com melhor qualidade e mais abrangente.

No concurso, foram avaliados projectos do ramo da Engenharia Civil, Engenharia Eléctrica, Engenharia Urbanística, Engenharia de Petróleo e Engenharia Informática.

A iniciativa tem o objectivo de buscar soluções para os vários problemas sociais que a província de Luanda vive, através de projectos cientificamente comprovados e possibilitar a identificação de futuros quadros talentosos, no sentido de orientá-los académica e profissionalmente.

Fonte: Angop

Frases da Reitora da UAN em 14/12/2016


Frases extraídas da Mensagem de Fim de Ano da Reitora da UAN, Professora Maria do Rosário Bragança Sambo,no acto de recepção de Cumprimentos dos seus colaboradores

Campus Universitário, 14/12/2016

Transformar problemas em projectos através de um estreitamento das relações Universidade-Sociedade.

Declaro-me orgulhosa da nossa Universidade e tenho a certeza que este sentimento impera em toda comunidade académica, apesar das bem conhecidas adversidades.

Sem este sentimento de brio pela nossa Universidade seremos incapazes de ter a força anímica necessária para vencer, no dia-a-dia, todos ou pelo menos alguns dos obstáculos com que inevitavelmente nos depararemos.

Todavia, esse orgulho deve ser também sinal de humildade, isto é, de capacidade de reconhecer que erramos, que sabemos que teremos de melhorar, que precisamos de ajuda, só assim estaremos aptos a buscar ajuda para crescer no dia-a-dia e chegar mais longe, melhorando sempre, corrigindo e melhorando com a convicção de que a tarefa tem sempre outras etapas a seguir, mas sempre para melhor.

Reitora da UAN recebe cumprimentos de Fim de Ano


A Magnífica Reitora da Universidade Agostinho Neto, Professora Doutora Maria do Rosário Bragança Sambo, recebeu no dia 14 de Dezembro, cumprimentos de Fim de Ano dos seus colaboradores.

Os Vice-Reitores, Decanos e Vice-Decanos, Directores dos Centros de Investigação, Directores dos Serviços Centrais e funcionários docentes e não docentes estiveram presentes no Auditório do Campus a apresentar cumprimentos à Reitora.

A Decana da Faculdade de Ciências, Professora Doutora Suzanete Costa, falou em nome de todos os trabalhadores da UAN, docentes e não docentes,comparou o ano de 2016 a um mar muito agitado, cheio de problemas e a Universidade Agostinho Neto, a um barco, que tinha de atravessar esse mar; a comandar este barco está a Magnífica Reitora e a sua equipa. Este foi mar mais difícil de atravessar até agora – disse a Professora Suzanete – mas o barco conseguiu chegar até ao fim do ano sem se afundar; a Universidade conseguiu chegar ao final do ano sem morrer, conseguiu sobreviver, e devemos isso à pessoa que esteve a comandar este barco, a Magnífica Reitora – sublinhou.

A Professora Suzanete Costa enalteceu a coragem de todos e agradeceu a Reitora por ter dirigido a UAN até à data presente, apesar das enormes dificuldades, e reafirmou a disponibilidade de todos em continuar a trabalhar para o engrandecimento da UAN.

Na sua mensagem de fim de ano, a Magnífica Reitora agradeceu indistintamente os Vices-Reitores, todos os presentes e ausentes, que compõem a UAN e que de uma forma ou de outra deram de si o que tinham de melhor em prol da melhoria do funcionamento da Universidade, animados do espírito de equipa que têm infundido desde que iniciaram funções na Reitoria da UAN.

A Professora Doutora Maria do Rosário Bragança Sambo agradeceu igualmente  todas as famílias, que constituem um porto seguro para o equilíbrio de cada um, que é indispensável ao bom desempenho das actividades quotidianas, quer da vida pessoal, quer da vida profissional.

A Reitora da UAN desejou a todos, festas felizes, prosperidade em 2017, e recomendou para que não se esqueça que todos são importantes na UAN e que a UAN é muito importante para todos.

Universidade Agostinho realiza Natal para as Crianças


A Universidade Agostinho Neto (UAN) realizou, hoje, 16 de Dezembro de 2016 uma festa denominada NATAL DA CRIANÇA.

O evento teve como objectivo principal proporcionar um Natal Feliz as crianças dos funcionários da UAN e permitir que as mesmas convivam entre si e com os seus pais no local de trabalho.

As crianças visitaram o Gabinete da Reitora da UAN, Professora Doutora Maria do Rosário Bragança Sambo e os outros locais de serviço da Universidade, divertiram-se, e no fim da actividade receberam os seus presentes de natal.

Lista dos candidatos seleccionados para frequentarem o Curso de Agregação Pedagógica


O Centro de Estudos de Apoio à Formação, Investigação e Extensão (CEAFIE) da  Universidade Agostinho  Neto, informa que a partir do dia 13 de Março de 2017 dará início a 1ª edição do Curso de Agregação Pedagógica para o ano  2017.

Lista dos candidatos seleccionados para frequentarem o Curso de Agregação Pedagógica indisponível no site.

 

clique

III Simpósio do Instituto Superior de Ciências da Saúde “Repensando sobre VIH e SIDA”


O Instituto Superior de Ciências da Saúde da UNIVERSIDADE AGOSTINHO NETO (ISCISA)  realizará, no dia 5 de Dezembro, a partir das 09h00, o III Simpósio sob o lema “Repensando sobre o VIH/SIDA”.

O acto que decorrerá no Anfiteatro do ISCISA, ao Morro Bento, tem como objectivo enfatizar o sério problema de saúde que constitui o VIH/SIDA.

A actividade insere-se no âmbito da comemoração do 01 de Dezembro, dia Mundial da Luta Contra a SIDA.  Este dia visa alertar as populações para a necessidade de prevenção e de precaução contra o vírus da SIDA. Este vírus ataca o sistema sanguíneo e o sistema imunológico do doente. A data tem igualmente o objectivo de lembrar todas as vítimas que faleceram ou que estão infectadas com a doença.

A SIDA ou VIH (Vírus da Imunodeficiência Humana) foi descoberta no ano de 1981 e matou mais de 30 milhões de pessoas em todo o mundo. África é o continente onde a SIDA tem feito mais vítimas. No final de 2013 contavam-se cerca de 35 milhões de pessoas com a doença e 7.500 novos casos por dia.

 

 

Reitora da UAN participara na 6ª Conferência FORGES no Brasil


imagem2Em representação do Ministro do Ensino Superior, Professor Adão Nascimento, a Reitora da Universidade Agostinho Neto, Professora Maria do Rosário Bragança Sambo, participou na 6ª Conferência Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa (FORGES), que decorreu de 28 a 30 de Novembro, em Campinas, Brasil.

O evento debateu o Papel das Universidades, ao abrigo do tema genérico “PARA QUE(M) SERVEM A UNIVERSIDADE E AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR (IES)? BALANÇOS, PROPORÇÕES E DESAFIOS ACERCA DO PAPEL DAS IES NO SÉCULO XXI”

A 6ª Conferência Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa (FORGES)  esteve dividido em três painéis, 14 sessões paralelas e 127 comunicações, contou com cerca de 200 participantes que discutiram a educação superior no desenvolvimento de regiões e de países que têm o português como língua oficial.

Participaram da mesa da presidência do evento, o Reitor da Unicamp, José Tadeu Jorge, a presidente da Associação Forges, Luísa Cerdeira; a representante do Ministério da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior de Moçambique, Eugênia Cossa; a representante do Ministério do Ensino Superior de Angola, Maria do Rosário Sambo; a ministra da Educação de Cabo Verde, Maritza Rosabal Peña; e o coordenador geral da Universidade, Álvaro Penteado Crósta.

discurso-da-reitora-angola-mrbs_-6a-conf-forges

 

Curso de Análise Multivariada de Dados Ecológicos


O Centro de Botânica da Universidade Agostinho Neto (UAN) promove e organiza, de 28 de Novembro a 6 de Dezembro de 2016, o CURSO DE ANÁLISE MULTIVARIADA DE DADOS ECOLÓGICOS, das 9h00 às 17h00.

O curso visa dotar os técnicos participantes de conhecimento e habilidades para utilização de técnicas multivariadas para análise e interpretação de dados ecológicos.

A análise multivariada é uma ferramenta estatística essencial aplicada à actividade de investigação científica. A aplicação desta técnica, requer a utilização de Softwares, desta forma, para a sua execução efectiva, é necessária uma formação profissionalizante do investigador/técnico, ligados ao estudo da fauna/flora-vegetação e áreas afins. Assim, este curso visa contribuir para o desempenho técnico-científico e académico dos Recursos Humanos ligados a investigação científica.

O Curso será ministrado no Centro de Botânica da UAN, Avenida Revolução de Outubro, Prédio de CNIC, 1º andar ala esquerda, Luanda.

Contacto para mais informação: 914863959/923550165; 923512749.

Correio electrónico: dofrasco@yahoo.com.br; manuelapedro1@hotmail.com

 

Inscrições para os Exames de Acesso 2017


As inscrições para os Exames de Acesso à Universidade Agostinho Neto para o Ano Académico 2017 terão lugar no período de 05 a 21 de Janeiro de 2017. Os dias 03 e 04 de Janeiro de 2017 serão reservados para informação e orientação vocacional dos candidatos.
A prova única de acesso terá lugar entre os dias 30 e 31 de Janeiro e de 01 a 06 de Fevereiro de 2017. Tanto as inscrições como os Exames de Acesso terão lugar no Campus Universitário Agostinho Neto, em Camama.

A Universidade Agostinho Neto informa ainda que em todos os cursos reservam-se 5% de vagas para os Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria e seus descendentes e para os portadores de deficiências, que deverão fazer prova documental dessa condição por altura das inscrições.

As vagas disponíveis para essas categorias de candidatos serão disputadas entre si, apurando-se o que obtiver a melhor nota sem prejuízo dos seus direitos previstos no Regime Geral dos Exames de Acesso.

Os candidatos portadores de deficiências gozarão de prioridade nas inscrições, não estando sujeitos às filas que se formam normalmente para um processo organizado e ordeiro.

