Destacada importância dos cursos de capacitação de professores


O Director Nacional de Formação de Quadros do Ministério do Ensino Superior, Pascoal Neto, destacou ,em Luanda, os cursos de capacitação dos professores universitários, por serem um método fundamental para actualização de conhecimentos do docente.

O Director fez este pronunciamento à Angop, à margem de uma conferência sobre o “O papel da Juventude universitária nas grandes transformações nacionais” realizado pela Associação dos Estudantes da Universidade Agostinho Neto (UAN), no âmbito do Abril Jovem.

Referiu que os cursos de capacitação de professores contribuem também para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem nas universidades do país.

Reforçou que a melhoria da qualidade de ensino no superior passa pela formação permanente do seu corpo docente, sobre as práticas modernas do sector.

Salientou que as escolas necessitam de professores comprometidos com a instituição, que tenham domínio pedagógico e conheçam as dificuldades dos estudantes, no sentido de arranjar solução para tais questões.

“O docente comprometido com a instituição deve ter a responsabilidade de preparar as aulas, responder claramente as necessidades e questões apresentadas pelos estudantes, incentivar a investigação científica, entre outros pormenores relevantes para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem”, argumentou.

Salientou que quando não se desenvolve a investigação científica não se cumpre com um dos papéis fundamentais da universidade.

A investigação científica, reforçou, é um dos principais factores que diferencia o ensino superior dos outros níveis académicos.

Fonte: Angop