III Simpósio do Instituto Superior de Ciências da Saúde “Repensando sobre VIH e SIDA”


O Instituto Superior de Ciências da Saúde da UNIVERSIDADE AGOSTINHO NETO (ISCISA)  realizará, no dia 5 de Dezembro, a partir das 09h00, o III Simpósio sob o lema “Repensando sobre o VIH/SIDA”.

O acto que decorrerá no Anfiteatro do ISCISA, ao Morro Bento, tem como objectivo enfatizar o sério problema de saúde que constitui o VIH/SIDA.

A actividade insere-se no âmbito da comemoração do 01 de Dezembro, dia Mundial da Luta Contra a SIDA.  Este dia visa alertar as populações para a necessidade de prevenção e de precaução contra o vírus da SIDA. Este vírus ataca o sistema sanguíneo e o sistema imunológico do doente. A data tem igualmente o objectivo de lembrar todas as vítimas que faleceram ou que estão infectadas com a doença.

A SIDA ou VIH (Vírus da Imunodeficiência Humana) foi descoberta no ano de 1981 e matou mais de 30 milhões de pessoas em todo o mundo. África é o continente onde a SIDA tem feito mais vítimas. No final de 2013 contavam-se cerca de 35 milhões de pessoas com a doença e 7.500 novos casos por dia.