DOCUMENTOS EXIGIDOS PARA INSCRIÇÃO

  1. Original do Certificado de Habilitações (curso médio ou pré-universitário ou antigo 7º Ano do Liceu ou Diploma Estrangeiro reconhecido pelo MED) com notas discriminadas de todas as disciplinas e anos, acompanhada de uma fotocópia que ficará arquivada, depois de confrontada com o original.
  2. Atestado da situação Militar Regularizada para os candidatos em idade militar.
  3. Declaração de Serviço para os candidatos trabalhadores.
  4. Documento militar ou da polícia, caso seja militar ou polícia.
  5. Fotocópia do Cartão de Identificação e Declaração emitida pelos serviços competentes dos Antigos Combatentes e Veteranos de Guerra da localidade onde o beneficiário está recenseado e controlado (Artigo 6º do Decreto nº 68/04, de 15 de Novembro).
  6. Original do Bilhete de Identidade (B.I.) ou Passaporte (no caso de estrangeiros), acompanhado de uma fotocópia que ficará arquivada depois de confrontada com o original.
  7. Ficha de Inscrição devidamente preenchida (a ser fornecida no local da triagem).
  8. Três (3) fotografias coloridas tipo passe e recentes.
  9. Pagamento de

Akz 4.000, 00 (quatro mil Kwanzas), por uma (1) opção;

Akz 6.000,00 (seis mil Kwanzas), por duas (2) opções, se forem pagas ao mesmo tempo num único documento (talão de depósito ou talão de transferência).

Este valor deverá ser transferido ou depositado exclusivamente no Banco de Fomento Angola – BFA

Conta n.º 940643930001AKZ

IBAN: AO06000600000 940643930152.

Por altura da inscrição, o candidato deverá juntar a prova documental do depósito ou transferência bancária à restante documentação acima mencionada.

Exames de Acesso 2017 – Cursos e Opções


Faculdades, Instituto ou Escola                       CURSOS OFERECIDOS
1ª OPÇÃO 2ª OPÇÃO*
 

 

 

FACULDAE DE CIÊNCIAS

 

Biologia Medicina

Enfermagem

Farmácia

Análises Clínicas

Ciências da Computação

Engenharia Geográfica

Física

Geofísica

Geologia

Matemática

Meteorologia

Química

Engenharia Civil

Engenharia Electrónica

e Telecomunicações

Engenharia Electrotecnia

Engenharia Informática

Engenharia Mecânica

Engenharia de Minas

Engenharia Química

Engenharia de Petróleo

 

 

 

 

FACULDADE

 DE

CIÊNCIAS SOCIAIS

Antropologia

Ciência Política

Comunicação Social

Geodemografia

História

Psicologia

Sociologia

Direito

Filosofia

Línguas e Literaturas Africanas

Língua e Literaturas em Língua Francesa

Língua e Literaturas em Língua Inglesa

Língua e Literaturas em Língua Portuguesa

Secretariado Administrativo e Comunicação

Empresarial

Gestão e Administração Pública

 

Contabilidade e Administração

Contabilidade e Auditoria

Economia

Gestão de Empresas

Gestão Financeira

Gestão de Turismo

 

FACULDADE

DE

DIREITO

Direito Antropologia

Ciência Política

Comunicação Social

Geodemografia

História

Psicologia

Sociologia

FACULDADE

DE

ECONOMIA

Contabilidade e Administração

Contabilidade e Auditoria

Economia

Gestão de Empresas

Gestão Financeira

Gestão e Administração Pública

Gestão de Turismo

 

 

 

 

 

FACULDADE

 DE

ENGENHARIA

 

                           CURSO DE BACHARELATO
Arquitectura

Engenharia Civil

Engenharia Electrónica

e Telecomunicações

Engenharia Electrotecnia

Engenharia Informática

Engenharia Mecânica

 

 

 

 

 

 

 

                       CURSO DE LICENCIATURA
Arquitectura Engenharia Civil
Engenharia Civil

Engenharia Electrónica

e Telecomunicações

Engenharia Electrotecnia

Engenharia Informática

Engenharia Mecânica

Engenharia de Minas

Engenharia Química

Engenharia de Petróleo

Ciências da Computação

Engenharia Geográfica

Física

Geofísica

Geologia

Matemática

Meteorologia

Química

 

 

 

 

FACULDADE

DE

LETRAS

Filosofia

Línguas e Literaturas Africanas

Língua e Literaturas em Língua Francesa

Língua e Literaturas em Língua Inglesa

Língua e Literaturas em Língua Portuguesa

Secretariado Administrativo e Comunicação

Empresarial

Direito

Antropologia

Ciência Política

Comunicação Social

FACULDAE

DE

MEDICINA

Medicina

 

Biologia

Enfermagem

Farmácia

Análises Clínicas

 

 

 

 

INSTITUTO SUPERIOR

 DE CIÊNCIAS DA SAÚDE (ISCISA)

Análises Clínicas e Saúde Pública

Ciências de Enfermagem

Ciências Farmacêuticas

Medicina

Biologia

Psicologia Clínica

Psicologia Escolar

Antropologia

Ciência Política

Comunicação Social

Geodemografia

História

Psicologia

Sociologia

ESCOLA SUPERIOR DE HOTELARIA E TURISMO (ESHOTUR) Gestão do Turismo Contabilidade e Administração

Contabilidade e Auditoria

Economia

Gestão de Empresas

Gestão Financeira

Gestão e Administração Pública

Prémio CEDUMED de Educação Médica


O “Prémio CEDUMED de Educação Médica”, instituído em 2015, tem por finalidade distinguir trabalhos de educação médica em Angola.

O Prémio inclui duas categorias – “investigação científica”, destinada à pesquisa sobre a educação médica, e “formação” destinada à oferta de acções de formação e à produção de material didáctico – e prevê, em cada uma, a atribuição de primeiro, segundo e terceiro lugares que receberão um diploma, uma medalha e um valor pecuniário.

O prémio é anual, de âmbito nacional e destina-se a trabalhos dos dois anos anteriores. A Clínica Multiperfil associa-se ao CEDUMED na primeira edição do prémio (ao abrigo do Art.o 6o do Regulamento) pelo que o designado “Prémio CEDUMED de Educação Médica 2017 Clínica Multiperfil” acolherá trabalhos acontecidos em 2015 e 2016 cujas candidaturas sejam submetidas até ao dia 20 de Dezembro de 2016.

Valor do Prémio

O prémio engloba uma medalha e um valor pecuniário global de 2.500.000,00 (Dois milhões e quinhentos mil kwanzas), a ser repartido em duas categorias 1) Investigação Científica e 2) Formação.

Documentação

Para as candidaturas, os interessados devem apresentar em suporte físico e digital os seguintes documentos:

Carta de candidatura assinada por todos os autores, se for o caso, (nome completo), instituição e endereço laboral, contacto telefónico e correio electrónico de todos os autores ou proponente;
Declaração assinada por todos os autores aceitando os termos do concurso constante no regulamento (ver documento em anexo);
Fotocopia dos Bilhetes de Identidade dos autores nacionais e dos Passaportes ou autorização de residência no caso de autores estrangeiros;
Curriculum vitae actualizado dos autores;
Sete exemplares do trabalho a concurso;
Comprovativo da respectiva publicação.

Para mais informações consulte o Regulamento do Prémio, aprovado pela Deliberação nº 9/15 de 30 de Abril da Comissão Permanente do Senado da Universidade Agostinho Neto publicada no Diário da República II série n.o 80 de 30 de Abril de 2015. Para dúvidas ou esclarecimentos contacte o CEDUMED (cedumed@fmuan.maxnet.ao ou 923636805).

Assinatura do Protocolo entre a UAN e a NUTRICAMPO


A Universidade Agostinho Neto e a Empresa Nutricampo assinaram um Protocolo de Cooperação que visa desenvolver competências e conhecimentos avançados para a realização de actividades de pesquisas, inovação com impacto no desenvolvimento económico do País.Igualmente foi assinado o primeiro acordo específico entre o Centro de Botânica da UAN e a Empresa Nutricampo, com o objectivo de implantar um Laboratório de Estudo de Plantas Medicinais no Centro de Botânica.

Encerramento da 1ª Conferência de Engenharia e Arquitectura


A  1ª Conferência de Engenharia e Arquitectura, com o lema “Contribuições para a melhoria da qualidade de vida” encerrou no dia 27 de Outubro, às 16h30min.

O evento teve lugar no Anfiteatro do Departamento de Arquitectura, sita na avenida Ho Chi Min nº 201, com os seguintes objectivos: Dar a conhecer toda a Produção Científica desenvolvida nos cursos da Faculdade de Engenharia da UAN, que contribuíram para a melhoria da qualidade de vida; Debater com os ministérios, as empresas e os governos provinciais de Luanda e do Bengo a melhor forma de utilização da produção técnica e científica da Faculdade de Engenharia da UAN; Facilitar o enquadramento dos finalistas no mercado de trabalho.

 

Ministro do Ensino Superior VISITA a Faculdade de LETRAS


O Ministro do Ensino Superior, Professor Adão do Nascimento, visita, no dia 27 de Outubro (Quinta-feira), às 9H00, a Faculdade de Letras da Universidade Agostinho (UAN), na sequência de um programa que vem cumprindo desde o dia 18, que já o levou às Faculdades de Engenharia, de Direito, de Ciências Sociais, de Ciências e de Economia.

Na Segunda-feira, dia 31 de Outubro, o Ministro Adão do Nascimento vai à Faculdade de Medicina. Esta visita estava inicialmente programada para o dia 26 de Outubro, tendo sido adiada por imponderáveis de última hora.

O ciclo de visitas do Ministro do Ensino Superior às Unidades Orgânicas da UAN termina na Terça-feira, dia 1 de Novembro, com a visita ao ISCISA – Instituto Superior de Ciências da Saúde.

Eventos científicos da UAN nesta semana (de 25 a 27 de Outubro de 2016)


1.
VI Colóquio da Faculdade de Ciências Sociais, sob o lema “Os Desafios da Sociedade angolana no Século XXI. População, Dinâmicas Sociais e Fluxos Migratórios”: dias 25 e 26 de Outubro de 2016, das 9 às 16H30.

