UAN

CURSOS

INFORMAÇÕES

Galeria de Fotos

Uma nova cidade universitaria

Esta Cidade Universitária foi projectada em ano 2000 para uma população total de 17.000 estudantes e reactualizado em 2008 para um universo estudantil de 40.000 estudantes

A Universidade Agostinho Neto (UAN) possui um número de faculdades operando em diversas localidades tanto dentro como fora da cidade. Tal situação não permite um uso eficiente e racional dos recursos humanos e materiais.
Com objectivo de solucionar tais dificuldades enfrentadas pela Universidade Agostinho Neto, o desenvolvimento de uma Cidade Universitária consolidada foi projectada em ano 2000 com os seguintes objectivos:


Objectivos gerais:
a) Aumentar o número de estudantes
b) Preparar os estudantes para a liderança do desenvolvimento tecnológico de Angola
c) Melhorar a qualidade de vida para a população
d) Converter uma Universidade de Ensino em uma Universidade de Investigação


Objectivos específicos:
i. Aumentar a população estudantil da Universidade Agostinho Neto em Luanda e proporcionar aos estudantes uma formação integral de melhor qualidade;
ii. Aumentar a oferta de cursos em áreas com interesse económico para o País;
iii. Inverter a pirâmide de formação concentrando mais de 60% da população estudantil em cursos de Engenharia, Petróleos, Ciências e Medicina;
iv. Aumentar os níveis de formação (bacharelato, licenciatura, mestrado, doutoramento e pós-doutoramento) dos cursos cursos a oferecer;
v. Promover uma maior aproximação da Universidade à comunidade;
vi. Racionalizar a partilha dos recursos materiais e humanos e promover o seu uso intensivo.


Esta Cidade Universitária foi projectada em ano 2000 para uma população total de 17.000 estudantes e reactualizado em 2008 para um universo estudantil de 40.000 estudantes distribuídos por:

  • Quatro (4) Departamentos autónomos: Matemática, Física, Química e Ciências da Computação;


  • Nove (9) Faculdades/Institutos Superiores: Engenharia, Ciências, Petróleos, Medicina (cursos de Medicina, Ciências da Saúde), Arquitectura e Belas Artes, Ciências Sociais, Educação, Economia e Direito.

Os Departamentos autónomos de Matemática, Física e Química ministrarão cursos específicos nestas áreas com níveis de bacharelato, licenciatura, mestrado, doutoramento e pós-doutoramento, para além de garantirem o ensino de todas as disciplinas de Matemática, Física e Química para todas a Universidade. Os estudantes que concluírem os cursos de Matemática, Física e Química nos níveis de bacharelato e licenciatura poderão fazer uma agregação pedagógica na Faculdade de Educação e estágio na Escola Secundária da Cidade Universitária para serem Professores do Ensino Médio. Outros ainda poderão fazer uma pós-graduação para serem Professores Universitários ou Investigadores.


Produto Esperado: Uma Cidade Universitária, Um Novo Futuro


Resultados Esperados:
O desenvolvimento de uma Cidade Universitária proporciona à Universidade a oportunidade de consolidar sua gestão operativa, de reexaminar sua organização operacional e educacional, e de criar um novo ambiente educacional e de aprendizagem que atendem as necessidades do desenvolvimento de Angola.


Habitat do Projecto
A futura Cidade Universitária da UAN está situada em uma área situada na zona do Golfe II, próximo aos confins de Luanda na sua fronteira sul. É uma área de aproximadamente 2,000 hectares, de forma rectangular irregular e com notável topografia ondulada, composta de leves elevações e depressões. Localizadas no limite da Província de Luanda, os arredores do terreno da futura Cidade Universitária são áreas rurais e esparsamente desenvolvidas. O desenvolvimento da área metropolitana de Luanda está se movendo em direcção a este terreno e actualmente há novas zonas residências em desenvolvimento próximo a esta área. A Cidade Universitária funcionará como um catalisador para o futuro desenvolvimento.

Para uma informação mais detalhada faça aqui o download do Memorando.