Local: Departamento de Arquitectura, Avenida Ho Chi MIn_____________
2.
III Jornadas Técnico-Científicas da Faculdade de Economia, sob o lema “Angola – Perspectivas socio-económicas”: dias 25 e 26 de Outubro de 2016, das 9H às 12H

Local: Avenida 4 de Fevereiro, Marginal de Luanda
______________
3.
1ª Conferência de Engenharia e Arquitectura, sob o lema “Contribuições para a melhoria da qualidade de vida”: dias 25, 26 e 27 de Outubro de 2016, das 9

Local: Departamento de Arquitectura, Avenida Ho Chi MIn, defronte ao Instituto Nacional de Estatística, ao Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro.

Ministro do Ensino Superior, Adão do Nascimento, vai presidir a sessão de abertura da 1ª Conferência de Engenharia e Arquitectura


O Ministro do Ensino Superior, Professor Adão do Nascimento, fará o discurso de abertura da 1ª Conferência de Engenharia e Arquitectura da Faculdade de Engenharia da Universidade Agostinho Neto, que hoje, dia 25 de Outubro, às 9H, inicia sob o lema “Contribuições para a melhoria da qualidade de vida”.

Os trabalhos da 1ª Conferência de Engenharia e Arquitectura terão lugar no Anfiteatro do Departamento de Arquitectura, sita na avenida Ho Chi Min nº 201.

Mais informação em https://sites.google.com/site/ceafeuan/

VI Colóquio da Faculdade de Ciências Sociais


A Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Agostinho Neto realiza a partir de hoje, 25 de Outubro (terça-feira), o VI Colóquio sob o lema “Os desafios da sociedade angolana no séc. XXI. População, Dinâmicas Sociais e Fluxos Migratórios”.

O Colóquio tem como objectivos: Promover uma reflexão sobre as profundas transformações ocorridas na sociedade angolana nos primeiros dezasseis anos do séc. XXI; Identificar e analisar os desafios actuais da sociedade, sobretudo, em consequência da actual crise económica financeira e partilhar resultados de investigação sobre diversos fenómenos sociais que afectam a estrutura demográfica do País.

Durante dois dias serão debatidos no Anfiteatro da Faculdade de Ciências Sociais, temas como: “A crise económica e os desafios do desenvolvimento”, “A morbilidade e a mortalidade infantil em Luanda”, “Fecundidade e desenvolvimento de Angola”, “A Família numa sociedade em mudança”, Movimentos transfronteiriços e integração sub-regional”, População e política social em tempo de desenvolvimento sustentável”.

3ªs Jornadas Técnico-Científicas da Faculdade de Economia


A Faculdade de Economia da Universidade Agostinho Neto realiza nos dias 25 e 26 de Outubro as 3ªs Jornadas Técnico-científicas sob lema: “ANGOLA: PERSPECTIVAS SOCIO-ECONÓMICAS”.
A Conferência inaugural  será proferida pelo Sr. Ministro da Economia, Dr. Abraão Gourgel.
O evento que tem como objectivos Proporcionar um espaço académico para reflectir a volta das perspectivas económicas do país; Congregar a comunidade académica e outros quadros angolanos ligados a economia real em torno da problemática políticas pública para crescimento e desenvolvimento; Incentivar o interesse para a pesquisa na academia; Fortalecer a reflexão sobre o desempenho universitário dos docentes e estudantes, decorre na sala Magna da Faculdade de Economia.

Ministro do Ensino Superior visita 2ª feira, dia 24, as Faculdades de Ciências de Economia


O Ministro do Ensino Superior, Professor Adão do Nascimento, retoma amanhã, Segunda-feira, dia 24 de Outubro, o seu programa de visitas às Unidades Orgânicas da Universidade Agostinho Neto (UAN).

Depois de, na semana passada, ter visitado as Faculdades de Engenharia, de Direito e de Ciências Sociais, o Ministro dedicará o período  das 9 às 11Horas, do dia 24 de Outubro, às Faculdades de Ciências e de Economia, ambas sediadas na Marginal de Luanda.

Na Quarta-feira, dia 26, o professor Adão do Nascimento vai à Faculdade de Medicina. Na Quinta-feira à Faculdade de Letras e na Sexta-feira ao Instituto Superior de Ciências da Saúde (ISCISA).

As visitas do Ministro do Ensino Superior às Unidades Orgânicas da maior e da mais antiga Universidade do país têm por objectivo constatar o seu funcionamento e o grau da sua organização interna.

Inscrições para o Curso de Agregação Pedagógica começam dia 24 de Outubro


As inscrições para a 1ª edição do Curso de Agregação Pedagógica referente ao 2017 começam no dia 24 de Outubro e terminam no dia 14 de Novembro do corrente ano.

O curso que tem inicio, no dia 13 de Março de 2017 é ministrado pelo Centro de Estudos de Apoio à Formação, Investigação e Extensão (CEAFIE) da Universidade Agostinho Neto, com duração de 4 meses e, é coordenado pelo Dr. Felipe Miranda, as aulas são ministradas de 2ª a 5ª Feira, no Centro de Ensino à Distância (por trás da Faculdade de Ciências) das 16h00 às 20h00.

Podem inscrever-se ao Curso todos os docentes e técnicos superiores da Universidade Agostinho Neto mediante o pagamento de taxas de emolumentos e Quadros de outras instituições mediante o pagamento de taxas.

Para as inscrições são exigidos os seguintes requisitos:

1.Fotocópia do Bilhete de Identidade;

2.Ficha de inscrição que deverá ser assinada pela direcção da Unidade Orgânica que autoriza a frequentar o Curso, caso seja docente da UAN;

3.Duas fotografia tipo passe;

4.Fotocópia do Diploma ou do Certificado de Habilitações Literárias para comprovar o grau de licenciatura.

As informações adicionais podem ser obtidas através dos contactos telefónicos: 924864817, 924773731 ou pelo email: ceafie@gmail.com.

SOBRE O FALECIMENTO DO PROFESSOR DOUTOR JOÃO FERREIRA


A Universidade Agostinho Neto comunica, com profundo pesar e consternação, o falecimento do Professor Doutor João da Conceição Ferreira, Professor Titular do Departamento de Economia da Faculdade de Economia, regente das cadeiras de Economia das Organizações e de Microeconomia nos Cursos de Mestrado em Gestão e em Economia, ocorrido no dia 15 de Outubro de 2016, por doença, em Luanda, aos 69 anos de idade.
O funeral do malogrado Professor terá lugar , Quinta-feira, dia 20 de Outubro, às 10H00, no Cemitério de Santa Ana, em Luanda.
O Professor Doutor João Ferreira foi, de 2010 a 2015, membro do Conselho de Direcção da Universidade Agostinho Neto na sua qualidade de Vice-Decano para Área Científica e Pós-Graduação da Faculdade de Economia.
O Professor João Ferreira era Doutor em Ciências Económicas pela Universidade Hochschule fur Okonomie “Bruno Leuschner” de Berlim, Alemanha, depois de ter concluído a licenciatura na mesma área pela Universidade de Ciências Sociais de Grenoble, França, e leccionou na Faculdade de Economia durante mais de 30 anos.
Com a sua morte, a Universidade Agostinho Neto, em geral, e a Faculdade de Economia, em particular, perdem um ilustre Professor Titular que em vida deu do seu melhor para preparação da nata de quadros que ajuda Angola a crescer.

Por isso, a Universidade Agostinho Neto, em nome da sua Reitora, Professora Doutora Maria do Rosário Bragança Sambo, do Colégio Reitoral, do colectivo de trabalhadores docentes e não docentes e dos estudantes, inclina-se perante a memória do Professor João Ferreira e apresenta à família enlutada e à comunidade académica da Faculdade de Economia os meus profundos sentimentos de pesar.

Ministro do Ensino Superior visita Faculdades da Universidade Agostinho Neto


O Ministro do Ensino Superior, Professor Adão do Nascimento, iniciou ontem, dia 18 de Outubro, visitas de constatação a 7 das 9 Unidades Orgânicas da Universidade Agostinho Neto, nomeadamente, às Faculdades de Engenharia, Ciências Sociais, Direito, Letras, Ciências, Economia e Medicina.

Ontem, durante toda a manhã, o Ministro esteve nos Pavilhões Centrais da Faculdade de Engenharia tendo visitado todos os Departamentos e Laboratórios.

Depois de percorrer todos Departamentos, o Ministro Adão do Nascimento reuniu em particular com a direcção da Associação de Estudantes da Faculdade de Engenharia.
Hoje, dia 19, o Ministro Adão do nascimento volta à Faculdade de Engenharia para visitar os Departamentos de Electrotecnia e de Arquitectura e os respectivos laboratórios e o LESRA laboratório de Engenharia da Separação, Reacção Química e Ambiente, um Centro de Investigação Científica, responsável pela formação dos 2 Doutores da história da Universidade Agostinho Neto.

Amanhã, o Ministro Adão do Nascimento desloca-se à Faculdade de Ciências Sociais e, no dia seguinte, à Faculdade de Direito. As visitas terminam no dia 26 na Faculdade de Medicina.
Acompanham o Ministro do Ensino Superior nestas visitas a Magnífica Reitoria Maria do Rosário Bragança Sambo e 4 Vice-reitores da Universidade Agostinho Neto e membros seniores do seu Gabinete.

1ª Conferência de Engenharia e Arquitectura da Faculdade de Engenharia – CEAFE 2016


A Faculdade de Engenharia da Universidade Agostinho Neto promove e organiza a 1ª Conferência de Engenharia e Arquitectura, com o lema “Contribuições para a melhoria da qualidade de vida”.

A conferência terá lugar nos dias 25, 26 e 27 de Outubro de 2016 no Anfiteatro do Departamento de Arquitectura, sita na avenida Ho Chi Min nº 201, com os seguintes objectivos:

1.Dar a conhecer toda a Produção Científica desenvolvida nos cursos da Faculdade de Engenharia da UAN, que contribuíram para a melhoria da qualidade de vida;

2.Debater com os ministérios, as empresas e os governos provinciais de Luanda e do Bengo a melhor forma de utilização da produção técnica e científica da Faculdade de Engenharia da UAN;

3.Facilitar o enquadramento dos finalistas no mercado de trabalho.

O evento encontra-se dividido em vários painéis temáticos:

  • Arquitectura
  • Engenharia do Ambiente
  • Engenharia Civil
  • Engenharia Electrotécnica
  • Engenharia Informática
  • Engenharia Mecânica
  • Engenharia Minas
  • Engenharia Química
  • Engenharia de Petróleos

Mais informação em: https://sites.google.com/site/ceafeuan/

 

Tomada de Posse da Vice-Decana para Área Científica da Faculdade de Medicina


A Magnífica Reitora da Universidade Agostinho Neto, Professora Doutora Maria do Rosário Bragança Sambo conferiu posse, ontem, dia 12 de Outubro de 2016, a Vice-Decana para Área Científica da Faculdade de Medicina, Dra. Ema Cândida Branco Fernandes.

Na cerimónia realizada na Sala Magna do Campus Universitário, Camama, estiveram presentes, Vice-Reitores, Decanos, Vice -Decanos  e Directores dos Serviços Centrais da Reitoria.

O cargo agora desempenhado pela Dra. Ema Cândida Branco Fernandes era exercido pela  Doutora Joana Morais Afonso, que foi nomeada para em comissão de serviço exercer outras funções.  

A Dra. Ema Cândida Branco Fernandes possui Graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade Agostinho Neto (1986). Especialidade em Clínica de Doenças Tropicais pelo Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade Nova de Lisboa, Portugal (1995). Mestrado e Doutorado em Saúde na Comunidade pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, Brasil (2011). É docente da Faculdade de Medicina da UAN. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Saúde Comunitária. Antes da nomeação exercia a função de Chefe de Departamento de Ensino e Investigação de Saúde Pública da Faculdade de Medicina da UAN.

5ª Edição do Curso de Elaboração de Artigos Científicos (CEAC)


O Centro de Estudos de Apoio à Formação, Investigação e Extensão (CEAFIE) da Universidade Agostinho Neto realiza de 10 a 18 de Outubro de 2016 a 5ª Edição do Curso de Elaboração de Artigos Científicos (CEAC).

Podem   frequentar o Curso todos os docentes e técnicos superiores da Universidade Agostinho Neto mediante o pagamento constante na tabela de taxas e emolumentos a vigor a partir do ano lectivo 2009 da UAN, e  os quadros superiores de outras instituições mediante o pagamento de taxa.
Para  as inscrições são exigidos os seguintes documentos:

1. Fotocópia do Bilhete de Identidade;
2. Ficha de inscrição que no caso de formandos da UAN, deverá ser assinada pela Direcção da Unidade Orgânica que os autoriza a frequentar o Curso e que será entregue no acto da matrícula;
3. Fotocópia de conclusão de licenciatura (Diploma ou Certificado).
Obs: Os documentos constantes nos pontos 1 e 3, deverão ser apresentados no primeiro dia de aulas e são de carácter obrigatório.

Os candidatos devem possuir os resultados de uma investigação já realizada (da qual pretende elaborar um artigo para publicação) enquadrada numa das linhas de investigação do Departamento da Unidade Orgânica com os seguintes elementos: autor, instituição, título, fundamentação, pertinência, objectivos, linhas de investigação e referências bibliográficas.

As aulas serão ministradas no Centro de Ensino à Distância (por trás da Faculdade de Ciências) das 16:00 às 20:00 horas, com uma carga programática de 30 horas lectiva,  de 2ª a 5ª feira.

 Os candidatos devem dominar a utilização da informática na óptica do utilizador: processador de texto, folha de cálculo; elaboração de apresentações, navegação na internet e utilização de correio electrónico) e possuir um computador portátil.

As matrículas serão efectuadas até ao  dia 10 de Outubro de 2016 nas instalações do Campus Universitário do Camama, Bloco de Física, das 09:00 até 15:00 horas, na Faculdade de Ciências,ou através do seguinte endereço eletrónico: ceafie@gmail.

Momento de debate no Workshop


Momento de debate no Workshop sobre Implicações da Crise Económica no Contexto Social Angolano e o Papel da Universidade na busca de Soluções.

Workshop sobre As Implicações da Crise Económica no Contexto Social Angolano e o Papel da Universidade na busca de Soluções.


Começou o Workshop subordinado ao tema: As Implicações da Crise Económica no Contexto Social Angolano e o Papel da Universidade na busca de Soluções.

Nas seguintes perspectivas:

 1– Na perspectiva Sociológica, pelo Professor Garcia Neves Quitari da Faculdade de Ciências Sociais;

 2– Na perspectiva da Psicologia, pelo Professor Felizardo Bandeira do ISCISA;

 3– Na perspectiva da Saúde, pela Professora Doutora Teresa Cohen da Faculdade de Medicina;

 4– Na perspectiva do Turismo, pelo Professor Doutor João Henriques de Sousa; da ESHOTUR;

 5– Na perspectiva Económica, pelo Professor Pedro Ndozi da Faculdade de Economia;

 6– Na perspectiva Tecnológica, pelo Professor Doutor Diamantino Azevedo; Faculdade de Engenharia;

 7– Na perspectiva Científica, pelo Professor Doutor Eduardo Morais, da Faculdade de Ciências;

 8–Na perspectiva do Ensino, pelo Professor Doutor Alexandre Chicuna da Faculdade de Letras;

 9– Na perspectiva do Direito, pelo Professor Doutor Burity da Silva, da Faculdade de Direito;

 

Acto de Encerramento das Jornadas Agostinho Neto-Setembro 2016


O Acto de encerramento das Jornadas Agostinho Neto -Setembro 2016 acontece, amanhã (Quarta-feira), dia 28 de Setembro de 2016, às 09 Horas, no Auditório do Instituto Superior de Ciências da Saúde – ISCISA, sita na Av. 21 de Janeiro, no Morro Bento.

O acto de encerramento será marcado com o Workshop subordinado ao tema:As Implicações da Crise Económica no Contexto Social Angolano e o Papel da Universidade na busca de Soluções;

Nas seguintes perspectivas:

 1– Na perspectiva Sociológica, pelo Professor Garcia Neves Quitari da Faculdade de Ciências Sociais;

 2– Na perspectiva da Psicologia, pelo Professor Felizardo Bandeira do ISCISA;

 3– Na perspectiva da Saúde, pela Professora Doutora Teresa Cohen da Faculdade de Medicina;

 4– Na perspectiva do Turismo, pelo Professor Doutor João Henriques de Sousa; da ESHOTUR;

 5– Na perspectiva Económica, pelo Professor Pedro Ndozi da Faculdade de Economia;

 6– Na perspectiva Tecnológica, pelo Professor Doutor Diamantino Azevedo; Faculdade de Engenharia;

 7– Na perspectiva Científica, pelo Professor Doutor Eduardo Morais, da Faculdade de Ciências;

 8–Na perspectiva do Ensino, pelo Professor Doutor Alexandre Chicuna da Faculdade de Letras;

 9– Na perspectiva do Direito, pelo Professor Doutor Burity da Silva, da Faculdade de Direito;

O discurso de encerramento será proferido pela Magnífica Reitora da UAN, Professora Doutora Maria do Rosário Bragança Sambo.

As Jornadas Agostinho Neto – Setembro 2016, que visam saudar o 17 de Setembro dia do seu Patrono o Dr. António Agostinho Neto e o 28 de Setembro dia da UAN, tiveram inicio no dia 13 de Setembro com envolvimento de todas as Unidades Orgânicas da UAN.

 

Conferência sobre os 37 Anos de Ensino do Direito em Angola


A Faculdade de Direito da Universidade Agostinho Neto (FDUAN) acolhe hoje, 21 de Setembro, no Auditório Maria do Carmo Medina, a Conferência sobre os 37 Anos de Ensino do Direito em Angola.

A Conferência tem como objectivo congregar a comunidade jurídica para uma reflexão sobre os caminhos percorridos até a presente data e projectar a trajectória rumo à excelência.

No evento serão abordados os seguintes temas:

Temas Prelectores

Moderadores

História da FDUAN Prof. Fernando Oliveira e Profª. Josefa Neto Prof. Doutor Eduardo Sambo
Os Contributos da FDUAN na Evolução Histórica do Sistema Jurídico Angolano Prof. Doutor Raul Araújo Profª. Luzia Sebastião

O acto será presidido pelo Decano da Faculdade, Professor Doutor André Victor.

Faculdade de Engenharia-Projecto Portas Abertas 2016


A Faculdade de Engenharia da Universidade Agostinho Neto promove e realiza, de Setembro a Outubro de 2016, o Projecto Portas Abertas 2016,com objectivo principal de sensibilizar os estudantes a optarem pelos cursos de engenharia ao inscreverem-se para o ensino superior.

Durante a implementação do projecto serão realizadas actividades pedagógicas de integração, em que os estudantes do 2º Ciclo terão contacto real com os diferentes ramos das engenharias a nível académico, bem como as diferentes possibilidades profissionais e o contributo do ramo da engenharia para o desenvolvimento do país.

Espera-se que com a implementação do Projecto Portas Abertas, os candidatos aos cursos da Faculdade de Engenharia aumentem o nível de preparação para os exames de acesso 2017.

1ª Jornada Científica de Engenharia Geográfica


Subordinado ao tema: Produção e Divulgação de Informação Geo-espacial para Um Desenvolvimento Sustentável, o Departamento de Engenharia Geográfica da Faculdade de Ciências da Universidade Agostinho Neto promove e realiza, na sala Magna da Faculdade de Ciências, à Marginal de Luanda, a partir das 8 Horas, de 19 a 23 de Setembro de 2016, a 1ª Jornada Científica de Engenharia Geográfica.

A actividade tem como objectivos: apresentar e discutir questões relacionadas com as atribuições da Engenharia Geográfica, dar maior visibilidade ao curso, realçar o seu papel na diversificação da economia e o contributo para um desenvolvimento sustentável por meio da produção de informação Geo-espacial, além de facilitar o intercâmbio entre os estudantes, professores e profissionais do ramo.

 O evento estará repartido em Palestras, Conferências e Sessão de Posters, baseados nos grandes ramos da Engenharia Geográfica e na produção de informação Geo-espacial, sendo por isso agrupados da seguinte forma:

  1. Geodesia e Astronomia Geodésica;
  2. Topografia Aplicada, Cadastro e Hidrografia;
  3. Fotogrametria e Teledetecção;
  4. Cartografia Digital e Sistemas de Informação Geográfica;
  5. Produção de Informação Geo-espacial, meio ambiente e formação de recursos humano.

Inscrições e envio de resumos pelo correio electrónico:

jornadas.eng.geografica2016@gmail.com

Palestras a serem realizadas na Faculdade de Economia,dia 15 de Setembro


HORA

TEMAS

LOCAL

9:30 – 9:50

Competitividade de Angola e a sua Adesão na Zona de livre comércio da SADC em 2017.

Dr. Precioso Domingos

Aula Magna

9:55-10:15

Análise da proposta de investigação: Competitividade global dos sistemas universitários dos países da África subsariana e as medidas para o seu aumento, exemplo Angola.

Doutorando em métodos matemáticos e instrumentais na economia.

 

 

Aula Magna

 

10:15-10:25

 Estudo sobre as Empresas Industriais e de  Construção e as Dinâmicas de Emprego em África.

Msc: Fernando Wanda

 

Aula Magna

10:25-10:50

Estrutura de Capitais “ Éis o dilema”

Dr. João Pires

Aula Magna

Jornadas Agostinho Neto – Setembro 2016


A Universidade Agostinho Neto promove e realiza de 13 a 28 de Setembro as Jornadas Agostinho Neto – Setembro 2016, visando saudar o 17 de Setembro Dia do seu Patrono o Dr. António Agostinho Neto e o 28 de Setembro dia da UAN.

Nos dias 13 e 14 de Setembro, no Memorial Dr. António Agostinho Neto, o Centro de Estudos de Direito Público (CEDP) da Universidade Agostinho Neto, no âmbito da sua área de Estudos em Direito da Saúde, está a organizar a 1.ª Bienal de Direito da Saúde, subordinada ao tema Direito da Saúde e Responsabilidade Médica.

Esta conferência tem como objectivo promover uma reflexão especializada – por parte da comunidade médica e da comunidade jurídica – e constituir, assim, o primeiro passo para um longo percurso de estudo e investigação numa área que se mostra, cada vez mais, essencial para que se possa dar resposta à premente necessidade de regulação do sector da saúde e à crescente judicialização da saúde em Angola.

A Conferência de Abertura, subordinada ao tema “A crescente importância do Direito da Saúde em Angola”, será proferida Magnífica Reitora da Universidade Agostinho Neto, Professora Doutora Maria do Rosário Sambo,

No dia 14 de Setembro (Quarta-feira), às 09H, será inaugurado,  no Campus da UAN, o Instituto Confúcio na UAN.

Prestigiarão a cerimónia o Ministro do Ensino Superior, Professor Doutor Adão do Nascimento, o Embaixador da China em Angola Senhor Cui Aimin, a Ministra da Cultura, o Ministro da Educação, o Ministro das Relações Exteriores, o Secretário de Estado do Ensino Superior para Supervisão, a Secretária de Estado do Ensino Superior para Inovação, o Governador da Província de Luanda e o Administrador Municipal de Belas.

O Instituto Confúcio na UAN é uma doação da CITIC Construction. O edifício tem funções de ensino, conferências e eventos, com uma área total de construção de 635 metros quadrados, com salas de aula, laboratórios de línguas nacionais de Angola, biblioteca e anfiteatro, fornecendo uma plataforma ampla de aprendizagem da língua chinesa, de trocas culturais entre os dois países e entre docentes e estudantes da Universidade Agostinho Neto.

O acto é resultado do Protocolo de Cooperação assinado em Março de 2014 entre a Universidade Agostinho Neto, o Instituto Confúcio, a Universidade Normal de Harbin e a Construtora CITIC.

O referido protocolo tem como objectivo principal a promoção da língua e da cultura Chinesa, impulsionando assim o intercâmbio entre Angola e a China.

Jornadas Agostinho Neto-Setembro 2016


A Universidade Agostinho Neto promove e realiza de 13 a 28 de Setembro as Jornadas Agostinho Neto – Setembro 2016, visando saudar o 17 de Setembro Dia do seu Patrono o Dr. António Agostinho Neto e o 28 de Setembro dia da UAN.

Nos dias 13 e 14 de Setembro, no Memorial Dr. António Agostinho Neto, o Centro de Estudos de Direito Público (CEDP) da Universidade Agostinho Neto, no âmbito da sua área de Estudos em Direito da Saúde, está a organizar a 1.ª Bienal de Direito da Saúde, subordinada ao tema Direito da Saúde e Responsabilidade Médica.

Esta conferência tem como objectivo promover uma reflexão especializada – por parte da comunidade médica e da comunidade jurídica – e constituir, assim, o primeiro passo para um longo percurso de estudo e investigação numa área que se mostra, cada vez mais, essencial para que se possa dar resposta à premente necessidade de regulação do sector da saúde e à crescente judicialização da saúde em Angola.

A Conferência de Abertura, subordinada ao tema “A crescente importância do Direito da Saúde em Angola”, será proferida Magnífica Reitora da Universidade Agostinho Neto, Professora Doutora Maria do Rosário Sambo,

No dia 14 de Setembro (Quarta-feira), às 10H, será inaugurado,  no Campus da UAN, o Instituto Confúcio na UAN.

Prestigiarão a cerimónia o Ministro do Ensino Superior, Professor Doutor Adão do Nascimento, o Embaixador da China em Angola Senhor Cui Aimin, a Ministra da Cultura, o Ministro da Educação, o Ministro das Relações Exteriores, o Secretário de Estado do Ensino Superior para Supervisão, a Secretária de Estado do Ensino Superior para Inovação, o Governador da Província de Luanda e o Administrador Municipal de Belas.

O Instituto Confúcio na UAN é uma doação da CITIC Construction. O edifício tem funções de ensino, conferências e eventos, com uma área total de construção de 635 metros quadrados, com salas de aula, laboratórios de línguas nacionais de Angola, biblioteca e anfiteatro, fornecendo uma plataforma ampla de aprendizagem da língua chinesa, de trocas culturais entre os dois países e entre docentes e estudantes da Universidade Agostinho Neto.

O acto é resultado do Protocolo de Cooperação assinado em Março de 2014 entre a Universidade Agostinho Neto, o Instituto Confúcio, a Universidade Normal de Harbin e a Construtora CITIC.

O referido protocolo tem como objectivo principal a promoção da língua e da cultura Chinesa, impulsionando assim o intercâmbio entre Angola e a China.

Jornada Científica de Engenharia Geográfica


Subordinado ao tema: Produção e Divulgação de Informação Geo-espacial para Um Desenvolvimento Sustentável, o Departamento de Engenharia Geográfica da Faculdade de Ciências da Universidade Agostinho Neto promove na sala Magna da Faculdade de Ciências, à Marginal de Luanda, a partir das 8 Horas, de 19 a 23 de Setembro de 2016, a 1ª Jornada Científica de Engenharia Geográfica.

Inscrições e envio de resumos pelo correio electrónico:

jornadas.eng.geografica2016@gmail.com

 

Faculdade de Engenharia celebra 50 anos


A Faculdade de Engenharia da Universidade Agostinho Neto (UAN)  celebrou no dia 08 de Setembro,  50 anos de existência.

Criada em simultâneo com os Estudos Gerais Universitário de Angola, que evoluíram em 1968 para Universidade de Luanda, em 1976 para Universidade de Angola e em 1985 para Universidade Agostinho Neto, a Faculdade de Engenharia formou, desde 1975 até 2015, 1 432 engenheiros e 439 arquitectos.

A Faculdade de Engenharia ministra, actualmente, 9 cursos de licenciatura e 8 de Bacharelato. Conta  também com 3 (três) cursos de mestrado e 2 (dois) de doutoramento, tendo, em 2012, formado os 2 primeiros doutores da história da Universidade Agostinho Neto.

A Faculdade de Engenharia tem Um centro de investigação científica e pós graduação e Dois laboratórios de investigação.

A População estudantil  da Faculdade, actualmente, é de  541 estudantes de bacharelato; 2578 estudantes de licenciatura; 78 estudantes de mestrado e 3 estudantes de doutoramento, assegurada por um corpo docente constituído por 153 professores, sendo 83 em tempo integral, 44 em tempo parcial, 23 estrangeiros e 3 investigadores.

 

Reitora da Universidade Agostinho Neto visita Centro de Estádios da Faculdade de Medicina


A Magnífica Reitora da Universidade Agostinho Neto (UAN),  Professora Maria do Rosário Bragança Sambo, visitou, no dia 8 de Setembro de 2016, o Centro de Estágios da Faculdade de Medicina, localizado em Caxito, Província do Bengo.

O objectivo da visita foi ver as condições que o Centro oferece aos estudantes de medicina do 6º ano, que aí frequentam, em regime de rotação, estágios de fim de curso em saúde pública e avaliar a melhoria das referidas condições.

O Centro de Estágios da Faculdade de Medicina tem capacidade para albergar 32 estudantes. Presentemente,  13 estudantes finalistas realizam o seu estágio. A partir deste ano, o Centro fica aberto a estudantes do ISCISA – Instituto Superior de Ciências da Saúde, que ministra dos cursos de Análises Clínicas e Saúde Pública, Enfermagem, Farmácia, Psicologia Clínica e Psicologia Escolar, e do Curso de Biologia da Faculdade de Ciências.

Em Caxito, a Reitora da Universidade Agostinho Neto visitou também o CISA – Centro de Investigação em Saúde de Angola e o Hospital Geral do Bengo, estruturas de saúde e de investigação com as quais a Faculdade de Medicina vai estabelecer uma parceria com vista a formação dos futuros médicos.

No CISA – Centro de Investigação em Saúde de Angola e no Hospital Geral do Bengo, a Professora Maria do Rosário Sambo foi recebida pelos respectivos directores, nomeadamente, Dr. Moisés Francisco e Dr. Carlos Mayer.

Integrou a delegação da Reitora da Universidade Agostinho Neto de visita à Caxito o Dr. Rui Pinto, Presidente do Conselho de Gerência da Clínica Sagrada Esperança, um parceiro da Faculdade de Medicina em matéria de formação, investigação e Extensão, desde 2004, e que, ao longo dos últimos anos, tem garantido apoio material para o funcionamento do Centro de Estágios de Caxito.

Na sua deslocação à Caxito, a Magnífica Reitora da Universidade Agostinho Neto fez-se acompanhar do Vice-Reitor para Administração e Gestão, Professor Pepe de Gove, do Decano da Faculdade de Medicina, Professor Santos Nicolau Morais, dos Vice-Decanos para Área Académica e Vida Estudantil e para Área Científica e Pós-Graduação, Guilherme Bugalho Gomes e Ema Fernandes, respectivamente, do Presidente do Conselho de Gerência da Clínica Sagrada Esperança, Dr. Rui Pinto e de outros funcionários da Reitoria.

Semana do Biólogo na Faculdade de Ciências


Por ocasião do 03 de Setembro – Dia do Biólogo, o Departamento de Biologia da Faculdade de Ciências da Universidade Agostinho Neto celebra a “Semana do Biólogo”, que decorrerá de 05 a 08 de Setembro 2016.

A conferência Inaugural será proferida pela Ministra das Pescas, Dra. Victória de Barros Neto, na Segunda-feira, dia 5, a partir das 09h00, na sala Magna da Faculdade de Ciências, à Marginal de Luanda.

O biólogo é um profissional que actua nos diversos campos da Biologia, ou seja, em todas as áreas que envolvem o estudo da vida. A área de actuação do biólogo é bastante ampla e divide-se em três campos principais: Meio Ambiente e Biodiversidade, Saúde, Biotecnologia e Produção.

Excursão científica ao Sudoeste de Angola


No âmbito da realização do 35º Congresso Internacional de Geologia, que decorrerá de 27 de Agosto a 04 de Setembro, na Africa do Sul, a Faculdade de Ciências da Universidade Agostinho Neto (UAN) – Angola e a Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade de Évora – Portugal promovem e realizam de 4 a 11 de Setembro de 2016, actividade Pós Congresso, consubstanciadas numa Excursão de Campo ao Sudoeste de Angola: Planalto da Humpata  e Deserto do Namibe.

O evento tem como objectivo divulgar  a investigação  científica  no âmbito das Geociências no Sudoeste  de Angola e os trabalhos  efectuados  nos últimos 30 anos por investigadores  angolanos  e estrangeiros.

 A Excursão de Campo no Sudoeste de Angola é destinada aos participantes do 35º Congresso Internacional de Geologia, os quais serão recebidos no dia 04 de Setembro no Lubango, Huíla, participando, no mesmo dia, às 20H00, do acto de boas vindas em que estarão presentes o Governador da Província Huíla, Marcelino Typinge, o Governador da Província do Namibe, Rui Falcão Pinto de Andrade, o Ministro do Ensino Superior, Adão do Nascimento, o Ministro da Geologia e Minas, Francisco Queiroz, o Ministro dos Petróleos, Botelho de Vasconcelos, a Ministra da Ciência e Tecnologia, Cândida Maria Teixeira, o Ministro da Hotelaria e Turismo, Paulino Baptista, a Reitora da Universidade Agostinho Neto, Maria do Rosário Bragança Sambo, o Reitor da Universidade Mandume Ya Ndemufayo, Orlando da Mata, e os professores António Olímpio Gonçalves e Eduardo Alves Morais, na qualidade de porta- vozes da Excursão.

Espera-se que, com a realização da excursão no Sudoeste de Angola,  se aumente o número de projectos de  investigação  científica conjuntos entre as várias instituições  internacionais, assim como divulgar os  geo-sítios (geoparques) de modos a fomentar  o geoturismo em Angola.

Universidade Agostinho Neto com 1 838 novos graduados


A Universidade Agostinho Neto (UAN)  iniciou no dia 15 de Agosto de 2016, um ciclo de  outorga de Diplomas a 1 838 novos graduados, dos quais 1516 licenciados, 111 mestres,  151 docentes formados no Curso de Agregação Pedagógica, 39 formados no Curso de Elaboração de Artigos Científicos e 21 formados no Curso de Elaboração de Projectos de Investigação e Desenvolvimento.

A cerimónia do dia 15, presidida pela Magnífica Reitora, Professora Doutora Maria do Rosário Bragança Sambo, reuniu apenas os 38 melhores licenciados do Quadro de Honra com média igual ou superior a 14 valores, que receberam menções honrosas; 99 mestres formados nos mais diversos cursos e 62 Docentes formados no Curso de Agregação Pedagógica (CAP), 57  dos quais provenientes de outras instituições de ensino superior, que receberam os seus diplomas.

 Calendário de outorga de diplomas por Unidade Orgânica:

UNIDADE ORGÂNICA DIA DA OUTORGA NÚMERO DE FORMADOS

LOCAL

1. Faculdade de Ciências 16/08/2016

268 licenciados

CAMPUS UNIVERSITÁRIO

2. Faculdade de Medicina 17 /08/2016

100 licenciados

 FACULDADE DE MEDICINA

3. Faculdade deEconomia 18/08/2016

227 licenciados

 ANTIGAS INSTALAÇÕES DA ASSEMBLEIA NACIONAL

4. Faculdade de Direito 19/08/2016

114 licenciados

NA FACULDADE DE DIREITO

5. Faculdade de Engenharia 22/08/2016

131 licenciados

CAMPUS UNIVERSITÁRIO

6. Faculdade de Letras 23/08/2016 258 licenciados

CAMPUS UNIVERSITÁRIO

7. Instituto Superior de Ciências da Saúde 24/08/2016

124 licenciados

CAMPUS UNIVERSITÁRIO

8. Faculdade de Ciências Sociais 26/08/2016

300 licenciados

FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS

Decorre no Campus da UAN a Escola Africana de Matemática


Decorre desde o dia  22 de Agosto até 2 de Setembro de 2016, no Campus da Universidade Agostinho Neto (UAN) a Escola Africana de Matemática de Análise Harmónica Equações em Derivadas Parciais e Aplicações.

A sessão de abertura teve  lugar às 9H30, no Auditório do Campus Universitário, e foi marcada com um discurso do Professor Doutor Pedro Magalhães, Vice-Reitor para Área Científica e Pós-Graduação.

Na sua intervenção, o Professor Pedro Magalhães salientou que “a realização da Escola Africana de Matemática na UAN abre um espaço privilegiado ao debate, ao aprofundamento e partilha do conhecimento, com vista à superação constante em rede, através do intercâmbio de conhecimento entre estudantes e docentes de diferentes Países”.

Para a edição deste ano, estão inscritos 47 participantes, sendo  32 nacionais e 15 estrangeiros.

A escola tem como objectivos Habilitar os participantes a compreender as ideias básicas em análise harmónica de diferentes perspetivas;
Introduzir as tendências actuais em análise harmónica para os estudantes de pós- graduação e professores jovens e discutir possíveis temas de pesquisas para mestres e futuros doutores e Proporcionar um fórum para os matemáticos africanos de modo a interagir e trocar ideias assim como iniciar colaborações com os seus homólogos de outros países.

Participaram do acto de abertura o Vice-Reitor para Área Académica e Vida Estudantil, Professor Doutor Domingos Margarida, na qualidade de Reitor em exercício, o Vice-Reitor para Extensão e Cooperação Professor Doutor Agatângelo Eduardo, a Decana da  Faculdade de Ciências, Professora Doutora Suzanete Costa, o Director do Gabinete Provincial de Educação, Dr. André Soma, Docentes e não docentes da UAN e o representante da Endiama, Sr. Fernando Sebastião.

 

Cerimónia Central de Outorga de Diplomas


A Universidade Agostinho Neto (UAN) outorgou na Cerimónia Central do dia 15 de Agosto, Diplomas a  38 licenciados do Quadro de Honra, 99 mestres, 62 Docentes formados no Curso de Agregação Pedagógica (CAP), 57  dos quais provenientes de outras instituições e 5 funcionários da Reitoria da Universidade Agostinho Neto e 39 formados no Curso de Elaboração de Artigos Científicos e 21 formados no Curso de Elaboração de Projectos de Investigação e Desenvolvimento.

O acto teve lugar no Campus Universitário, em Camama, Município de Belas e foi presidido pela Magnífica Reitora, Professora Doutora Maria do Rosário Bragança Sambo.

Cada Unidade Orgânica realizará a sua cerimónia de outorga de diplomas, obedecendo o seguinte calendário:

Dia: 16 de Agosto de 2016

  1. Faculdade de Ciências– 268 licenciados

Local: CAMPUS UNIVERSITÁRIO, em Camama

Dia: 17 de Agosto de 2016

  1. Faculdade de Medicina(FM) – 100 licenciados em medicina

Local : ANFITEATRO DA FACULDADE DE MEDICINA

Dia: 18 de Agosto de 2016

  1. Faculdade de Economia(FEC) – 227 licenciados

Local: Nas ANTIGAS INSTALAÇÕES DA ASSEMBLEIA NACIONAL

Rua 1º Congresso do MPLA

Dia: 19 de Agosto de 2016

  1. Faculdade de Direito(FD) – 114 licenciados

Local: NA FACULDADE DE DIREITO

Dia: 22 de Agosto de 2016

  1. Faculdade de Engenharia– 131 licenciados

Local: NO CAMPUS UNIVERSITÁRIO, em Camama

Dia: 23 de Agosto de 2016

  1. Faculdade de Letras(FL) – 258 licenciados

Local: NO CAMPUS UNIVERSITÁRIO, em Camama

Dia: 24 de Agosto de 2016

  1. Instituto Superior de Ciências da Saúde(ISCISA) – 124 licenciados

Local: NO CAMPUS UNIVERSITÁRIO, em Camama

Dia: 26 de Agosto de 2016

  1. Faculdade de Ciências Sociais (FCS) – 300 licenciados

Local: FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS

 

UAN participa na Cerimónia de Inauguracão do Instituto Confúcio da Universidade de Coimbra


O Instituto Confúcio na Universidade Agostinho Neto “IC-UAN”, representado pelo seu Director, Professor Jesus Tomé, igualmente Director dos Serviços dos Assuntos Académicos, foi convidado de honra à cerimónia de inauguração do Instituto Confúcio da Universidade de Coimbra, Portugal

O acto teve lugar no passado dia 4 de Julho de 2016 em Coimbra, e realizou-se sob o lema “Ensino do Chinês a lusofalantes”.

O momento permitiu contactos com vista a uma cooperação mais estruturada entre instituições congéneres da CPLP no domínio da implementação das várias modalidades do Ensino da Língua e Cultura Chinesas.

Além de Angola, participaram do acto o Embaixador da China em Portugal, os Directores dos Institutos Confúcios de Portugal, Espanha e Brasil, os responsáveis do Hanban – instituição pública afecta ao Ministério chinês da educação e líder dos Institutos Confúcios no Mundo, e o Colégio Reitoral da Universidade de Coimbra, na qualidade de anfitrião, entre outros convidados.

Estudantes organizam excursão e refletem sobre problemas contemporâneos em Cabo Ledo


Associação dos Estudantes da Faculdade Ciências da UAN (AEFCUAN) promoveu, de 05 a 07 de Agosto de 2016, uma excursão à Comuna de  Cabo Ledo, Município de Quiçama, Província de Luanda.

O encontro reuniu 45 estudantes no Polígono de Práticas de Cabo Ledo com o  objectivo de reflectir  sobre  o papel dos estudantes universitários na sociedade angolana de hoje e a vida associativa.

Os estudantes debateram diversos temas, entre os quais a  crise económica actual e sua influência na vida da juventude; os aspectos ligados à moral e à sexualidade.

Escola Africana de Matemática


O Campus Universitário da Universidade Agostinho Neto (UAN) acolhe, de 22 de Agosto a 2 de Setembro de 2016, a Escola Africana de Matemática de Análise Harmónica Equações em Derivadas Parciais e Aplicações.

Para a edição deste ano, estão inscritos 47 participantes, sendo  32 nacionais e 15 estrangeiros.

A escola tem como objectivos Habilitar os participantes a compreender as ideias básicas em análise harmónica de diferentes perspetivas;
Introduzir as tendências actuais em análise harmónica para os estudantes de pós- graduação e professores jovens e discutir possíveis temas de pesquisas para mestres e futuros doutores e Proporcionar um fórum para os matemáticos africanos de modo a interagir e trocar ideias assim como iniciar colaborações com os seus homólogos de outros países.

A escola tem como público-alvo estudantes de Pós-graduação (Mestrandos e Doutorandos),
assim como jovens membros da comunidade académica de África Austral.
 As palestras e aulas serão ministradas em inglês.

Cerimónia de Outorga de Diplomas


DSC_0463

A Universidade Agostinho Neto (UAN) vai outorgar Diplomas a 1.838 novos graduados, dos quais 1 516 licenciados, 111 mestres,  151 docentes formados no Curso de Agregação Pedagógica, 39 formados no Curso de Elaboração de Artigos Científicos e 21 formados no Curso de Elaboração de Projectos de Investigação e Desenvolvimento, em actos sucessivos a terem lugar no Campus Universitário, em Camama, e em 8 das suas 9 Unidades Orgânicas entre os dias 15, 16, 17, 18, 19, 22, 23, 24 e 26 de Agosto de 2016.

Tomarão parte da Cerimónia Central do dia 15 de Agosto, 38 licenciados do Quadro de Honra, 99 mestres, 62  Docentes formados no Curso de Agregação Pedagógica (CAP), 57  dos quais provenientes de outras instituições e 5 funcionários da Reitoria da Universidade Agostinho Neto.  O acto terá lugar no Campus Universitário, em Camama, Município de Belas, a partir das 9H00, sendo presidido pela Magnífica Reitora, Professora Doutora Maria do Rosário Bragança Sambo.

Cada Unidade Orgânica realizará a sua cerimónia de outorga de diplomas. Eis o calendário das outorgas em cada Unidade Orgânica:

16 de Agosto de 2016

Faculdade de Ciências– 268 licenciados

Local: CAMPUS UNIVERSITÁRIO, em Camama

 

17 de Agosto de 2016

Faculdade de Medicina(FM) – 100 licenciados em medicina

Local : ANFITEATRO DA FACULDADE DE MEDICINA

 

18 de Agosto de 2016

Faculdade de Economia(FEC) – 227 licenciados

Local: Nas ANTIGAS INSTALAÇÕES DA ASSEMBLEIA NACIONAL

Rua 1º Congresso do MPLA

 

19 de Agosto de 2016

Faculdade de Direito(FD) – 114 licenciados

Local: NA FACULDADE DE DIREITO

 

22 de Agosto de 2016

Faculdade de Engenharia– 131 licenciados

Local: NO CAMPUS UNIVERSITÁRIO, em Camama

 

23 de Agosto de 2016

Faculdade de Letras(FL) – 258 licenciados

Local: NO CAMPUS UNIVERSITÁRIO, em Camama

 

24 de Agosto de 2016

Instituto Superior de Ciências da Saúde(ISCISA) – 124 licenciados

Local: NO CAMPUS UNIVERSITÁRIO, em Camama

 

26 de Agosto de 2016

Faculdade de Ciências Sociais(FCS) – 300 licenciados

Local: FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS

3ª Edição do curso de Mestrado em Engenharia do Ambiente


A Faculdade de Engenharia da Universidade Agostinho Neto (UAN) promove e organiza a 3ª Edição do curso de Mestrado em Engenharia do Ambiente.

A promoção do curso de Mestrado em Engenharia do Ambiente tem os seguintes objectivos:

1. Melhorar a qualidade de vida e um desenvolvimento sustentado;
2. Formar técnicos altamente especializados em 1 ou 2 anos, habilitados a contribuir de forma integrada para a protecção do ambiente, a correcção de disfunções ambientais e a saúde pública;
3.Formar Docentes e investigadores da Universidade Agostinho Neto em 2 anos, que garantam a continuidade da formação pós-graduada em Engenharia do Ambiente e a reciclagem de quadros intermédios com alguma experiência profissional neste domínio.
As candidaturas podem ser feitas até Outubro de 2016 no Departamento de Investigação Científica e Pós-Graduação da Faculdade de Engenharia da UAN. Os candidatos deverão preencher um boletim de candidatura e entregá-lo acompanhado dos seguintes documentos:

 

  1. Certificado de conclusão da licenciatura com notas descriminadas;
  2. Curriculum-vitae;
  3. Carta de referência;
  4. Cópia do bilhete de identidade;
  5. 2 Fotografias.

As matrículas decorrerão nas duas últimas semanas do mês de Janeiro e as aulas terão início no dia 6 de Fevereiro de 2017
A 2ª edição do curso decorreu de 1 de Fevereiro de 2013 a 18 de Novembro 2015, tendo sido formados 22 Mestres e 4 Especialistas.
Outras informações contactar o Departamento de Investigação Científica e Pós-Graduação da Faculdade de Engenharia da UAN.

A UAN tem um novo website!


A UAN anuncia o seu novo website, criado para expandir e fortalecer as relações entre a universidade e a comunidade acadêmica.

Descerramento do Busto do Patrono da UAN


O Busto do Patrono da Universidade Agostinho Neto, Dr. António Agostinho Neto, foi descerrado pela Reitora da Universidade Agostinho Neto (UAN), Professora Doutora Maria do Rosário Bragança Sambo e pela Presidente da Fundação Dr. António Agostinho Neto, Sra. Maria Eugenia Neto, no dia 13 de Maio de 2016, às 10 Horas, no Campus Universitário da UAN, em Camama.

O Busto é uma doação da Fundação Dr. António Agostinho Neto.

Atendendo à importância do evento, vimos por este meio, convidar esse Órgão de Comunicação Social a divulgar e a efectuar a cobertura do aludido evento.

Associação dos Estudantes


 


A AEUAN, é uma pessoa colectiva, com fins académicos, datada de personalidade jurídica, de carácter voluntário, que congrega os representantes das 9 Nove (09) Unidades Orgânicas da Universidade Agostinho Neto e que goza de autonomia em relação aos Órgãos da Universidade na elaboração das suas normas internas, na administração do respectivo património, na gestão do seu espaço e na definição dos seus planos de actividades.

Read more…

Segurança Pública e Métodos de Prevenção à Assaltos


De 13 a 24 de Agosto, a Associação de Estudantes da Universidade Agostinho Neto realizou um Ciclo de Seminários de Capacitação dos Estudantes Universitários sobre “Segurança Pública, Métodos de Prevenção à Assaltos, Delinquência Juvenil e Desordem Social”. Tal Seminário obedeceu ao seguinte calendário e sítios:

  • Dia 13, Faculdade de Direito;
  • Dia 17, Escola Superior de Hotelaria e Turismo (Centralidade do Kilamba);
  • Dia 21, Instituto Superior de Ciência da Saúde;
  • Dia 24, Faculdade de Letras. Todos, naturalmente, da Universidade Agostinho Neto.

Esta actividade decorreu de uma parceria estratégica estabelecida entre a Associação de Estudantes da Universidade Agostinho Neto e o Comando Provincial de Luanda da Polícia Nacional, por intermédio da Direcção Provincial de Ordem Pública, que resultou na necessidade de maior Aproximação e Cooperação entre a Polícia Nacional e os Estudantes Universitários.

O Acto de Abertura do Ciclo de Seminários de Capacitação dos Estudantes Universitários sobre Segurança Pública, Métodos de Prevenção à Assaltos, Delinquência Juvenil e Desordem Social, realizado na Faculdade de Direito da Universidade Agostinho Neto – FDUAN, contou com a presença de, aproximadamente, 350 Estudantes e seguintes Entidades:

  • Professor Doutor Carlos Teixeira – Decano da Faculdade de Direito da UAN, por representação da Professora Doutora Maria Sambo – Magnífica Reitora da Universidade Agostinho Neto;
  • Professor Doutor André Victor – Vice-Decano da Faculdade de Direito da UAN;
  • Dr. Norberto Garcia, Jurista (Prelector);
  • Dr. Mateus Rodrigues, Porta-voz do Comando Provincial de Luanda da Polícia Nacional (Prelector);
  • Santiago Primeiro, Presidente da Associação De Estudantes da Universidade Agostinho Neto – AEUAN (Moderador).

Prosseguimos, na Escola Superior de Hotelaria e Turismo (Centralidade do Kilamba), onde tivemos uma participação de cerca de 200 Estudantes, e com a seguinte constituição da mesa do presídio:

  • Prof. Mestre Mateus Neto, Director Geral da Escola Superior Hotelaria e Turismo – UAN;
  • Dr. Mateus Rodrigues, Porta-voz do Comando Provincial de Luanda da Polícia Nacional (Prelector);
  • Santiago Primeiro, Presidente da Associação De Estudantes UAN (Moderador).
  • Cda. Africano Pedro, Chefe de Departamento para o Associativismo e Tempos Livres do Ministério da Juventude e Desportos (Prelector).

No dia 21 estivemos no Instituto Superior de Ciências da Saúde, contando com a presença de aproximadamente 300 Estudantes e seguintes Entidades:

  • Professor Doutor Manuel Simão, Vice – Decano para os Assuntos Científicos do Instituto Superior de Ciências da Saúde;
  • Dr. Mateus Rodrigues, Porta-voz do Comando Provincial de Luanda da Polícia Nacional (Prelector);
  • Santiago Primeiro, Presidente da Associação De Estudantes UAN (Moderador).

O acto de encerramento deste Ciclo de Seminários de Capacitação dos Estudantes Universitários sobre Segurança Pública, Métodos de Prevenção à Assaltos, Delinquência Juvenil e Desordem Social, teve lugar na Faculdade de Letras, onde contamos com a presença de 200 Estudantes e seguintes Entidades:

  • Professor Doutor Alexandre Chicuna – Decano da Faculdade de Letras da Universidade Agostinho Neto;
  • Dr. Norberto Garcia, Jurista (Prelector);
  • Dr. Mateus Rodrigues, Porta-voz do Comando Provincial de Luanda da Polícia Nacional (Prelector);
  • Santiago Primeiro, Presidente da Associação De Estudantes UAN (Moderador).

Em geral, o Ciclo de Seminários de Capacitação dos Estudantes Universitários sobre Segurança Pública, Métodos de Prevenção à Assaltos, Delinquência Juvenil e Desordem Social, contou com a presença aproximada de 1050 Estudantes Universitários de Instituições de Ensino Superior Públicas e Privadas, bem como com a participação massiva dos Membros de Direcção da Associação de Estudantes da Universidade Agostinho Neto e dos Líderes Associativos das respectivas Unidades Orgânicas.

Intervenção dos Decanos e Director Geral

Os Decanos e Director Geral, das quatro Unidades Orgânicas – UAN em que o Seminário decorreu, desempenharam um papel fulcral para a concretização deste projecto, os mesmos mostraram-se receptivos relativamente a outras iniciativas que viermos a ter. Nesta conformidade, os mesmos Enalteceram a Iniciativa da Associação De Estudantes da Universidade Agostinho Neto, sabiamente liderada pelo seu Jovem Presidente Santiago Primeiro, pela felicidade que teve na prossecução de uma actividade de grande envergadura e na escolha certeira de um tema que levanta bastante discussão no seio dos Estudantes Universitários e da sociedade civil em geral, porquanto visa contribuir para engrandecer e fortalecer a formação integral dos jovens evitando-se, desta forma, a práticas de actos contrários a Segurança e a Ordem Públicas.

Intervenção dos Prelectores

Durante o Seminário, o Dr. Mateus Rodrigues, Porta-voz do Comando Provincial de Luanda da Polícia Nacional, frisou, na qualidade de prelector, pelo menos cinco (5) factores, causadores de violência nas Cidades Modernas:

  • A Pobreza;
  • O Tráfico e o Consumo de substâncias toxicodependentes, como
  • Os estupefacientes;
  • A Globalização (Aculturação);
  • A mídia;
  • E o sistema correccional.

O prelector chamou atenção da responsabilidade dos pais, para manutenção da Segurança Pública, e a dos próprios filhos enquanto Estudantes, fazendo azo ao “Fenómeno Mata Aula”.

Continuou, apontando algumas causas da delinquência juvenil, na perspectiva do Professor Paulo de Carvalho:

  • O conflito armado;
  • A má execução das Políticas Públicas;
  • E a má formação das famílias.

O Inspector-Chefe Mateus Rodrigues apresentou, ainda, os dados estatísticos sobre a criminalidade em Luanda, durante o 1º Semestre de 2015. Apesar dos números que constam das estatísticas, Luanda não consta na lista das Cidades mais violentas de África.

Deixou vários desafios aos Estudantes Universitários, destacando a necessidade de realização de estudos sobre Segurança Pública, advertindo sobre alguns cuidados a ter durante um assalto. Terminou as suas apresentações, chamando a atenção da Responsabilidade do Estado e das Famílias em questões de Segurança Pública.

Por outro lado, interveio o Dr. Norberto Garcia, Jurista, também na qualidade de prelector, começando por, dentre outras coisas, debruçar-se sobre os vários sentidos da justiça, apresentando, de seguida, a proibição legal de fazer justiça por mãos próprias. Continuou, fazendo referência ao modo de fazer política, e a necessidade de se fazer reivindicações Urbanas e Pacíficas. Falou ainda, durante a sua prelecção, sobre o cuidado que devemos ter com o crescimento do Estado Islâmico pelo Mundo e as repercussões que, eventualmente, podem surtir em Angola, alertando os jovens para se manterem vigilantes quer em relação a este fenómeno, quer, ainda, em relação a necessidade de não deixarmos que factores externos, sobretudo os negativos, influenciem na visão e concepção que os jovens devem ter sobre o nosso País, citando como exemplo o caso da Primavera Árabe, como um acontecimento acabado em como as situações de um Estado e, portanto, do Estado Angolano, devem ser analisadas e resolvidas de acordo com a nossa realidade Sócio – Político, Económico e Cultural, e não, obviamente, por imposições externas.

Por sua vez o Cda. Africano Pedro, Chefe de Departamento para o Associativismo e Tempos Livres do Ministério da Juventude e Desportos, na qualidade de Prelector, apresentou aos Estudantes Universitários um conjunto de Políticas Públicas edificadas pelo Executivo Angolano. Tal é o caso do Plano Nacional de Desenvolvimento 2012 – 2017, e o Plano Nacional de Desenvolvimento da Juventude 2014 – 2017. Aconselhou a Juventude Universitária a continuar empenhada na sua formação académico – profissional, e a ter uma postura paciente em relação a execução das Políticas Públicas, desempenhando um papel activo na materialização das mesmas, contribuindo, assim, para o Progresso Social e o Desenvolvimento Sustentável do nosso País. 

Intervenção dos Estudantes

Os Estudantes, enquanto alvos principais deste Seminário, tiveram uma posição activa, colocando questões e dando algumas sugestões, quais sejam:

  1. A necessidade de maior intervenção da Polícia Nacional nas Instituições de Ensino Superior (como é o caso das Brigadas Escolares ou Esquadras Móveis), maxime no período nocturno;
  2. Quais os métodos para a realização de Manifestações Urbanas;
  3. Quais as reacções que se deve adoptar quando se está perante um assalto;
  4. Quais os contornos da detenção dos 15 jovens;
  5. Estes 15 jovens são presos políticos ou políticos presos;
  6. Qual o verdadeiro papel da Polícia Nacional face à delinquência juvenil;
  7. A responsabilidade de combate à delinquência é exclusivamente da Polícia, ou os Estudantes Universitários também estão incluídos neste desiderato.

Intervenção do Presidente da AEUAN

O Estudante Santiago Primeiro, Presidente da Associação de Estudantes da Universidade Agostinho Neto, nas várias intervenções durante os discursos de encerramento, agradeceu sempre a presença e o apoio dos Ilustres Prelectores, dos Decanos e Director Geral, pela forma calorosa que fomos recebidos, agradeceu, ainda, aos Estudantes pela participação massiva que tiveram durante o Seminário. De um modo geral, chamou a atenção dos Estudantes Universitários, para a necessidade imperiosa do exercício racional dos Direitos e Liberdades Fundamentais por parte dos jovens, tendo, sobretudo, em conta alguns factores ligados à estabilidade da vida em Sociedade, quais sejam: A Segurança, a Ordem e a Tranquilidade Públicas, bem como pela necessidade dos Jovens Universitários pautarem as suas condutas na observância de alguns valores fundamentais, como o respeito pela vida, pelos Órgãos de Soberania e pelo Património Público e Privado. A Pátria e o interesse Nacional devem estar acima de todos os interesses, continuou.

Santiago Primeiro terminava sempre as suas intervenções citando, incansavelmente, um trecho de um dos discursos de Sua Excelência Engenheiro José Eduardo dos Santos, Presidente da República de Angola, quando dizia que A Juventude Angolana nunca agiu a margem do Povo, é do Povo e sempre trabalhou para o Povo”, concluía.

Tal actividade, teve um grande impacto no seio da Comunidade Académica, por se tratar de um tema actual e actuante que de certa medida afecta a vida dos Estudantes, pois que estes, no percurso de Casa à Faculdade e vice-versa, encontram-se mais vulneráveis à assaltos, violações, roubos, e outros diversos modos de desordem social. Por isso mesmo, a partir do encontro, os Estudantes saíram melhor informados sobre o trabalho da Polícia Nacional, as responsabilidades que têm para manutenção da Estabilidade Política e Social do País (Devem evitar adoptar comportamentos contrários a isso). Outrossim, saíram melhores esclarecidos sobre as formas de reacção quando se está perante um assalto, os locais onde recorrer quando forem sujeitos passivos dessas acções, pois que se chamou atenção à proibição legal de fazer justiça por mãos próprias. Ao fim e ao cabo, os Estudantes saíram mais Capacitados.

Uma das grandes conclusões que se chegou durante o Seminário, tem que ver com o facto de apesar das estatísticas, Luanda, continua a ser, uma cidade segura para se viver, visto que não consta das Cidades mais violentas nem do Mundo nem de África.